Panorama
 
 
 

CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE ITAPEVA SERÁ ATIVADO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Agosto de 2007

(06/08/2007) Acontece nesta terça-feira (07) a primeira reunião oficial do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Itapeva. O encontro será a partir das 14 horas, na Casa de Cultura de Torres, conduzido pelo Secretário Adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Francisco Simões Pires, e pelo chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria, Luiz Alberto Mendonça.

Será apresentada a proposta de Regimento Interno do Conselho para discussão e um calendário para reuniões trimestrais.

O Conselho Consultivo do Parque Itapeva foi criado por portaria da Sema em novembro de 2003, pouco menos de um ano após a criação da unidade de conservação.

Integram o Conselho, representantes de 43 instituições: Departamentos de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) e de Recursos Hídricos (DRH) da Sema, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Fundação Zoobotânica do RS (FZB), IBAMA, Marinha do Brasil, Comando Ambiental da Brigada Militar, Ministério Público Estadual, EMATER, Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, CEEE, CORSAN, Secretarias Estaduais de Turismo e da Habitação, UFRGS,UNISINOS, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), PUCRS, UERGS, ULBRA/Torres, Ong Curicaca, Município de Torres, Associação dos Moradores das Praias Sul de Torres, Associação dos Moradores do Bairro Riacho Doce, Associação dos Moradores do Bairro Porto Alegre, Associação dos Moradores da Praia de Itapeva, Associação de Desenvolvimento Sustentável de Torres (FUNDEST), Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Torres, Sindicato dos Pescadores de Torres, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Torres, CREA/Torres, Ecotorres, Centro Ecológico, COREDE Litoral, Lions Clube Torres, Rotary Clube Torres, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Torres, SINDILOJAS/Torres, Comitê Mampituba, União das Associações dos Bairros, ONG Onda Verde e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.

O Parque Itapeva, com 1.000 hectares, abriga um dos únicos remanescentes de floresta paludosa (mata bastante úmida, formada sobre antigas lagoas) em unidades de conservação no RS e protege grandes dunas móveis e dunas fixadas com vegetação de restinga, paisagem característica da planície litorânea do Estado e cada vez menos encontrada atualmente. A área dispõe de um camping, bastante procurado nas temporadas de verão.

A unidade de conservação está inserida no Projeto de Conservação da Mata Atlântica RS, desenvolvido pela Sema, por meio de contribuição financeira entre o Governo do Estado e o banco alemão KfW.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

FGPmaisL conhecerá programa do Reino Unido

(09/08/2007) O Fórum Gaúcho de Produção Mais Limpa (FGPmaisL), em reunião realizada nessa quarta-feira (08), apresentou a formação final do seu Comitê Gestor, com todos os membros eleitos.

Também foi discutida a forma de atuação das quatro Comissões Técnicas e a interação entre cada uma delas nas ações do segundo semestre de 2007, especialmente a elaboração de uma cartilha sobre produção mais limpa para a divulgação desse conceito junto à sociedade.

A Secretária Executiva do FGPmaisL, Ana Cruzat, expôs o diagnóstico da atuação dos demais oito Fóruns até agora instituídos no País. Ela enfatizou que o órgão gaúcho é o único que tem mantido a concepção original de fórum. “O Fórum gaúcho destaca-se entre os demais por manter a pluralidade institucional e o engajamento entre as diversas entidades que o compõe, enquanto os outros Fórums de PmaisL não contemplam essa diversidade de participação”, explica Ana Cruzat.

Essa característica foi reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como fator decisório na escolha do Fórum Gaúcho para a aplicação de um programa que vem sendo desenvolvido no Reino Unido, intitulado “Eficiência de Recursos”, servindo como projeto-piloto para os demais Fóruns estaduais.

O programa será apresentado no primeiro semestre de outubro para o FGPmaisL pelo seu coordenador, doutor Paul Phillips da Universidade de Northampton, Inglaterra. O Dr. Phillips é responsável pela capacitação de especialistas de diversos níveis de órgãos ambientais da Inglaterra.

Posteriormente, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o MMA e o governo britânico deverão firmar uma cooperação para viabilizar a implantação do Programa no FGPmaisL com recursos do Reino Unido.

“Esse programa tem uma metodologia que quando aplicada ajuda a promover as inter-relações institucionais. É um modelo de alta eficiência para a articulação de fóruns, a fim de colher melhores resultados de atuação, como multiparceria entre governo, empresas, ONGs, comunidade e outros setores da sociedade”, destaca Ana Cruzat.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Pelotas sediará eventos do Pró-Mar-de-Dentro

07/08/2007 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realiza dois eventos do Programa Pró-Mar-de-Dentro em Pelotas nesta quinta (09) e sexta-feira (10).

Uma reunião com os Prefeitos da área de abrangência do Pró-Mar-de-Dentro terá início às 18h30min, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Estarão presentes o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, e a coordenadora do Programa, Maria Elisabete Ferreira. Além dos prefeitos, foram convidados deputados estaduais da região.

O foco do encontro é a gestão ambiental compartilhada entre o Estado e os Municípios, visando operacionalizar a descentralização do licenciamento de impacto local. Dos 50 municípios na área de ação do Pró-Mar-de-Dentro, apenas sete estão habilitados ao licenciamento ambiental: Pelotas, Aceguá, Bagé, Canguçu, São Lourenço, Camaquã e Santo Antônio da Patrulha. A reunião com os prefeitos buscará engajá-los ao Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS) e ao Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC). “Também é necessária a integração dos municípios na gestão das águas da Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas, pois poucos participam dos Comitês de Bacias”, acrescenta Maria Elisabete Ferreira.

Já na sexta-feira (10), entre 8h30min e 17h30min, o auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) abrigará o II Encontro Regional de Capacitação de Agentes Prevencionistas do Pró-Mar-de-Dentro. Estarão na abertura o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Otaviano Moraes; o prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Júnior; o presidente da Câmara, Otávio Martins Soares; e o Promotor de Justiça da Promotoria Especializada de Pelotas, Paulo Gentil Charqueiro.

O público do Encontro são técnicos e gestores municipais e estaduais e conselheiros municipais
de meio ambiente, educação, saúde e áreas afins; diretores, professores e representantes dos alunos, pais e funcionários das escolas públicas das três redes de ensino; membros dos Comitês de Bacias; lideranças comunitárias; representantes de ONGs socioambientais, de instituições de ensino e pesquisa, do terceiro setor e da iniciativa privada.

O evento terá painéis sobre a gestão ambiental compartilhada no Pró-Mar-de-Dentro e sobre água, saúde ambiental e gestão do meio ambiente. Nas palestras os temas serão o diagnóstico e a elaboração de projetos socioambientais e a experiência de agentes prevencionistas na área do Programa. A programação ainda conta com uma oficina de identificação de problemas e potenciais socioambientais de referência para projetos demonstrativos.

Entre os painelistas e palestrantes, além da coordenadora do Programa, Maria Elisabete Ferreira, pela Sema estão o Secretário adjunto, Francisco Simões Pires; a coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental, Lílian Zenker; o coordenador do SIGA/RS, Niro Afonso Pieper; o diretor do Departamento de Recursos Hídricos, Ivo Mello; o assessor técnico Artur Renato Cardoso; e o secretário executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Renato Paim. Também participam a coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde de Rio Grande, Julia Nogueira; a assessora de Educação Ambiental da 12ª Coordenadoria de Educação, Alessandra Lemes da Rosa; o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Aceguá, José Pedro Leon Peçanha; a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente de Candiota, Ketleen Grala; e o secretário de Qualidade Ambiental de Pelotas, Leonardo Martins Cardoso.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.