Panorama
 
 
 

IBAMA INTEGRA PROJETO PILOTO SOBRE MAMÍFEROS NO BIOMA PAMPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Porto Alegre (10/08/2007) – A analista ambiental Cibele indrusiak, do Ibama, participou em julho de uma expedição científica no município de Borja, a 594 quilômetros de Porto Alegre, com caráter de piloto do projeto “Status de Conservação e Abundância de Mamíferos de Médio e Grande Porte no Bioma Pampa, Rio Grande do Sul”.

O principal objetivo da expedição, segundo Cibele, foi realizar um levantamento preliminar das espécies de mamíferos do bioma e, mais especificamente, confirmar a presença do lobo-guará na região de São Borja. Os resultados do projeto deverão embasar ações de conservação dessas populações silvestres e incluir o estado numa grande estratégia nacional para conservação do lobo-guará, espécie incluída na categoria 'Criticamente em Perigo' na lista estadual de animais ameaçados de extinção.

A grande surpresa foi o encontro de uma população residual de Veados-Campeiros, considerados em perigo no estado, nas fazendas da região. Outras espécies ameaçadas foram registradas pela equipe, como o Veado- Virá e a paca. Durante dez dias de trabalho em campo foram usados métodos de registro direto, como armadilhas fotográficas e avistamentos, e métodos de registro indireto, como analise de rastros, de fezes e outros indícios da presença de animais. Para reforçar as informações sobre a fauna da região o grupo entrevistou moradores locais.

Também integram o projeto a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus Santiago (representada pelo professor Alberto Senra) e o doutorando da USP, Diego Queirolo. O Centro Nacional de Pesquisas para a Conservação de Predadores Naturais, Cenap/Ibama, apóia o projeto através do empréstimo de armadilhas fotográficas.

Devido ao acelerado processo de conversão de campos nativos em áreas cultivadas, em especial com Silvicultura, há uma preocupação com a conservação dessas espécies. As próximas etapas a serem cumpridas pelo grupo de pesquisadores serão a busca de financiamento para dar continuidade ao projeto e oficializar as parcerias.
Maria Helena Firmbach Annes

+ Mais

Ibama recebe filhote de gato do mato pequeno

Porto Alegre (09/08/07) - Um filhote de gato do mato pequeno (Leopardus ligeirus) foi entregue hoje (9) no Núcleo de Fauna da Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul. Com menos de dois meses de vida, o filhote foi encontrado no pátio de uma casa em Maquiné (município localizado 133 quilômetros de Porto Alegre, no Litoral Norte) sozinho, sem a mãe. Depois de os moradores da residência aguardarem por mais de um dia sem que a mãe aparecesse, ele foi entregue no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos e Silvestres da UFRGS (Ceram), em Imbé. E na seqüência foi recolhido pelo Escritório Regional do Ibama de Tramandaí, que o trouxe nesta quinta-feira para o Núcleo de Fauna da Superintendência.

Hoje mesmo ele foi levado para o Zoológico de Canoas, onde deverá permanecer até estar suficientemente forte para ser transferido para um criadouro conservacionista. Segundo a analista ambiental Cibele Indrusiak, este gato do mato pequeno, como é chamado, tem incidência na metade norte do Estado, bem como na depressão central e serra do sudeste, embora atualmente esteja entre as espécies consideradas vulneráveis na lista estadual das espécies ameaçadas de extinção.

Cibele lembra que neste caso o animal se perdeu de sua mãe, mas assim como muitos outros, vítimas do tráfico e do comércio irregular, quando resgatados são levados para o cativeiro, onde permanecerão até morrer, longe do seu habitat e de outros de sua espécie.
Maria Helena Firmbach Annes

+ Mais

Botucatu (SP) terá um novo Cetas

São Paulo (07/08/07) - O Ibama em São Paulo fechou na última semana de julho uma importante parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e o Instituto Floravida. A parceria visa a elaboração de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), prevendo a colaboração mútua entre as partes no recebimento, tratamento, manutenção e destinação de animais apreendidos ou entregues espontaneamente.

A sede do Cetas será no Município de Botucatu e, segundo o analista do Ibama, Vincent Kurt Lo, a ação conjunta é fundamental para o progresso do controle da fauna no Estado de São Paulo. "Este contrato com a Unesp e a Floravida tem um valor imensurável. Primeiro porque são poucos os Cetas existentes no interior e esse localiza-se numa região favorável para o tratamento e soltura de animais. E segundo, devido à importância técnica e estrutural na sua conformação, pois reúne o Ibama, uma univesidade pública renomada e uma organização privada".

Os trabalhos já estão em andamento e são esperados todos os tipos de animais silvestres, seja por doação ou em apreensões efetuadas pela Polícia Ambiental e pelo próprio Ibama.
Márcio Homsi

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.