Panorama
 
 
 

IBAMA E POLÍCIA FEDERAL PROSSEGUEM AÇÕES NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Fiscalização do Ibama e Polícia Federal prossegue ações no entorno do Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Porto Alegre (06/08/07) - Nesta segunda-feira (6)) fiscais do Ibama e agentes da Polícia Federal prosseguiram com ações de fiscalização na parte sul do Parque Nacional da Lagoa do Peixe (litoral médio do Estado) com o objetivo de coibir a caça clandestina naquela região.

Abordo de um helicóptero do Ibama eles identificaram armadilhas construídas nos banhados, onde caçadores camuflados se escondem.

Segundo a chefe do Parque, Maria Tereza Queiroz, a intensa operação conjunta realizada no final de semana pode ter inibido a atuação dos caçadores.

A chamada Operação Mostardas iniciou no final de semana com a presença de seis fiscais do Ibama e 20 agentes da Polícia Federal e teve como objetivo impedir a caça clandestina naquela região já que a Justiça determinou a suspensão da caça amadora no Estado. Além das vistorias foram realizadas barreiras nas estradas.

No domingo, em cumprimento a um mandato de segurança fora vistoriadas duas propriedades no entorno do parque onde foram encontradas grandes quantidades de munição, armas e armadilhas.Todo o material foi recolhido pela Polícia Federal.

De acordo com Maria Tereza, as ações de fiscalização devem prosseguir de forma contínua. Em outra ação de fiscalização realizada em 26/07 na região do Parque Nacional da Lagoa do Peixe foram apreendidas 24 marrecas pertencentes a cinco espécies, uma arma calibre 20 sem registro, cartuchos deflagrados e intactos, pólvora, espoleta e chumbo com um motoqueiro. O condutor da moto foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e crime contra a fauna silvestre em R$ 12 mil reais.
Maria Helena Firmbach Annes

+ Mais

Abertos editais para Diagnóstico Socioambiental e Físico-biótico das Flonas de Itaituba I e II e de Altamira

Santarém (09/08/07) - Foram publicados na seção 3 do Diário Oficial da União do dia 31 de julho de 2007 editais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para manifestação de interesse das empresas e entidades em realizar o Diagnóstico Sócio-ambiental e o Levantamento Biofísico das Florestas Nacionais de Altamira e de Itaituba I e II. Os estudos visam subsidiar a elaboração dos Planos de Manejos das Unidades de Conservação, em Itaituba e Altamira, no oeste do Pará. A leitura atenta dos editais é essencial antes do envio das propostas.

Os interessados devem encaminhar qualificação e experiências da empresa e da equipe técnica para: PNUD BRA/98/009 PROMANEJO, BR 319, km 01, Rua Ministro João Gonçalves de Souza, s/n, Distrito Industrial – Sede do IBAMA, Manaus/AM, CEP 69075-830. As empresas ou entidades interessadas devem possuir em seus quadros ou ter capacidade técnica de contratar profissionais de nível superior nas áreas abrangidas nos estudos a serem realizados.

Nessa primeira etapa as entidades e empresas interessadas devem apenas demonstrar interesse em participar do processo de licitação, enviando seus dados para o local indicado no edital. Apenas numa segunda etapa, as entidades que forem consideradas tecnicamente aptas para execução da tarefa, terão acesso a mais informações e poderão enviar as propostas financeiras.
Christian Dietrich

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.