Panorama
 
 
 

IBAMA TREINA COMBATE AO FOGO EM INCÊNDIO SIMULADO EM MINAS GERAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

São Paulo (10/08/07) - A Brigada de Combate a Incêndios Florestais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama (Prevfogo), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental vão realizar na próxima segunda-feira, dia 13, às 9 horas, uma simulação de combate a incêndio na Floresta Nacional de Passa Quatro, em Minas Gerais. A simulação contará com ações por terra e por ar, com apoio de um helicóptero. O evento integra a campanha anual de sensibilização contra os incêndios florestais na região da Serra da Mantiqueira, localizada entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Segundo os organizadores do evento, o período atual é crítico, pela pouca ocorrência de chuvas e a atenção a prováveis focos de incêndio tem que ser redobrada. Os incêndios florestais destroem as áreas protegidas, empobrecem o solo e podem causar a extinção de espécies da fauna e flora. Estudos recentes ainda mostram que eles contribuem de forma significativa para o aquecimento global, devido à emissão de CO2 na atmosfera.

Na Mantiqueira a preocupação com os incêndios é ainda maior: a região concentra 20% do que restou da Mata Atlântica de Minas Gerais e é considerada prioritária para conservação nas esferas estadual e nacional. Nessa área, de grande importância ambiental, estão localizados também 19 parques, reservas e áreas de proteção que compõem um Mosaico de Unidades de Conservação.

Além de rica fauna, flora e enorme beleza cênica, a Serra da Mantiqueira tem grande importância na regulação do clima e na preservação de mananciais hídricos. A simulação será precedida por um café para os jornalistas, durante o qual haverá palestra com informações sobre o Mosaico das Unidades de Conservação e os problemas causados pelo fogo.
A Floresta Nacional de Passa Quatro fica na Estrada do Taboão, s/nº, Passa-Quatro, MG.
Evandro Gonçalves Chaves
Chefe da Floresta Nacional de Lorena

O Mosaico Mantiqueira - Instituído pela Portaria Nº 351, de 11/12/2006 do Ministério do Meio Ambiente, este Mosaico agrega 19 unidades de conservação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, situadas na região da Mantiqueira. São Parques e Áreas de Proteção Ambiental (APA) geridos pelo poder público e três reservas privadas. Confira as UCs do Mosaico:

1. Área de Proteção Ambiental de Campos de Jordão (SP);
2. Área de Proteção Ambiental de Sapucaí Mirim (SP);
3. Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Rio Paraíba do Sul (SP, RJ e MG);
4. Área de Proteção Ambiental Fernão Dias (MG);
5. Área de Proteção Ambiental Municipal de Campos de Jordão (SP);
6. Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier (SP);
7. Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira (MG);
8. Área de Proteção Municipal da Serrinha do Alambari (RJ);
9. Floresta Nacional de Lorena (SP);
10. Floresta Nacional de Passa Quatro (MG);
11. Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG);
12. Parque Estadual de Campos de Jordão (SP);
13. Parque Estadual dos Mananciais de Campos de Jordão (SP);
14. Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça (RJ);
15. Parque Municipal da Serrinha do Alambari (RJ);
16. Parque Nacional do Itatiaia (RJ);
17. Reserva Particular do Patrimônio Natural Alto Gamarra (MG);
18. Reserva Particular do Patrimônio Natural Ave Lavrinha (MG);
19. Reserva Particular do Patrimônio Natural Mitra do Bispo (MG).
Airton De Grande

+ Mais

Unidades de Conservação da Serra da Mantiqueira promovem estratégias integradas de combate ao fogo

Belo Horizonte (10/08/07) - Na próxima segunda-feira, dia 13, as brigadas de combate a incêndio da Serra da Mantiqueira estarão reunidas na Floresta Nacional (Flona) de Passa Quatro (MG). O objetivo é lançar a “Campanha Anual de Sensibilização Contra Incêndios Florestais no Mosaico Mantiqueira”. O dia marca a primeira atividade da campanha, criada para sensibilizar sobre a importância de evitar queimadas florestais, os danos causados e formas de prevenção. O Mosaico Mantiqueira reúne Unidades de Conservação de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Além dos veículos de comunicação da região do Mosaico (televisão, rádio e jornais), participam do evento o Superintendente do Ibama/MG, a Polícia de Meio Ambiente de MG, Corpo de Bombeiros, Brigada de Incêndio do Ibama, IEF, os representantes das Unidades de Conservação do Mosaico (ao todo 19), seus conselheiros e representantes municipais das cidades inseridas no Mosaico.

Durante o Café Ecológico com a imprensa serão apresentados o Mosaico das Unidades de Conservação da Mantiqueira e os problemas causados pelo fogo. Após o Café, os brigadistas farão o combate ao fogo em um foco simulado na área da Flona de Passa Quatro. Estão confirmadas as ações de combate por terra, com os brigadistas, e pelo ar, com helicóptero.

O período atual é crítico pela pouca ocorrência de chuvas e a atenção a prováveis focos de incêndio tem que ser redobrada. Os incêndios florestais destroem as áreas protegidas, empobrecem o solo e podem causar a extinção de espécies da fauna e flora. Estudos recentes ainda mostram que eles contribuem de forma significativa para o aquecimento
global, devido à emissão de CO2 na atmosfera. Na Mantiqueira a preocupação com os incêndios é ainda maior: a região concentra 20% do que restou da Mata Atlântica de Minas Gerais e é considerada prioritária para conservação nas esferas estadual e nacional.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.