Panorama
 
 
 

LIDERANÇAS DO XINGU PROTESTAM MAIS UMA VEZ CONTRA BARRAGENS E DEVASTAÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2007

06/08/2007 - Líderes de nove etnias do Parque Indígena do Xingu, localizado no nordeste do Mato Grosso, estão circulando uma carta em que protestam mais uma vez contra a construção de hidrelétricas, a derrubada da floresta e o uso descontrolado de agrotóxicos na região das cabeceiras do Xingu. A maior parte das nascentes do rio está fora da Terra Indígena e em uma área em processo acelerado de uso e ocupação do solo. Já há alguns anos, os índios vêm se manifestando contrariamente à construção de hidrelétricas na região.

Denominado Carta Aberta dos Povos Xinguanos à Nação Brasileira, o documento foi elaborado durante um encontro entre várias comunidades do Parque ocorrido na aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, em julho. O texto cobra a paralisação imediata da construção de todas as barragens na região dos formadores do Xingu, uma moratória para as licenças de novas obras, o reconhecimento e a preservação de locais sagrados que estão fora dos limites da TI, entre outros pontos.

Existem pelo menos nove Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) previstas ao redor do Parque. A Paranatinga II, no Rio Culuene, município de Paranatinga, já está pronta e foi alvo de uma intensa disputa judicial entre a empresa responsável, a Paranatinga Energia SA, e as comunidades indígenas. A obra chegou a ser paralisada algumas vezes. Os índios alegam que a usina vai prejudicar a migração dos peixes, sua principal fonte de alimento, e que a barragem vai alcançar alguns de seus sítios sagrados. Reclamam ainda do desmatamento das matas ciliares, que já chegou a 300 mil hectares na região e é responsável pelo assoreamento dos cursos de água.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.