Panorama
 
 
 

IBAMA REALIZA OPERAÇÃO NO PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS AMAZÔNICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Porto Velho (16/08/07) - O Ibama realizou entre os dias 6 e 10 de agosto uma operação de fiscalização e reconhecimento no Parque Nacional dos Campos Amazônicos. Participaram da operação fiscais do Ibama, o superintendente do Ibama/RO, analistas ambientais do Parque e da Reserva Biológica do Jaru e a Polícia Federal.

Além de realizar o reconhecimento de parte da Unidade e fazer reuniões com as comunidades vizinhas, durante as atividades de fiscalização foram registrados desmatamentos ilegais no interior do Parque. Em um deles, com cerca de 300 hectares, foram encontrados 12 trabalhadores em condição análoga a de escravos. Os trabalhadores receberiam um valor irrisório (R$ 20,00 por hectare desmatado) e ainda deveriam pagar a dívida da compra das motosserras e da alimentação.

Foram apreendidos no local nove motosserras, material para topografia, além de facões, foices, e dezenas de correntes e lâminas para reposição dos equipamentos. Também foi encontrado junto aos documentos averiguados, uma cópia de denúncia de trabalho escravo, feita pelo Ministério Publico Federal, contra o responsável pelo desmatamento dentro do Parque. O mesmo será autuado em cerca de R$ 550 mil, e denunciado novamente por manter pessoas em condição de trabalho escravo.

Além disso, três caminhões foram apreendidos por transporte ilegal de madeira (52,53 m3 em toras), e uma madeireira foi embargada por não comprovar a origem da madeira, provavelmente proveniente do interior do Parque Nacional. Também foi suspenso um Plano de Manejo Florestal Sustentável por estar em desacordo com a licença emitida e parcialmente no interior da Unidade.

O Parque Nacional dos Campos Amazônicos foi criado em 21 de junho de 2006, com área de cerca de 873.570 hectares abrangendo os Estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. O Parque também faz parte do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).
Parque Nacional dos Campos Amazônicos

+ Mais

Incêndio criminoso atinge parque Nacional dos Aparados da Serra

Porto Alegre (15/08/2007) - Um incêndio criminoso, ocorrido na semana passada consumiu cerca de 300 hectares de campo nativo no Parque Nacional dos Aparados da Serra e matou animais de pequeno porte. Segundo o administrador do Parque, analista ambiental Deonir Zimmermann, o incêndio iniciou na madrugada de quinta (9) para sexta-feira (10) entre duas e quatro da manhã, no fim do turno de vigilância nas torres.

Ele percebeu o incêndio às 5h30min de sexta (10), quando uma grande área já havia queimado. Foram chamados os brigadistas do Prevfogo e voluntários, reunindo cerca de 40 pessoas que iniciaram o combate nos focos mais próximos ao Banhado Grande para evitar maiores danos ao Parque. O último foco foi contido às 15h30 min de sexta-feira depois do esforço incansável de todos.

Segundo o analista ambiental,quando eles entraram com os carros nas estradas internas do parque, perceberam que os responsáveis pelo incêndio haviam jogado miguelitos para furar os pneus das caminhonetes, colocando em risco à vida dos brigadistas e funcionários, além de deixar o patrimônio público sujeito ao incêndio.

Ele lembra que no final da sexta-feira uma chuva leve acalmou todo mundo, pois desde 23 de julho não chovia. Além disso, o inverno com muitas geadas fez com que a vegetação secasse mais que em anos anteriores. Apesar da extensão de área queimada Deonir afirma que o campo nativo já está em estado de regeneração avançado, principalmente na beira dos capões das matas de araucária.
Maria Helena Firmbach Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.