Panorama
 
 
 

INSTITUTO GEOLÓGICO PARTICIPARÁ DE SEMINÁRIO CIDADES COSTEIRAS SUSTENTÁVEIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2007

Especialista do Instituto Geológico irá participar do seminário Cidades Costeiras Sustentáveis – Baixada Santista

15/08/2007 - O Instituto Geológico (IG), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (SMA), participará do Seminário “Cidades Costeiras Sustentáveis – Baixada Santista”, organizado pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS e que será realizado nos próximos dias 21 e 22 de agosto, no auditório do Câmpus Vila Mathias, à Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 144, bairro Encruzilhada, em Santos. A especialista Célia Regina de Gouveia Souza, do IG, irá apresentar o tema “Praias: Uma abordagem do meio físico e impactos da elevação do nível do mar”, logo no primeiro painel, após a abertura dos trabalhos, no dia 21.

O evento, que contará também com as parcerias da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro e do IBAMA-Escritório Regional de Santos, além do apoio das prefeituras e da Agência Metropolitana da Baixada Santista, tem como tema o “Desenvolvimento Sustentável e a proteção ambiental das praias: desafios face às mudanças climáticas e a elevação do nível do mar”.

O ciclo de debates vai buscar enfocar os novos desafios a serem enfrentados pelas cidades da Baixada Santista, estimulando sua gestão ambiental integrada. Segundo os organizadores, a idéia é chamar a atenção de toda a sociedade para as condições dos ambientes costeiros e marinhos, em especial as praias, estimulando reflexões e discussões sobre o futuro desses ecossistemas.

O evento vai procurar também integrar os municípios da Baixada Santista no processo de gestão ambiental de sua Zona Costeira e Marinha, com base nos conceitos de sustentabilidade para a região, além de colher subsídios para a elaboração de uma revisão do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro – PNGC, incluindo a regulamentação do uso das praias.

O seminário é dirigido à sociedade em geral, especialmente aos técnicos dos órgãos públicos estaduais, regionais e municipais; associações de classe e de representantes da sociedade civil organizada, universidades e empresas atuantes na área portuária e de todo o litoral da Baixada Santista.

+ Mais

Secretaria reúne especialistas para debater uso e degradação dos plásticos

15/08/2007 - A Secretaria do Meio Ambiente (SMA), por intermédio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico, promove nesta quarta-feira (15/8), das 14h às 18h, o I Ciclo de debates “Meio Ambiente em Debate”, com o tema “Plásticos: Usos e Degradabilidade”, no Anfiteatro Augusto Ruschi, na sede da Secretaria, em São Paulo.

O propósito do debate é discutir, no âmbito técnico, as formas de uso e como cada tipo de plástico se degrada no ambiente. O endereço da sede da SMA é Av. Prof. Frederico Hermann Júnior, 345 - Alto dos Pinheiros.

Programa

Questões sobre plásticos biodegradáveis – Fatores positivos e negativos no mercado atual - Hérlio Wiebeck – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli/USP
Plásticos: degradação, biodegradação e reciclagem – Conseqüências para o meio ambiente - Silvia Piedrahita Rolim – Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos

Plásticos e Meio Ambiente: uma visão através da Avaliação do Ciclo de Vida – ACV - Eloísa Elena Côrrea Garcia – Centro de Tecnologia de Embalagem CETEA/ITAL
Plástico oxi-biodegradável d2w - Nivaldo Bósio – RES Brasil Tecnologia em Embalagens Degradáveis
Plásticos de fontes renováveis - Júlio Herada – BASF Chemical Copmpany
Plásticos biodegradáveis - Maria Filomena de Andrade Rodrigues – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT
Texto: Valéria

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.