Panorama
 
 
 

INTEGRAÇÃO NACIONAL INAUGURA QUIOSQUES DO CIDADÃO EM ALDEIAS DO ALTO XINGU DURANTE O KUARUP

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

13/08/2007 - Brasília - A milenar cerimônia de celebração aos mortos dos povos indígenas do Alto Xingu, o Kuarup e a mais moderna ferramenta de comunicação entre os homens, a Internet, agora dividem o mesmo espaço nas aldeias do Parque Indígena do Xingu, uma reserva de 27 mil km² na região nordeste do Estado do Mato Grosso, onde vivem cerca de dois mil índios de 16 diferentes etnias.

Foi em duas destas aldeias, a Kamayurá e a Yawalapiti, e no Posto Leonardo Villas Boas, que o Ministério da Integração Nacional instalou no último sábado (11/08), três unidades do Quiosque do Cidadão, o programa de inclusão digital coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO). Cada unidade é composta de três computadores conectados à rede mundial (Internet banda larga), operando com softwares livres e abastecidos com programas de conteúdo educativo e relacionamento racial, meio ambiente, direitos e deveres do cidadão e mensagens de prevenção às drogas, alcoolismo e doenças transmissíveis, entre outras.

Neste mesmo dia centenas de índios participaram da tradicional cerimônia do Quarup, um ritual sociorreligioso realizado todos os anos envolvendo várias etnias do Alto Xingu, e que tem duração de 12 horas.

Na aldeia Yawalapiti, que abrigou o Kuarup esse ano, a inauguração do Quiosque do Cidadão teve a presença de Aritana, cacique dos caciques dos povos do Alto Xingu e conhecido internacionalmente pela sua atuação em defesa das causas indígenas. Aritana sentou-se em frente a um dos computadores, simulou digitar alguma coisa no teclado, e logo depois falou sobre o quanto é importante para as comunidades locais a chegada da Internet, destacando o papel que ela poderá ter na educação das crianças e na comunicação com o mundo exterior, sendo mais um instrumento para a solução dos problemas indígenas.

O cacique agradeceu a todos que se empenharam para levar a novidade até as aldeias, principalmente ao Ministério da Integração Nacional, que teve a iniciativa do projeto e realizou toda a articulação com os demais órgãos envolvidos.

Representando o Ministro Geddel Vieira Lima na inauguração dos Quiosques, o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, José Antonio Totó Parente, falou a Aritana e aos vários outros caciques presentes sobre a satisfação do Governo Federal em dar mais uma contribuição para romper a barreira do isolamento em que sempre viveram os povos do Alto Xingu, destacando os muitos benefícios que as comunidades terão com a nova ferramenta.

O secretário afirmou ainda que é desejo do Ministério da Integração Nacional instalar unidades do Quiosque do Cidadão nas demais aldeias do Parque, dando prosseguimento ao programa desenvolvido com apoio do Ministério das Comunicações, que disponibilizou as parabólicas para acesso ao satélite por meio do Governo Eletrônico a Serviço do Cidadão (Gesac).

O diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros de Lima, também participou das solenidades de entrega dos equipamentos, juntamente com o presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) RDB, Marcos Kamura, que apoiou a estruturação dos Quiosques no Parque Indígena do Xingu. Estiveram presentes ainda o coordenador de Gestão do Conhecimento da SCO, Paulo Roberto André e o coordenador de tecnologia, André Wogel, responsável pela implantação do projeto, desde os estudos prévios de viabilidade até a capacitação dos monitores que vão orientar os usuários.

Nas aldeias do Xingu quem vai se beneficiar mais com as descobertas do mundo que se abre com a Internet serão as crianças e adolescentes. Os jovens indígenas demonstraram interesse logo que os computadores foram ligados. Dezenas deles se revezaram nos equipamentos, recebendo as primeiras instruções para acessar os programas.

Cidadão Xinguano - Durante as cerimônias de inauguração dos Quiosques as lideranças indígenas do Parque entregaram títulos de Cidadania Indígena Xinguana conferidos ao Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, ao secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, José Antonio Totó Parente, e ao coordenador de tecnologia da SCO, André Wogel.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.