Panorama
 
 
 

LANÇADO NA HOLANDA GUIA DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

15 Aug 2007 - O material de divulgação do livro diz que, “a primeira geração de produtos sustentáveis de qualidade da Amazônia está prestes a ingressar nos mercados europeu e americano”, e fala ainda numa “revolução internacional: lucrar preservando a natureza e apoiando as pessoas para que tenham uma vida melhor, tudo ao mesmo tempo”.

“A Amazônia, seu negócio”é, segundo o autor, um convite a homens e mulheres de negócios, investidores, políticos e consumidores de todo o mundo para contribuírem para a preservação da floresta por meio de investimentos e comércio, facilitando o acesso ao mercado e comprando produtos sustentáveis e certificados provenientes da Amazônia.

Entre outros assuntos, o livro mostra alguns projetos apoiados pelo WWF-Brasil, voltados para comunidades que praticam o manejo florestal sustentável.
Brouwer é autor de artigos e reportagens sobre desenvolvimento sustentável, e trabalhou no WWF-Holanda entre 1994 e 2004 como consultor na área de comunicação.
Informações sobre o livro - http://www.amazonyourbusiness.nl/

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Rede WWF leva soluções reais ao mundo virtual do Second Life

15 Aug 2007 - Desde o dia 16 de agosto, a Rede WWF está presente no universo virtual do Second Life. Na Ilha de Conservação do WWF, é possível participar de eventos e comprar bens e serviços, por exemplo, de Mr. Tangee, o orangotango sorveteiro. Ao comprar sorvete, a pessoa recebe a informação de que plantações de soja e óleo usadas em produtos que vão de cosméticos a chocolate já cobrem uma área equivalente à da França.. E que a expansão do cultivo sem cuidados ambientais ameaça ecossistemas e espécies como o próprio orangotango.

“Queremos mostrar no mundo virtual que o WWF apresenta soluções para os problemas reais enfrentados pelo meio ambiente”, diz David Cole, do WWF-Internacional. “Esperamos que os moradores do Second Life se tornem uma comunidade e nos ajudem a construir e a desenvolver a Ilha, ao mesmo tempo em que recebem informações sobre conservação da natureza, de modo lúdico e interativo”.

Visitantes poderão se tornar amigos do panda do WWF, que lhes falará sobre desafios ambientais e os conduzirá a uma visita a uma cidade cuja energia provém da energia eólica.

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Em Brasília, WWF-Brasil usa seis mil balões para alertar sobre os riscos do aquecimento global

15 Aug 2007 - A ação teve como objetivo principal alertar governos, empresas e sociedade civil para o desafio das mudanças climáticas e lembrar: com a união de todos podemos deter o aquecimento global. Para Karen Suassuna, técnica em mudanças climáticas do WWF-Brasil, o mais importante da iniciativa foi tornar concreto um problema que normalmente não vemos: a emissão de gases do efeito estufa. “O Brasil é o quarto colocado no ranking dos maiores emissores mundiais principalmente por causa do desmatamento da Amazônia e das queimadas”, afirma.

Ainda pela manhã, o WWF-Brasil e outras 12 entidades ligadas ao meio ambiente, participaram de um café da manhã com deputados da Frente Parlamentar Ambientalista realizado pela organização SOS Mata Atlântica. Durante o evento, os parlamentares receberam um documento com propostas do WWF-Brasil sobre como enfrentar o aquecimento global no Brasil.

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WWF-EUA e Nissan visitam projetos do WWF-Brasil na Amazônia

15 Aug 2007 - "As atividades do WWF-Brasil no Rio Negro estão concentradas na criação e implementação de áreas protegidas e integram nossa estratégia pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia como um todo", afirma a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, explicando que a doação da Nissan - aproximadamente R$ 300 mil - será utilizada para fomentar as ações de conservação da natureza do WWF-Brasil na região. "Esse recurso irá viabilizar um estudo de ordenamento territorial do Rio Negro para levantar o potencial de criação de novas unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável, que beneficiem comunidades locais que trabalham com a piaçava", afirma ela, referindo-se ao estudo inicial que irá avaliar uma área de aproximadamente 10 milhões de hectares na região, entre os municípios amazonenses de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.

Antes da viagem, o grupo de estudantes norte-americanos participou de uma semana de treinamento e preparação nos Estados Unidos. A expedição ao Brasil começou no dia 29 de julho e os estudantes já passaram pelas regiões paulistas de Nazaré Paulista e Pontal do Paranapanema, nos quais tiveram contato com projetos de conservação da Mata Atlântica realizados pelo IPÊ. No domingo 12 de agosto, o grupo retorna aos Estados Unidos. A primeira edição do programa, em parceria com WWF Estados Unidos e Nissan Norte América, aconteceu em 2006, quando os participantes realizaram uma expedição similar à África do Sul.

"Este programa é uma oportunidade rara de examinar questões ambientais por várias perspectivas em diferentes partes do mundo. Nós esperamos que os estudantes utilizem essa aprendizagem para se tornarem embaixadores do meio ambiente nas suas faculdades, comunidades e na sua futura carreira profissional", afirma a vice-presidente de finanças e administração da Nissan América do Norte, Dominique Thormann

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Body Shop anuncia uso de óleo sustentável para reduzir ameaças ao meio ambiente

15 Aug 2007 - A empresa convida outras empresas a seguirem o exemplo, para que seja reduzido o impacto ambiental e social de plantações ambientalmente irresponsáveis. A meta é contribuir para que, em até três anos, todo o óleo de palmeira utilizado pelo setor tenha origem em práticas sustentáveis.

O óleo de palmeira é usado não apenas na indústria de cosméticos, mas também na de alimentos. Desde os anos 80, a demanda subiu seis vezes, o que resultou na devastação de florestas para o cultivo da espécie.

A Body Shop acompanha o problema da produção de óleo de palmeira há anos, e desempenha um papel de liderança da Mesa Redonda sobre Óleo de Palmeira Sustentável (RSPO em inglês). O grupo reúne mais de 250 organizações no mundo que buscam soluções para os problemas gerados pela crescente demanda do produto.

Nos últimos seis meses, a Body Shop trabalhou em parceria com o Daabon, um produtor orgânico certificado na Colômbia. A empresa atua com cooperativas para implementar práticas sustentáveis de cultivo da espécie, e foi auditada para garantir o cumprimento de critérios da RSPO.

“Esperamos que muitas outras empresas sigam a iniciativa e aplaudimos o pioneirismo da Body Shop, a primeira empresa de cosméticos global a utilizar óleo de palma sustentável”, disse Matthias Diemer, especialista em óleo de palmeira do WWF-Suíça

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Show contra aquecimento global reúne celebridades e público de 400 mil em Copacabana

15 Aug 2007 - O WWF-Brasil esteve presente em Copacabana com atividades junto ao público e a convidados da área VIP. Com a ajuda de voluntários, foram distribuídas bandanas fabricadas com tecido feito de fibra de garrafas plásticas recicladas que traziam dicas ambientais. Na área VIP, graças a uma parceria com o Itaú, o WWF-Brasil criou um estande no qual foram distribuídas outras três mil bandanas, e o público foi convidado a assinar uma petição por uma política nacional de mudanças climáticas.

Personalidades como os atores Du Moscovis e Maria Paula, o músico Marcelo D2 e o apresentador Serginho Groissmann gravaram depoimentos com mensagens sobre a importância das ações de cada cidadão na redução das causas do aquecimento global.

Todos os materiais distribuídos estampavam a mensagem global da Rede WWF cuja versão em português foi: “O clima esquentou para você”. O objetivo da frase foi de provocar o público a pensar na responsabilidade de cada um de nós e o quanto podemos alcançar se nos mobilizarmos para deter as mudanças climáticas.

Para o WWF-Brasil, a expectativa é que o evento seja um primeiro passo para uma mobilização mundial em torno das soluções para estes problemas.

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‘Case’ da Rede WWF é selecionado para Guia de Marketing Relacionado a Causas

15 Aug 2007 - O material apresenta textos sobre o conceito, princípios e premissas de um programa de marketing relacionado a causas, além de diretrizes para elaborar uma campanha bem-sucedida e casos brasileiros e internacionais. As experiências apresentadas são de organizações participantes da rede "Agente - mobilizador do marketing relacionado a causas", que surgiu em 2006, a partir do Comitê de OSCs de Marketing Relacionado a Causas, formado pela Iniciativa de MRC do IDIS.

Estão registrados na publicação os seguintes casos: parceria IBTT e WWF-Internacional (produção de brinquedos de pelúcia), AVON, com a Campanha Um Beijo pela Vida; parceria Havaianas-IPÊ, com a produção de sandálias estampadas com animais em extinção; parceria Santander Banespa e Doutores da Alegria, com o título de capitalização Din Din Natal da Alegria; aliança Copagaz e Fundação Abrinq, para o Programa Adotei um Sorriso; parceria Atlantica Hotels International e a WCF-Brasil, para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes; aliança Whirlpool e Habitat for Humanity, com a doação de uma geladeira e um fogão para cada casa construída pela OSC.

Sobre o Marketing Relacionado a Causas

Pesquisa encomendada pelo IDIS e produzida pela Enfoque, em 2003 indica que 27% das empresas brasileiras fazem ou fizeram campanhas de marketing relacionado a causas.

Em pesquisa encomendada pelo IDIS em 2005, 84% dos consumidores entrevistados disseram recomendar produtos que destinem um percentual das vendas a uma causa social ou a uma ONG, enquanto 74% afirmaram que deixariam de usar um produto por outro similar, com o mesmo preço, que apóie causas sociais.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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