Panorama
 
 
 

NÚCLEO DE FAUNA DO IBAMA INICIA VISTORIAS EM
CRIADOUROS CONSERVACIONISTAS E ZOOLÓGICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Porto Alegre (11/08/07) - O Núcleo de Fauna do Ibama/RS inicia esta semana vistorias em Criadores Conservacionistas e Zoológicos. Segundo o analista ambiental Fábio Faraco, o objetivo das vistorias é verificar a situação legal dos Criadouros e Zoológicos, bem como conferir os relatórios de plantel atualizados, espaço dos recintos existentes, e demais exigências do Ibama necessárias para o funcionamento destas atividades. As vistorias devem prosseguir até o final do ano com previsão de 30 vistorias, no total.

De acordo com o analista ambiental, o Rio Grande do Sul conta com mais de 52 criadouros conservacionistas e nove zoológicos registrados que, em sua maioria, apresentam falta de documentação e relatórios atualizados. "Com esta medida pretendemos verificar o estado dos empreendimentos bem como normalizar os registros (quando possível) ou encerrar as atividades daqueles em desacordo com as normas", explica Faraco.

Além disso, todos criadores conservacionistas receberão ofício para atualização cadastral, inclusão ou correções no Cadastro Técnico Federal - CTF - atualização (se necessário) na Ficha de Plantel entre outras pendências ou informações que serão comunicadas ou solicitadas.
Maria Helena Firmbach Annes

+ Mais

Ibama consolida Projeto Monumento Natural Caverna do Jabuti

Cuiabá (14/08/07) – O decreto que instituiu a criação do Monumento Natural Caverna do Jabuti foi assinado no último dia 19 de julho. O projeto já vinha tomando forma desde janeiro de 2003, e o vai e vem de ofícios e propostas culminou na assinatura de um Termo de Cooperação com a Ibama/MT. Paulo Fernando Maier de Souza, superintendente do Ibama, atuou juntamente para a consolidação deste projeto, que é um modelo de gestão ambiental para o estado. Foram três anos de esforços na busca da criação do Monumento Natural, uma modalidade de unidade de conservação de proteção integral que permite a criação da mesma em área privada.

A caverna está localizada na reserva legal da fazenda Santander de propriedade do empresário Siderlei Corso. Desde a descoberta oficial da Caverna do Jabuti e a comprovação de que se tratava da maior cavidade subterrânea do estado do Mato Grosso, o empresário sempre foi parceiro, acreditando na responsabilidade socioambiental dos gestores do projeto. Um exemplo de parceria público privada.

O próximo passo agora é a captação de recursos para realização de Estudo de Impacto Ambiental e Plano de Manejo Espeleológico/Plano de Manejo da Unidade de Conservação, obrigatórios de acordo com o Decreto nº. 99.556, de 1º de outubro de 11000, que dispõe sobre a proteção das cavidades naturais subterrâneas existentes no Território Nacional. Após esta fase os estudos serão submetidos à análise de técnicos do Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav/Ibama) para a emissão de parecer sobre o licenciamento ambiental para uso turístico de caverna.

+ Mais

Ibama participa de audiência pública sobre importância da proibição do correntão

São Luís (14/08/07) - Será realizada hoje (14), às 15 horas, na Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão uma audiência pública com o tema: “A importância da proibição do uso do correntão para o meio ambiente”. O tema foi posto em pauta após um requerimento da deputada Helena Heluy (PT), aprovado pela maioria dos deputados estaduais, e também é objeto de uma das recomendações constantes no livro-relatório “O Ibama no Maranhão”, relatório da gestão ambiental federal no estado de 2003 a 2006.

A audiência no auditório Fernando Falcão terá a coordenação da Comissão de Política Agrária, Produção e Desenvolvimento Sustentável, e da Comissão de Meio Ambiente, Minas e Energia, que deverá analisar e apresentar projeto de lei para coibir o desmatamento pelo uso indevido do correntão, objetivando a preservação do meio ambiente principalmente nas áreas de cerrado do estado.

O método “correntão” consiste na utilização de dois tratores atados às extremidades de um cabo de aço ou de uma grossa corrente de mais ou menos 20 metros de comprimento, que andam pelo terreno, arrancando as árvores desde a raiz, além de suprimir a cobertura vegetal de áreas inteiras. A prática também causa movimentação do solo e danos às florestas em recuperação.

Serão expositores desta audiência pública o Secretário do Estado do Meio Ambiente Othelino Neto, a superintendente do Ibama no Maranhão, Marluze Pastor Santos, o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Luis Antonio Câmara Pedrosa, além do presidente do Centru, Manuel da Conceição Santos e da presidente da Associação do Riacho Estrela e Meio Ambiente, em Mata Roma, Rosilene Ferreira Alves.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.