Panorama
 
 
 

PARANÁ É DESTAQUE NAS INICIATIVAS DE COMBATE AO AQUECIMENTO GLOBAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Agosto de 2007

17/08/2007 - O Paraná foi um dos Estados com maior destaque em ações de combate ao aquecimento global durante o 1o Encontro de Secretários Estaduais de Meio Ambiente que acontece em Manaus (Amazonas). O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, falou nesta quinta-feira (16) sobre as iniciativas paranaenses e a nova política de mudanças climáticas adotada pelo governo do Paraná.

Rasca destacou a importância da integração entre os Estados em ações contra o aquecimento global. “Para podermos prever os efeitos negativos do aquecimento global são necessárias e urgentes ações de cooperação em âmbito regional, nacional e internacional”, afirmou. Segundo ele, é muito importante que estas ações estejam fundamentadas em bases científicas e técnicas, identificando medidas a serem tomadas, incluindo a adaptação dos ecossistemas e das atividades econômicas”, afirmou o secretário.

Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, o evento visa promover a troca de experiências entre os responsáveis pela gestão ambiental em todos estados brasileiros.

Entre as iniciativas paranaenses, o secretário destacou a instalação do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas - que discute com a sociedade formas de reduzir a poluição atmosférica; criação de uma coordenadoria específica para auxiliar na elaboração de políticas públicas sobre o tema; e ações de educação ambiental, como a cartilha “Entendendo Mudanças Climáticas.

“O Paraná tem grande visibilidade nesta área por ter sido um dos primeiros estados brasileiros ao instituir o Fórum, em maio de 2005, antes mesmo da conclusão do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente”, destacou Rasca.

Outra ação que despertou grande interesse durante o Encontro foi o seminário “Aterros Sanitários e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)” promovido pelo governo do Paraná, no último mês de junho como intuito de reduzir a emissão dos gases poluentes nos aterros sanitários.

“A decomposição dos resíduos orgânicos é uma grande fonte de emissão de gases, principalmente o metano, que é 22 vezes mais poluente que o gás carbônico. Hoje, existe a grande necessidade de buscar formas de utilizar esses resíduos de maneiras diferentes, como, por exemplo, fonte de energia” explicou Rasca.

Além disso, o secretário lembrou que o Paraná é um dos Estados que mais tem contribuído com o seqüestro de carbono, por meio do Programa Mata Ciliar, que já promoveu o plantio de aproximadamente 62 milhões de mudas.

“O programa Mata Ciliar é uma demonstração de que o Paraná tem feito a sua parte na melhoria da qualidade de vida do Brasil e do mundo. Agora, pelo fato do mercado de carbono ser privado, o Estado entra neste processo fazendo a aproximação de onde estão as oportunidades de inserção dos empresários e produtores que desenvolvem ações como reflorestamento, geração de metano, entre outras e que são passíveis de gerarem créditos”, destacou o secretário do Meio Ambiente.

Estudos indicam que as mudas plantadas pelo programa vem proporcionando o resgate de mais de 330 mil toneladas de carbono atmosférico.

ABEMA - É uma sociedade civil que representa os órgãos estaduais de meio ambiente do país e tem como objetivo fortalecer suas participações na definição e execução da política ambiental brasileira. Além de promover o I Encontro de Secretários Estaduais de Meio Ambiente, a Associação também realiza em Manaus na sexta-feira (17), sua reunião bimensal. Segundo o presidente da Associção, espera-se também discutir e fornecer elementos para formulação dos instrumentos nacionais e internacionais relacionados com o assunto.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.