Panorama
 
 
 

PARNA DOS LENÇÓIS MARANHENSES É ELEITO MARAVILHA NATURAL DO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

São Luís (14/08/07) - O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi eleito a mais bela maravilha natural do Brasil. Com a eleição, o parque disputará o título das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, concurso que está sendo promovido pelo mesmo grupo suíço que organizou a eleição das Sete Novas Maravilhas do Mundo. A votação é feita pela internet no sítio www.natural7wonders.com

A escolha da maravilha natural brasileira foi feita numa enquete realizada pela Revista Época, da Editora Globo. A votação ocorreu entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, sendo que 4.040 internautas votaram entre as sete opções indicadas. Os Lençóis ficaram com a primeira colocação, obtendo 30% dos votos. Em segundo lugar ficou o arquipélago de Fernando de Noronha, com 19%, e em terceiro a Floresta Amazônica, com 17%.

Além desses três, disputaram o título as Cataratas do Iguaçu (14%), a Gruta do Lago Azul em Bonito (9%), o Pantanal Matogrossense (6%) e a Chapada Diamantina (5%). Agora os Lençóis Maranhenses disputarão com outros 20 atrativos naturais selecionados em todo o planeta a eleição das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. O concurso é promovido pela Fundação New Seven Wonders, da Suíça, que também patrocinou a última eleição na qual o Cristo Redentor foi incluído entre as Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A nova votação para selecionar os sete monumentos naturais do planeta se estenderá até o dia 8 de julho de 2008.

Celebridades – Em uma das últimas edições da Revista “Próxima Viagem”, o Parque dos Lençóis Maranhenses foi eleito como um dos melhores lugares para se visitar em todo o país. A eleição do Parna aconteceu em cima de opiniões de mais de 100 celebridades nacionais, entre elas a modelo Gisele Bündchen e o jogador de futebol Ronaldo, o Fenômeno.

Histórico – O Parque dos Lençóis Maranhenses foi criado em 2 de junho de 1981 e atrai turistas do mundo inteiro. Com seus 155 mil hectares, o local ocupa uma área de 270 quilômetros de dunas, formadas a partir da combinação dos ventos, que chegam a atingir 70 km por hora. No clima quente da região, com temperaturas que variam entre 38ºC (máxima) e 16ºC (mínima), as dunas atingem até 40 metros de altura, proporcionando aos turistas a impressão de um imenso lençol.

Na qualidade de unidade de conservação federal de proteção integral, o Parque é administrado pelo Ibama e sua visitação pública é regulamentada pelo Plano de Manejo através do zoneamento e das regras de uso da área. Preocupado com um possível aumento do fluxo de visitantes, com a indicação promovida pela Revista Época e pela fundação suíça das Sete Maravilhas, o Núcleo de Unidades de Conservação do Ibama/MA reforça a divulgação das normas que zelam pela preservação da beleza e do equilíbrio ecológico deste patrimônio natural do Maranhão para as gerações futuras.

Não é permitido o trânsito de qualquer tipo de veículo motorizado nas dunas, os condutores são orientados a parar nos limites indicados, enquanto os turistas seguem caminhando. A lotação máxima por veículo é de 10 turistas, além do motorista e do guia. É proibido o consumo de bebidas alcoólicas dentro do Parque, assim como não é permitido fazer fogueira ou churrasco, nem utilizar equipamentos de som ambiente.

Todo o lixo produzido deve ser recolhido nos carros. Filmagens e fotografias são permitidas apenas para uso pessoal, para fins de divulgação. Para filmagens e fotos comerciais é necessária prévia autorização do órgão ambiental, assim como a realização de pesquisas científicas ou projetos que envolvam as comunidades dentro dos limites do Parque. O descumprimento dessas normas está sujeito às penalidades previstas na legislação ambiental (Leis 9.605/1998 e 9.985/2000).

Os Parques Nacionais são áreas de grande beleza cênica e importância ecológica, especialmente protegidas por lei, e têm como objetivo principal a conservação dos ecossistemas naturais, embora neles sejam permitidas atividades de pesquisa científica, educação ambiental e ecoturismo. A imagem mais difundida dos Lençóis Maranhenses é representada pelo maior campo de dunas costeiras das Américas, onde se formam centenas de lagoas de água doce no período chuvoso.

Além deste cenário, o Parque apresenta áreas de restinga onde se concentram sua maior biodiversidade, manguezais e uma faixa marinho-costeira com cerca de 70km de extensão de praia e 1 km entrando pelo mar. No local existem muitas espécies de plantas e animais que só ocorrem nesta região, por isso são chamadas de espécies endêmicas, como a tartaruga-pininga. Ali há uma grande diversidade de répteis e anfíbios, além de aves, destacando-se as migratórias e pássaros como tetéu, garça, marrecas-de-asa-azul, paturi, gaivota, etc.

A vegetação é também influenciada pela ação de ventos e das correntes marinhas. Por isso, dentre as espécies vegetais ali encontradas estão os mangues que ainda são bem preservados, o carrapicho de roseta, buritizeiros, juçarais, entre outras. (Com informações do jornal O Estado do Maranhão e Revista Época).

+ Mais

Rede Manguezal lança folder destacando parceria com o Ibama no Maranhão

São Luís (14/08/07) - Com o objetivo de consolidar uma rede de marisqueiros(as) no Maranhão, o projeto Rede Manguezal buscou algumas parcerias para a realização de suas estratégias de implantação e distribuiu um folder para divulgar as ações do grupo. O Ibama faz parte dessa rede juntamente com a Delegacia Regional do Maranhão (DRT-MA) e a Secretaria de Aqüicultura e Pesca (SEAP).

O Projeto Rede Manguezal nasceu a partir da luta em favor dos direitos humanos no mundo do trabalho, contra a precarização e o trabalho escravo. A idéia de formar uma rede de marisqueiros visa fortalecer esses trabalhadores que vivem do extrativismo no manguezal, e a construção desta articulação deve propiciar a geração de trabalho e renda às populações litorâneas, valorizando o ser humano e a conservação do meio ambiente.

O público-alvo do projeto são 330 marisqueiros, homens e mulheres que vivem das atividades de extrativismo ou beneficiamento de produtos do mangue. Três regiões litorâneas no Maranhão, incluindo 11 municípios, serão alcançadas pela rede: Baía de Tubarão (Icatu, Humberto de Campos e Primeira Cruz), Delta das Américas (Tutóia, Araioses e Água Doce do Maranhão) e Reentrâncias Maranhenses (Cururupu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Porto Rico e Cedral). Este projeto está dividido em quatro eixos: construção de três unidades de beneficiamento, economia solidária, consciência ambiental e selo sócio-ambiental de produtos.

O Maranhão possui a maior extensão de manguezais do Brasil. Mais de meio milhão de hectares desse ecossistema está localizado no estado. As áreas de manguezal são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP), embora tenham sofrido vários processos de degradação, necessitando de ações urgentes de preservação e restauração. Os manguezais têm importância fundamental tanto como fonte de alimento e renda para comunidades que vivem no litoral quanto como proteção da linha da costa. No entanto, diversos projetos de desenvolvimento não sustentável têm gerado impactos ambientais, sociais e econômicos prejudiciais às populações litorâneas.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.