Panorama
 
 
 

REDE VAI MONITORAR CAPACITAÇÃO DE GESTORES DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

17/08/2007 - Aida Feitosa - Uma rede envolvendo projetos e parcerias para capacitação em gestão participativa de Unidades de Conservação no bioma Mata Atlântica foi criada durante a oficina nacional, realizada de 14 a 16 no Ibama Centre, em Brasília, organizada pelo Subprograma Demonstrativo (PDA), do Ministério do Meio Ambiente. A rede terá como objetivo promover a articulação institucional para geração de conhecimentos que influenciem políticas públicas sobre o tema.

De acordo com o analista ambiental do PDA, Maurício Muniz, a rede será uma instância de acompanhamento dos projetos. A idéia é que, a partir dessas experiências demonstrativas, possa se criar uma oferta para capacitação continuada com parâmetros e metodologias definidas , explicou.
Com encontros marcados durante os dois anos de execução dos projetos, a meta da rede será capacitar cerca 450 gestores de unidades de conservação, incluídos aí funcionários, membros do conselho e a comunidade local.

Os participantes da rede são representantes de três projetos para o bioma Mata Atlântica nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul; e de instituições parceiras: Instituto Chico Mendes, Redes de Ongs da Mata Atlântica, Diretoria de Áreas Protegidas do MMA e Núcleo de Apoio a Projetos da Mata Atlântica do MMA.

+ Mais

Seminário debate incentivos à atividade rural sustentável na Amazônia

17/08/2007 - Grace Perpetuo - O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) promove, nos dias 21 e 22 de agosto, o seminário Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: Desafios e Oportunidades. Aberto ao público, o evento será realizado das 9h às 18h30, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá. Estarão presentes a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e autoridades federais e estaduais, além de especialistas que participarão com painéis e palestras.

O objetivo do seminário é analisar incentivos à gestão ambiental rural na Amazônia - onde, idealmente, toda atividade econômica deveria ser sustentável e aliar o desenvolvimento à melhoria das condições de vida das populações locais e à preservação dos recursos naturais. Nesse sentido, serão apresentados diversos instrumentos para o estímulo a um modelo de atividade rural que reduza o avanço contínuo sobre a floresta nativa, com vistas a sugerir políticas e ações de governo e iniciativas no âmbito do Conama.

Os instrumentos disponíveis ao governo federal incluem diversas formas de incentivos fiscais e econômicos para - além de promover modelos sustentáveis - coibir ou desestimular atividades predatórias cujos resultados econômicos e ambientais são negativos. No seminário, serão discutidas algumas possibilidades de compensação - como créditos diferenciados para a produção sustentável; desoneração fiscal para investimento em projetos ambientais; certificados de processos e produtos ambientalmente corretos; e o Protocolo Verde, que tem a finalidade de incluir novos critérios para o financiamento de atividades produtivas em atendimento à legislação, entre outros. Serão apresentados também no evento alguns instrumentos regulatórios ainda em estudo - como a concessão de estímulos nas operações de financiamento a atividades agrícolas ambientalmente sustentáveis; e a incorporação obrigatória de critérios ambientais por instituições financeiras, por exemplo.

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.