Panorama
 
 
 

CINGAPURA E ISRAEL BUSCAM PARCERIA AMBIENTAL COM MMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

24/08/2007 - Aida Feitosa - A ministra do Meio Ambiente Marina Silva recebeu, na manhã desta sexta-feira (24), o ministro de Negócios Estrangeiros de Cingapura, George Yeo, e posteriormente se encontrou com a embaixadora de Israel no Brasil, Tzipora Rimon.

A comitiva, que acompanhava o ministro de Cingapura, ficou impressionada quando Marina Silva explicou o processo preparatório da última conferência Infanto-Juvenil que envolveu 5 milhões de jovens brasileiros. A ministra disponiblizou-se a repassar o conhecimento acumulado com essa experiência. "É exatamente o que queremos", disse o ministro George Yeo, destacando a importância de se construir uma agenda comum com o Brasil.

Também com o intuito de estreitar os laços para a cooperação ambiental, a embaixadora israelense trouxe um convite para a ministra Marina Silva participar de um Seminário Internacional de Lideranças Femininas para o Desenvolvimento, que ocorrerá no próximo mês de novembro, em Israel. A embaixadora também destacou o interesse de Israel na cooperação para o aprimoramento de tecnologias de meio ambiente, uma vez que o país sofre com o problema da escassez de água.

+ Mais

Ministro da Nova Zelândia visita MMA

23/08/2007 - Grace Perpetuo - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu nesta quinta-feira (23) a visita do ministro da Conservação da Nova Zelândia, uma das três maiores autoridades ambientais em seu país. No encontro com Chris Carter, foram levantadas algumas possibilidades de cooperação e troca de know-how entre os dois países - especialmente em questões ligadas ao ecoturismo, ao turismo de aventura, ao manejo de espécies exóticas invasoras e à criação de parques nacionais em terra e no mar.

Durante a conversa, foram descobertos vários pontos de convergência entre as políticas ambientais dos dois países - como o valor dado às comunidades locais e à participação indígena na gestão e conservação dos parques nacionais. A ministra disse achar oportuna a visita de Carter e afirmou que a Nova Zelândia tem muito a ensinar ao Brasil no que tange à preservação do meio ambiente. "Para nós, também, é muito importante compatibilizar atividades de turismo e pesquisa, por exemplo, com outras destinadas à conservação dos recursos naturais, sempre envolvendo comunidades locais neste processo", reiterou. Por fim, a ministra sugeriu que - para o encaminhamento prático das idéias abordadas - fosse elaborado um memorando de entendimento e uma minuta com possíveis pontos de ação.

Muito feliz por ter viajado ao Pantanal a convite de Marina Silva, o ministro neozelandês expressou a esperança de que ela, também, fosse em breve à Nova Zelândia para conhecer as belezas naturais de seu país.

+ Mais

CGEN prorroga consulta pública sobre repartição de benefícios até dezembro

24/08/2007 - Adriano Ceolin - O Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) decidiu prorrogar para até o dia 16 de dezembro deste ano a consulta pública que trata da repartição de benefícios gerados a partir do conhecimento tradicional associado ao patrimônio genético. Trata-se da segunda prorrogação consecutiva e tem como objetivo ampliar a participação das comunidades locais e indígenas no processo de discussão sobre o assunto.

"Essa nova prorrogação atendeu a demandas das próprias comunidades. É um assunto muito complexo, por isso precisa ser discutido a fundo", afirmou Cristina Azevedo, diretora interina do Departamento de Recursos Genéticos, órgão vinculado à Secretaria de Bioviversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente. "Os questionários estão sendo encaminhando a diversas áreas que são de difícil acesso", completou.

A nova prorrogação da consulta foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24). A portaria, de número 2, é assinada pelo presidente do CGEN, João Paulo Capobianco. A primeira prorrogação ocorreu em abril deste ano.

De lá para cá, o MMA promoveu diversas oficinas para aumentar a participação das comunidades. "Com a ajuda da Funai [Fundação Nacional do Índio], vamos continuar realizando essas oficinas", disse Cristina Azevedo. Segundo ela, além da Funai, organizações não-governamentais estão colaborando nesse sentido. "No Amazonas, nós contamos também com a ajuda da Fundação Estadual dos Povos Indígenas", afirmou.

Com uma biodiversidade muito vasta e rica, o Brasil possui importantes fontes de recursos genéticos que podem ser utilizados em invenções na área de biotecnologia. Por conta disso, faz-se necessário criar uma legislação que defina como as comunidades locais podem ser beneficiadas pelo uso do material coletado em áreas onde vivem.

Estão aptos a participar comunidades indígenas e locais, setor acadêmico e empresarial organizações governamentais e não-governamentais.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.