Panorama
 
 
 

CONAMA ANALISARÁ PROPOSTAS PARA SUSTENTABILIDADE DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

22/08/2007 - Adriano Ceolin - O seminário Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: Desafios e Oportunidades, realizado em Cuiabá (MT), resultou na apresentação de mais de 20 propostas de encaminhamentos para o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), promotor do evento. O encontro, encerrado na tarde desta quarta-feira, reuniu durante dois dias (21 e 22), na Assembléia Legislativa do estado, representantes de segmentos do governo federal, dos estados amazônicos, universidades, instituições financeiras e organizações não-governamentais para discutir sobre incentivos e alternativas econômicas para a atividade rural na Amazônia levando em conta a sustentabilidade ambiental.

As propostas apresentadas no encontro serão sistematizadas pelo Conama e pelo Departamento de Economia e Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente. Entre as sugestões, destacam-se a implementação do ICMS ecológico em todos os estados; o estabelecimento do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE); o incentivo à ocupação e à recuperação de áreas degradadas; criação do Imposto de Renda Ecológico e de mecanismos para o pagamento pelo uso de serviços florestais. "Após a sistematização das propostas, uma nova reunião será realizada para definir os encaminhamentos", informou o diretor do Conama, Nilo Diniz.

O diretor explicou que a lista de propostas pode resultar em encaminhamentos para as demais câmaras técnicas e grupos de trabalho do conselho. "Tratam-se de iniciativas que, depois de analisadas, deverão ser repassadas como sugestões aos governos estaduais, federal e ao Congresso Nacional", disse.
Cerca de 20 palestrantes e conferencistas de governos (estaduais e federal), da comunidade acadêmica e de organizações não-governamentais participaram do seminário. Em diferentes debates, eles demonstraram apoio para impulsionar o desenvolvimento sustentável e proteger a biodiversidade da região amazônica.

+ Mais

MMA inicia preparativos para evento internacional sobre água

22/08/2007 - Rubens Junior - O Ministério do Meio Ambiente coordena, nesta sexta-feira (24), em Brasília, a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), criado para tratar da participação do Brasil na Exposição Internacional de Zaragoza 2008, na Espanha. Realizada a cada quatro anos, a exposição durará três meses, de 14 de junho a 14 de setembro do próximo ano, e terá como tema Água e Desenvolvimento Sustentável. Lideranças de 99 países de todos os continentes discutirão o tema pelas perspectivas ambiental, energética, cultural, econômico-tecnológica e de práticas sustentáveis.

Dono de um dos maiores mananciais de água potável do mundo, o Brasil é uma espécie de convidado de honra do evento. O coordenador do GTI, diretor de Recursos Hídricos do MMA, João Bosco Senra, é o principal responsável por organizar a participação do Brasil na Expo 2008. Senra desenvolve esse trabalho em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), designada para a secretaria técnica da exposição.

Na reunião de sexta-feira, serão discutidos os temas e propostas que serão levados pelo Brasil ao encontro internacional. Serão ainda oficializadas as indicações ao GTI dos integrantes dos ministérios e das autarquias vinculadas a estes. Na oportunidade, Senra apresentará a estrutura e organização da exposição e, juntamente com os participantes, definirá as bacias hidrográficas prioritárias do País, cujas informações serão apresentadas na exposição espanhola. No dia 28 de agosto, na ANA, ocorrerão três novos encontros, desta vez com representantes dos governos estaduais, da sociedade e da iniciativa privada para tratar da participação destes setores no evento.

Instituições interessadas em participar do processo podem entrar em contato com os assessores técnicos Franklin Junior (franklin.junior@mma.gov.br) ou Lara Montenegro (lara.montenegro@mma.gov.br) no telefone (61) 3410-2086 ou pelos endereços eletrônicos mencionados.

Fazem parte do GTI os ministérios do Meio Ambiente; das Relações Exteriores; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Cultura; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; de Minas e Energia; da Ciência e Tecnologia; do Turismo; da Integração Nacional; das Cidades; do Planejamento, Orçamento e Gestão; Casa Civil da Presidência da República e Agência Nacional de Águas.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.