Panorama
 
 
 

CONSEMA APROVA CRIAÇÃO DE COMISSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2007

21/08/2007 - Os membros do CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente decidiram neste dia 21/08 criar uma comissão de educação ambiental, composta por nove conselheiros, com o objetivo de acompanhar e contribuir com as propostas da minuta de Política Estadual de Educação Ambiental de São Paulo.

A decisão pela criação da nova comissão se deu durante a 238ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho, em São Paulo, após a apresentação da minuta do projeto de lei da Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA-SP), pela diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), Maria de Lourdes Rocha Freire. Segundo os conselheiros, sua decisão se baseou na “importância de se ampliar o debate sobre a questão da educação ambiental, como instrumento de gestão política e democrática”.

Durante sua exposição, Freire explicou que a PEEA deverá servir para conscientizar e mobilizar toda a sociedade, com diretrizes de todas as ações de educação ambiental e nortear os programas e projetos, além dos recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Banco Mundial. “Há dois anos, a Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA) vem trabalhando para levar à sociedade a discussão pública da minuta do Projeto de Lei”, lembrou. Nesse âmbito, foram realizados diversas reuniões, eventos e pré-encontros, que culminaram com a entrega da minuta, no último mês de julho, ao secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano. Recentemente, o documento foi encaminhado à Assembléia Legislativa, para avaliação e discussão

Licenciamento Unificado

Na reunião do CONSEMA, aconteceu também a apresentação do “Licenciamento Unificado” - um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo – , pelo presidente da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Fernando Rei. O dirigente disse que havia muitos registros de atrasos e da burocracia nos processos de licenciamento. “Foi quando o governador Serra assumiu o governo, com um novo olhar político de gestão e colocou a proposta de reestruturação da pasta em prática”, afirmou.

Conforme Fernando Rei, o processo de licenciamento unificado vai desburocratizar o trabalho, resultando em mais agilidade e, principalmente, conferindo maior transparência, e os municípios serão capacitados para assumirem o licenciamento de empreendimentos de impacto local. O presidente da CETESB recordou também que será elaborado projeto de lei, no prazo de um ano, para a criação da Agência Ambiental Paulista e de um novo sistema estadual de meio ambiente.

A reunião do CONSEMA contou, ainda, com as participações do secretário-adjunto da SMA, Pedro Ubiratan, que representou o secretário Xico Graziano, e de Helena Carrascosa, coordenadora da CPRN – Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e de Proteção de Recursos Naturais.
Texto: Rosely Martin
Foto: Zé Jorge

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.