Panorama
 
 
 

ELEIÇÃO DO PARNA DOS LENÇÓIS MARANHENSES COMO MARAVILHA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Esclarecimentos sobre eleição do Parna dos Lençóis Maranhenses como maravilha

Brasília (22/08/07) – Em matéria veiculada neste site, o Ibama divulgou que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses teria sido eleito a mais bela maravilha natural do Brasil. Mas o parque ainda disputa, junto com outras maravilhas naturais do Brasil, o título das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, concurso que está sendo promovido pelo mesmo grupo suíço que organizou a eleição das Sete Novas Maravilhas do Mundo. A votação é feita pela internet no sítio www.natural7wonders.com e abrange várias categorias, tais como: cavernas, florestas, canyons, grutas, etc.

De acordo com nota da Revista Época, a enquete promovida pela própria revista não tem nenhuma relação oficial com o concurso Natural 7 Wonders, e foi apenas um levantamento para sondar quais eram as expectativas dos leitores. E, com uma expressiva votação de maranhenses, os Lençóis venceram a enquete da Época. Mas nada impede que as pessoas votem em outras maravilhas naturais brasileiras no site oficial do concurso (www.natural7wonders.com).

A eleição da Época ocorreu entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, sendo que 4.040 internautas votaram entre as sete opções indicadas. Os Lençóis ficaram com a primeira colocação, obtendo 30% dos votos. Em segundo lugar ficou o arquipélago de Fernando de Noronha, com 19%, em terceiro a Floresta Amazônica, com 17% e em 4º lugar as Cataratas do Iguaçu com 14% das preferências.
+ Mais

Pesquisadora do Ibama tem trabalho reconhecido por revista especializada

Brasília (21/08/07) – A revista Como Cultivar Orquídeas publicou na sua última edição uma matéria sobre a analista ambiental do Ibama Lou Menezes. A matéria explica como a analista iniciou o trabalho com as orquídeas que hoje já lhe renderam muitos frutos, dentre eles a condecoração concedida no ano passado, em Los Angeles, nos Estados Unidos, pela Orchid Digest, uma instituição americana reconhecida mundialmente no âmbito das orquídeas.

Lou começou sua carreira diretamente ligada às orquídeas casualmente, e hoje resulta numa ajuda enorme ao país a conhecer melhor a sua grande variedade de espécies desta família de plantas, que possuem formas, cores e perfumes surpreendentes. Hoje ela já descobriu e descreveu inúmeras espécies de orquidáceas em território brasileiro, recebendo vários prêmios internacionais que reconhecem sua valiosa contribuição no estudo das orquídeas.

Segundo Lou Menezes, seu envolvimento com as orquídeas começou num passeio em busca de uma cachoeira, conhecida pela excelência de suas águas, em uma mata do litoral baiano. “Sempre fui integrada à natureza, mesmo inconscientemente”, lembra Lou, que iniciava assim sua trajetória profissional vinculada a essa área.

A maranhense saiu de São Luís para obter uma sólida formação, se tornando engenheira florestal, analista ambiental, ecóloga e botânica. Passou ainda pelo Rio de Janeiro até chegar em Brasília, onde reside hoje. Começou seu real envolvimento com as orquídeas na Universidade de Brasília (UnB), e hoje coordena o Projeto Orquídeas do Brasil, que é desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa de Orquídeas do Ibama.

Além de desenvolver trabalhos e pesquisas, seu comprometimento abraça também a causa da conservação dessas plantas e tem ainda sua ação multiplicada já que se trata de uma ação para proteger todo o meio ambiente.
Rodrigo Santori

+ Mais

Ibama realiza Operação Tupare em Novo Repartimento

Belém – (21/08/07) - O Ibama realizou no período de 06 a 18 de agosto nos municípios de Tucuruí, Pacajá e Novo Repartimento, todos no Sudeste do Pará, a “Operação Tupare”, que contou com 8 técnicos do Ibama e 8 Policiais Militares de Marabá.

A operação tinha como finalidade o combate à exploração, o transporte, o beneficiamento de produtos e sub-produtos florestais irregulares, assim como, os desmatamentos e queimadas ilegais na região.

Ao todo, 19 autos de infração foram lavrados, gerando 3.281.562,80 em multas pelos ilícitos ambientais. Foram apreendidos 2.878,016 m³ de madeira em tora, 04 tratores, 08 motoserras, 02 armas de fogo e 01 motobomba. Somente em Novo repartimento, 11 serrarias foram embargadas por diversas irregularidades e tiveram suas máquinas lacradas.

No final da operação, a equipe também conseguiu identificar que apesar do município de Novo Repartimento ter sido constatado um aumento de 446 km² de desmatamento só no ano de 2006, hoje ele conta com apenas 05 focos de calor detectados pelo Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal - PROARCO do Ibama, que não chegam a persistir por mais de 36 horas seguidas.

Com isso, pode-se concluir que muitas dessas áreas não são desmatadas pela ação dos incêndios florestais em si, em virtude do município nem se encontrar em estado de alerta.

Nele, podemos encontrar apenas 01 PMFS - Plano de Manejo Florestal Sustentável e 01 APA – Área de Proteção Ambiental. Em contrapartida, foram verificados 22 projetos de assentamentos na região, que totalizam aproximadamente 451.588 hectares dentro do município.
Shirley Moura

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.