Panorama
 
 
 

EMBRAPA PECUÁRIA SUL APRESENTARÁ RIQUEZAS DO BIOMA PAMPA NA EXPOINTER

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Aberta à visitação do público, a Expointer 2007 apresenta as novidades para o agronegócio e o que há de melhor na produção agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul. Em conjunto com várias empresas, instituições e organizações, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulga e lança suas tecnologias, produtos e serviços, através dos diferentes centros de pesquisa representando a instituição a nível nacional.

Da Embrapa Pecuária Sul (Bagé-RS), será apresentado um projeto especial de conhecimento e identificação das riquezas do Bioma Pampa. Um cenário de 40 metros quadrados, apresentando animais vivos e empalhados, com a presença de pastagens nativas e cultivadas e espécies de árvores nativas e exóticas, ao criar um passeio em que o visitante sinta-se envolvido pela paisagem dos campos sulbrasileiros. Como atrações, estarão expostos terneiras de corte, ovelhas e cabras.

Um passeio pelas tecnologias - O visitante que realizar a caminhada no ambiente “Conhecendo o Bioma Pampa”, vai ter conhecimento sobre tecnologias, serviços e produtos que estão sendo realizados pela Embrapa, através de painéis inseridos em cada recanto do cenário e com o apoio de pesquisadores e técnicos que estarão acompanhando o trajeto.

As tecnologias que estão inseridas neste ambiente são:

1) Processo de caracterização, produção agroecológica e desenvolvimento sustentável no Bioma Pampa. A ecologização da produção pecuária familiar na região da Serra do Bioma Pampa tem o objetivo de introduzir novas práticas de produção animal, valorizando a riqueza e a diversidade do ambiente e promovendo o uso de tecnologias mais sustentáveis.

2) Conservação de recursos genéticos forrageiros nativos e programa de melhoramento genético com forrageiras cultivadas. O programa de melhoramento genético forrageiro busca o lançamento de cultivares de estação fria com potencial produtivo para a época da maior escassez alimentar no Bioma Pampa, como azevém, trevos branco e vermelho, capim lanudo e cornichão. A Embrapa Pecuária Sul ainda mantém um banco de recursos genéticos forrageiros nativos com potencial para um futuro programa de lançamento de cultivares, incluindo acessos de Paspalum dilatatum (Capim Melador), Paspalum notatum (Grama Forquilha), Paspalum regnelli (Capim Regneli) e Bromus auleticus (Cevadilha).

3) Estratégias para a contenção de invasão do Capim Annoni nos campos sulbrasileiros. A crescente infestação com o Capim Annoni ameaça um dos principais componentes naturais do Bioma Pampa. A Embrapa Pecuária Sul está desenvolvendo estratégias para regeneração e manejo para as áreas de pastagens naturais e cultivadas invadidas por Annoni, baseadas na fisiologia da planta, no uso racional de herbicidas, na integração com sistemas agrícolas e silviculturais.

4) Caracterização do processo de seleção e composição da dieta em bovinos em ambientes pastoris naturais do Bioma Pampa. A existência de uma relação entre diversidade florística e a qualidade do produto animal mostra que a diversidade de espécies forrageiras da pastagem pode ser uma das questões chave para a caracterização de áreas produtoras de carne de qualidade. As melhores estratégias de manejo da pastagem natural e dos bovinos, visando o desempenho produtivo e qualidade de carne, passam necessariamente pelo processo de identificação de como os animais procedem a busca e a ingestão do alimento em ambiente pastoril diverso e heterogêneo, como o Bioma Pampa.

5) Identificação de raças e cruzamentos de bovinos de corte adaptados ao ambiente do Bioma Pampa. Esta tecnologia permitirá a identificação dos genótipos melhores adaptados entre as raças puras Hereford, Angus, Nelore e Caracu e cruzamentos, visando o desempenho produtivo, reprodutivo, materno, resistência à parasitas, temperamento e qualidade da carne em distintos ambientes do Pampa Gaúcho.

6) Desenvolvimento de técnicas e recomendações para a reprodução em rebanhos bovinos e ovinos. A baixa taxa prolificidade de matrizes e o alto índice de mortalidade de cordeiros são entraves para o desenvolvimento da atividade de ovinocultura em rebanhos do Sul do Brasil. A Embrapa Pecuária Sul estuda a introdução de um gene mutante para incrementar a taxa reprodutiva dos rebanhos ovinos comerciais e reduzir a mortalidade dos cordeiros nascidos mediante suplementação nutricional durante o final de gestação das ovelhas. Estas tecnologias buscam duplicar a quantidade de carne produzida por ovelha acasalada na região do Bioma Pampa.

7) Desenvolvimento de sistemas alternativos para o controle de endo e ectoparasitas em rebanhos bovinos e ovinos. A Embrapa Pecuária Sul desenvolve estudos em sanidade animal via identificação de tolerância genética à endoparasitoses em ovinos, à Tristeza Parasitária e sua relação à infestação de carrapatos em bovinos das raças puras Angus, Hereford, Nelore, Caracu e cruzamentos no Bioma Pampa. O controle de parasitas em ovinos vem enfrentando o crescente problema de resistência aos medicamentos. Através de estudos com fitoterápicos, a Embrapa está identificando e testando extratos de plantas do Bioma Pampa que possuam potencial anti-helmíntico, como: Hortelã, Canafístula, Pitangueira e Guabiju.

Parcerias – Durante todo o evento, a Embrapa Pecuária Sul vai participar de diversas reuniões com empresas e instituições. O objetivo é firmar parcerias para qualificar e discutir atuais e futuros projetos de pesquisa. A agenda inicia a partir de sábado (25/08) com o projeto “Conhecendo o Bioma Pampa”, estrutura organizada para receber visitantes que terão a oportunidade de passear entre as espécies e riquezas deste ambiente, com a presença de animais vivos da própria Empresa e cedidos pela Associação dos Produtores de Caprinos das Palmas, como também animais empalhados da Fundação Zoobotânica do RS. No dia 28, terça-feira, às 16h, no estande da FECOLÃ, acontece a assinatura do convênio entre a Embrapa/Paramount Têxteis, que vai contar com a presença da Governadora do Estado, Yeda Crusius. Dia 29, quarta-feira, haverá uma reunião técnica com a diretoria da Empresa Ouro Fino, ma qual será discutida a elaboração de um projeto para o desenvolvimento de sementes forrageiras para clima temperado. Neste dia acontece ainda, um encontro com a equipe do projeto Boas Práticas Agropecuárias em Bovinos de Corte, conduzido pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), no qual serão expostas ações desenvolvidas pela Embrapa nesta área de pesquisa. Já no dia 30, quinta-feira, às 9h 30min, ocorre uma audiência pública com a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo sobre Produção e Qualidade do Leite. Neste dia, a Empresa reúne-se com o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), para a criação de estudos com a visão da certificação da carne e lã ovina. Uma reunião com o deputado estadual, Adolfo Brito, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, agendada na mesma quinta-feira (30/08), vai definir o calendário de realização da audiência pública com a Embrapa e discutir a Lei Estadual referente ao controle e combate da espécie Capim Annoni.
Jorn. Cristiane Betemps
Estag. Graciela Freitas

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.