Panorama
 
 
 

EVENTO INTERNACIONAL DISCUTE LIDERANÇA BRASILEIRA NA PRODUÇÃO DE ETANOL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

22 Aug 2007 - A adoção de critérios ambientais para garantir a produção ambientalmente correta de biocombustíveis será defendida pelo WWF-Brasil durante o Seminário “Sustentabilidade da liderança brasileira em etanol”, pelo representante do WWF-Brasil e coordenador do Programa Pantanal para Sempre, Michael Becker.

Para a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, o anúncio do governo de estabelecer zoneamento para a cultura da cana-de-açúcar, com a restrição de áreas para plantio nos biomas Amazônia e Pantanal leva a questão ambiental para um patamar mais importante nas discussões da produção de cana e biocombustível no país. “A definição de critérios para identificação de áreas prioritárias, incentivos à produção, assim como uma certificação brasileira, no entanto, devem ser debatidos com a sociedade civil. A responsabilidade pela conservação do meio ambiente é de todos”, afirma Denise Hamú.

O engenheiro ambiental Michael Becker ressalta que existem várias propostas de Zoneamento Econômico e Ecológico (ZEE) nos estados, uma proposta federal de zoneamento para a cana-de-açúcar, planos de recursos hídricos sendo implementados e desenvolvidos, definições de áreas prioritárias para a conservação e a substituição de culturas e sua possível realocação para outras áreas. “É fundamental a integração entre atores e entre políticas e ações concretas, afirma Becker.

As respostas para algumas perguntas devem ser claras e tratadas com compromisso pelos órgãos responsáveis, por exemplo, o aumento da área plantada respeitará as Áreas de Proteção Permanente e as Reservas Legais nas propriedades? Como será a ocupação da área degradada de pastagem? Como será o manejo em áreas de cabeceiras, em áreas de recarga ou em regiões identificadas como áreas prioritárias para a conservação, questiona Becker.

No aspecto da certificação, é importante ressaltar que a preocupação de vários países da União Européia – entre eles a Alemanha, França e Inglaterra – com a certificação ambiental na produção da cana-de-açúcar para produção do biocombustíveis demonstra, cada vez mais, a tendência dos temas ambientais e seus impactos estarem inseridos nas discussões sobre a produção econômica mundial. Porém, mesmo a União Européia não dispõe de um catálogo de certificação pronto e não existem critérios claros e definidos sobre quais exigências podem garantir coerência na produção da cana e de biocombustíveis e como será a fiscalização e o controle.

Para o WWF-Brasil, entre os aspectos que devem ser garantidos na produção da cana-de-açúcar estão o cumprimento efetivo da preservação das Reservas Legais e Áreas de Proteção Permanente (APPs), assim como a preservação das nascentes e matas ciliares, uso controlado de agrotóxicos, o controle da erosão e do uso dos recursos hídricos para irrigação. Quanto à produção dos biocombustíveis, quatro pontos devem ser levados em consideração: onde as usinas serão instaladas, qual será o efeito da expansão do plantio sobre a mudança do uso do solo, qual será o impacto na produção e abastecimento de alimentos e como será o uso de recursos hídricos e o impacto social.

O WWF-Brasil acredita que a implementação de melhores práticas produtivas e gerenciais e de sistemas de certificação que garantam o atendimento a critérios ambientais e sociais nos empreendimentos agropecuários trará impactos positivos na conservação do meio ambiente e do uso mais racional dos recursos naturais. Esta mudança de comportamento do setor produtivo, além de beneficiar o meio ambiente, poderá ser o diferencial dos produtores que desejarem acessar mercados mais exigentes.
O seminário “Sustentabilidade da liderança brasileira em etanol” é realizado Britcham Brazilpelo Comitê de Energia do Rio de Janeiro da Câmara Britânica do Comércio e Indústria no Brasil no Business Club One - RB1, Salão Mauá, Av. Rio Branco, 1 - andar PC, Centro - Rio de Janeiro – RJ, entrada pela lateral do prédio (Praça Mauá).

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.