Panorama
 
 
 

GOVERNADOR ARRUDA VISITA MINI USINA DE BIODIESEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

O governador do Distrito Federal José Roberto Arruda visitou a mini usina de biodiesel desenvolvida pela Embrapa e pela Universidade de Brasília (UnB). “Essa tecnologia pode mudar a vida de pequenos agricultores de Brasília”, disse o governador para quem o equipamento pode gerar importante impacto econômico.

A opinião é compartilhada pelos secretários da Agricultura, Wilmar Luis da Silva, e de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas Ferreira. Ambos integraram a comitiva de Arruda em visita à sede da Embrapa (Brasília/DF), cuja programação foi iniciada com a assinatura de protocolo de intenções para criação de parque tecnológico no DF, em parceria com a Embrapa e a UnB.

Para o secretário Ferreira, “a mini usina é uma excepcional alternativa para o homem do campo”. Disse estar entusiasmado com a possibilidade de terem ao menos uma linha de ônibus da cidade rodando com combustível gerado pelo equipamento a partir da soja produzida no DF. O secretário da Agricultura disse que está sendo estudada a possibilidade de a mini usina ser testada no Assentamento Três Conquistas, em Goiás, “oferecendo oportunidade de geração de emprego e renda”.

Sucupira – Durante a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para criação do parque tecnológico, o diretor presidente da Embrapa Silvio Crestana lembrou que um quarto do capital humano da Empresa encontra-se na Capital Federal - que agora, com ajuda da Embrapa, deverá receber um parque tecnológico para abrigar empresas de biotecnologia e agronegócios.

O parque deverá ser instalado em área de propriedade do Ministério da Agricultura, próxima àquela em que a Embrapa Transferência de Tecnologia mantém uma Unidade de Produção que já desempenha importante papel para o setor agropecuário da Região Centro-Oeste. Ali são produzidas sementes básicas para licenciamento de cultivares geradas por dez programas de melhoramento da Embrapa.

A unidade é a responsável pela produção de 98% das sementes básicas de trigo que abastecem os produtores do Centro-Oeste. Entre as cultivares de trigo estão a BRS 254 e a BRS 264, desenvolvidas especialmente para a região pela Embrapa Trigo e pela Embrapa Cerrados, respectivamente.

A Fazenda Sucupira funciona numa área de 500 hectares, localizada no Km 03 da Estrada Parque Contorno Taguatinga/Gama, onde são produzidas também mudas e sementes de cevada, fruteiras, milho, soja e sorgo.
Jornalista Valéria Costa
Embrapa Transferência

+ Mais

Embrapa participará de evento internacional sobre mudanças climáticas

O diretor-presidente Silvio Crestana recebeu na terça-feira ( 21) a senadora Serys Slhessarenko (PT/MT) e Adam Matthews, representante da Globe International, que vieram tratar da realização do Fórum de Legisladores sobre Mudanças Climáticas do G8 + 5, previsto para ocorrer em fevereiro de 2008 em Brasília (DF).

Slhessarenko e Matthews explicaram que o Fórum dará continuidade às discussões que já vêm sendo promovidas visando soluções para as questões relacionadas ao meio ambiente. O primeiro encontro deste ano aconteceu em fevereiro passado, em Washington, Estados Unidos, e o segundo, na véspera da reunião do G8 em Berlim, em junho último. Para o Fórum de fevereiro de 2008, a Embrapa foi convidada como participante e como parte da comissão de organização do evento.

Silvio Crestana agradeceu o convite e manifestou o interesse da Embrapa em colaborar. “Mudanças climáticas estão inseridas na nossa agenda, por razões científicas, e também fazem parte da política externa do Governo Federal, pois o país tem interesse em ocupar posição nas discussões ligadas ao tema”, lembrou Crestana. Disse que o Brasil é um dos maiores produtores agrícolas, mas também marca posições sobre assuntos relacionados à biodiversidade. “Mostramos que é possível conciliar o aparente contraditório”, afirmou o diretor-presidente.

Silvio Crestana assumiu o compromisso de contribuir para o sucesso do Fórum, mobilizando pesquisadores para palestras sobre o tema e competências que possam estar voltadas ao apoio logístico e técnico do evento, entre outras ações. Indicou os chefes da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), Elísio Contini, e da Assessoria de Relações Nacionais (ARN), Moacyr José Vaz de Sousa, como interlocutores da Embrapa junto à comissão.

O Globe International, representado por Adam Matthews, é um fórum consultivo de parlamentares criado em 1989, na Inglaterra, para discussões entre parlamentares e a sociedade civil na busca de soluções na área de meio ambiente. É uma das instituições responsáveis pela organização do evento de fevereiro de 2008. O Fórum de Mudanças Climáticas envolve parlamentares do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Rússia) e do Brasil, Índia, China, África do Sul e México, os cinco maiores países em desenvolvimento.

A comitiva brasileira é formada pelos senadores Renato Casagrande (PSB/ES) e Cícero Lucena (PSDB/PB) e pelos deputados Antonio Palocci (PT/SP) e Augusto Carvalho (PPS/DF), além da senadora Serys Slhessarenko (PT/MT). Adam Mathews veio da Inglaterra para tratar da realização do Fórum. Visitas estão sendo feitas a várias instituições consideradas estratégicas para a realização do evento, como a Embrapa.
Marita Féres Cardillo
Assessoria de Comunicação

+ Mais

Gestão ambiental rural na Amazônia é tema de seminário

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), participa de debate sobre incentivos à atividade rural sustentável na Amazônia. Promovido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o seminário Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: Desafios e Oportunidades acontece nos dias 21 e 22 de agosto na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá.

A diretora-executiva da Embrapa, Tatiana de Abreu Sá, fará palestra sobre a pesquisa agropecuária como contribuição para aplicação de instrumentos econômicos à gestão ambiental. Segundo a diretora, a idéia é apresentar alguns instrumentos regulatórios que estimulem as operações de financiamento a atividades agrícolas ambientalmente sustentáveis.

Serão apresentados ainda diversos instrumentos para o estímulo a um modelo de atividade rural que reduza o avanço contínuo sobre a floresta nativa, com vistas a sugerir políticas e ações de governo e iniciativas no âmbito do Conama.
Juliana Freire

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.