Panorama
 
 
 

GOVERNO DO PARANÁ LANÇA EM FOZ DO IGUAÇU PROGRAMA INÉDITO DE RECOLHIMENTO DE VIDRO

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Agosto de 2007

24/08/2007 - A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos iniciou nesta quinta-feira(23), em Foz do Iguaçu, um Programa de Coleta Seletiva de vidro inédito no país, segundo avaliação da Associação Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), que será parceira na ação. O projeto faz parte do Programa Desperdício Zero.

O trabalho deverá retirar do aterro sanitário de Foz 150 toneladas de vidro geradas mensalmente pela cidade e, posteriormente, cinco mil toneladas de vidro geradas e destinadas irregularmente em todos os demais municípios do Paraná. Além disso, a ação evitará a reutilização das embalagens de vidro para a falsificação de produtos como, por exemplo, bebidas alcóolicas na região da fronteira.

“O Paraná merece um aplauso porque o trabalho iniciado hoje em Foz do Iguaçu é único no Brasil. Temos muitas iniciativas de reciclagem no país mais nenhuma delas atua de maneira tão contundente na educação ambiental e conscientização das pessoas, envolvendo ainda as indústrias. Queremos estar presentes em todos os municípios do Paraná nesta parceria”, declarou o superintendente da Abividro, Luciem Belmonte.

O superintendente esteve ao lado do secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, no “1o Vidraço” promovido na Praça Mitre, em Foz, onde cerca de 2,5 mil moradores e alunos das escolas públicas puderam conhecer desde a produção até o processo de reciclagem do vidro.

“Toda a política de recolhimento de lixo deve ter uma logística e a nossa meta é conscientizar a sociedade a separar o resíduo e, ao mesmo tempo, aproximar grandes geradores das empresas recicladoras, aumentando a rentabilidade do produto\", explicou o secretário Rasca Rodrigues.

LOGÍSTICA – O coordenador do Programa Desperdício Zero, Laerty Dudas, destacou que as parcerias são fundamentais para o sucesso da ação. Como exemplo ele citou o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihoteis), de Foz, que irá separar o vidro gerado nos estabelecimentos comerciais.

“Em contrapartida, a empresa Ambiental Vitare/Mercofrigue – licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), fará a coleta sem custo algum para a população ou para os estabelecimentos. Posteriormente os cacos de vidros serão enviados às indústrias vidreiras associadas à Abividro para produção de novas embalagens e produtos”, detalhou Dudas. Com o inicio da campanha espera-se criar pontos voluntários de coleta de vidro, inclusive em parceria com as prefeituras.

REDUÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS - “Não queremos eliminar todo o lixo que é enviado aos aterros, e sim o desperdício. O vidro se destaca por ser uma material 100% reciclável e para isso não precisa estar em sua forma original, pois os cacos podem ser transformados em novas embalagens”, declarou o secretário Rasca Rodrigues.

Segundo ele, outra grande contribuição da reciclagem do vidro está na redução do consumo de matérias-primas naturais e não-renováveis, pois 72% do vidro é feito de areia e 28% de outros minerais como o calcário, que com a ação do calor transformam-se em vidro.

“Utilizando cacos em sua confecção podemos preservar em 90% os recursos naturais consumidos e ainda, ao diminuir o tempo de fusão, podemos economizar 30% de energia”, destacou o secretário.

CIRCUITO DO VIDRO – Durante o “1o Vidraço” a comunidade pôde ver a simulação da produção de vidros, onde técnicos da Abividro produziam o mascote “caquinho”, como aquecimento do material. Por meio de apresentações teatrais os participantes puderam aprender sobre a separação do vidro e problemas causados pela indústria da pirataria. Técnicos da Abividro estavam presentes simulando o processo chamado “soprado soprado” (blow and blow) onde a embalagem é formada através do ar comprimido.

A diretora da Escola Municipal Parigot de Souza, Viviane Marques, elogiou as ações de estímulo à reciclagem que vem sendo promovidas pelo governo em Foz. “Depois do ‘Pastelaço’ começamos a recolher óleo de cozinha na escola e agora faremos o mesmo com o vidro que pensávamos ser um problema sem solução”, declarou a diretora ao levar os 408 alunos de sua escola para percorrer o circuito do vidro.

NÚMEROS - O Brasil hoje recicla 45% das embalagens produzidas, isso significa uma quantia de 390 mil ton/ano. Esse número ainda é simbólico uma vez que países como Alemanha e Suíça chegam a reutilizar mais de 80% de suas embalagens.

+ Mais

Ciclo do vidro será mostrado em praça no centro de Foz do Iguaçu

23/08/2007 - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participa nesta quinta-feira (23), às 8h30, em Foz do Iguaçu do “Vidraço”, que mostrará todo o ciclo do vidro, desde a produção até sua reciclagem, com o objetivo de reduzir o volume de vidro que chega aos aterros sanitários. “Precisamos lembrar que o vidro é 100% reciclável e pode ser reaproveitado infinitas vezes”, disse o secretário.

De acordo com Rasca, Foz será o ponto de partida da ação, que, através de parcerias, vai criar locais de coleta voluntários, de onde o material será encaminhado à indústria responsável por fazer a reciclagem.

Durante o dia alunos de escolas municipais e pessoas da comunidade poderão percorrer - acompanhados de monitores treinados por técnicos da Secretaria e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – o circuito de produção do vidro, montado na praça Mitre. Técnicos da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) farão miniaturas do mascote do evento, o “Caquinho”, que será dado aos participantes.

TONELADAS – A iniciativa é do programa Desperdício Zero da Secretaria do Meio Ambiente e conta com o apoio da Abividro e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihotéis) do município. De acordo com dados da associação técnica, estima-se que o consumo mensal de vidro em Foz do Iguaçu seja de 150 toneladas. Já no Paraná o volume pode chegar até 5 mil toneladas por mês.

Segundo Stefan Jacques David, consultor de reciclagem da Abividro, o Paraná é pioneiro em ação deste porte. “É o Estado que se destaca por realizar ações inteligentes em prol do meio ambiente. O Vidraço é mais uma iniciativa inteligente do governo paranaense ao estimular os setores econômicos locais e toda a comunidade a adotarem uma postura ecologicamente correta”, comentou David.

De acordo com o coordenador do Programa Desperdício Zero, Laerty Dudas, através da implantação de uma política reversa será possível coibir o reuso indevido das garrafas de vidro e acabar com a pirataria, por exemplo, de bebidas alcoólicas, como o whisky. “Existe um mercado que reutiliza garrafas para a falsificação de produtos estrangeiros. Ao encaminharmos o vidro à indústria recicladora ele é transformado em caco e diminui essa prática ilícita” informou. Além disso, o transporte do material fica mais barato, pois o volume diminui.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.