Panorama
 
 
 

MINISTRA DEFENDE EQUAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

23/08/2007 - Aida Feitosa - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou nesta quinta-feira (23), em Brasília, do painel sobre a relação entre desenvolvimento econômico sustentável e meio ambiente, promovido pela Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB). No evento, a ministra defendeu que um projeto de empreendimento deve ser viável tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.

Na avaliação de Marina Silva, o discurso sobre a necessidade de compatibilizar desenvolvimento econômico com meio ambiente já foi superado. Isso por que, explicou ela, a idéia de compatibilização pode sugerir que o crescimento econômico e as questões ambientais estão em lados opostos: "Ao contrário, entendo que ambos fazem parte da mesma equação".

O licenciamento ambiental, conforme a ministra, é um instrumento importante nessa relação. Ele permite que a inserção da questão ambiental nos projetos de empreendimentos gere benefícios para todos os segmentos da sociedade, inclusive para o setor de infraestrutura. No licenciamento, acrescentou ela, as empresas cumprem exigências ambientais e, em conseqüência, melhoram seus desempenhos no mercado.

"Quando assumi o governo, em 2003, processos judiciais envolviam 45 hidrelétricas e agora não há nenhum. No quadro efetivo da área de licenciamento, eram apenas 7 pessoas. Hoje são 127, sendo 90% servidores do Ibama, com mestrado e doutorado", relatou a ministra, referindo-se ao esforço do poder público na melhoria da gestão administrativa. Marina Silva ainda citou ações para dinamizar a gestão ambiental que estão em andamento, como a regulamentação do artigo 23 da Constituição Federal, que trata das competências dos municípios, estados e da União na gestão ambiental; ou a definição de uma nova metodologia para o cálculo da compensação ambiental.

No evento, o presidente da ABDIB, Paulo Godoy, disse que grande parte da responsabilidade sobre a conservação do meio ambiente pertence as empresas. "Não há empreendimento que não tenha impacto ambiental. O que temos a fazer é trabalhar para que esse impacto seja o menor possível", destacou. Para Godoy, se a iniciativa privada dedicar-se a preservar o meio ambiente, o poder público poderá se concentrar cada vez mais no combate aos empreendimentos irregulares, às invasões e aos desmatamento.

+ Mais

Ministra recebe jovens cientistas

23/08/2007 - Grace Perpetuo - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu nesta quinta-feira (23) uma comitiva de estudantes premiados nas três últimas edições do tradicional Concurso Cientistas do Amanhã.

Acompanhados de seus respectivos orientadores, cinco dos seis jovens laureados nos últimos três anos foram recepcionados pela ministra em seu gabinete - entre elas Leandro Grespan, 17, de São Paulo, premiado em 2005 pela criação de um sonar; Ramon Vieira Santos, 19, do Rio Grande do Sul, em 2006, por seu laboratório de química virtual; Suelen Terre, 18, do Paraná, no mesmo ano, por uma pesquisa sobre a poluição rural; e os vencedores deste ano Rodrigo Franco Ferreira, 17, do Paraná, e Nathany Almeida, 16, de Osasco - por uma pesquisa em biologia molecular e por uma investigação histórica sobre uma greve operária realizada em sua cidade em 1968, respectivamente.

A ministra mostrou-se gratificada pela visita e parabenizou os jovens "pelo empenho e pela paixão". "Eu é que sou premiada, porque com vocês estou revisitando minha própria capacidade de sonhar quando jovem", disse. E acrescentou: "Essa junção do pragmatismo com o sonho é o que muda a História".

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC/Unesco), o concurso comemora este ano sua 50ª edição e tem como principal objetivo despertar nos jovens - da 6ª à 8ª séries do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio - a vocação pela pesquisa científica. São contemplados estudos inéditos que busquem identificar respostas para problemas locais e atuais por meio de pesquisas em Ciências Exatas, Naturais, Humanas e Sociais. Todo ano, dois estudantes recebem o prêmio.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.