Panorama
 
 
 

PROJETO AMBIENTAL ESTRATÉGICO “AQÜÍFEROS” É LANÇADO EM BAURU

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2007

22/08/2007 - O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, lançou oficialmente nesta quarta-feira, 22/08, o Projeto Ambiental Estratégico “Aqüíferos”, durante a abertura da II Jornada Aqüífero Guarani, que se realiza nestes dias 22, 23 e 24, no Teatro Municipal “Célia Lourdes Alves Neves”, em Bauru. “O Projeto Aqüíferos vai tratar a questão com metas, objetivos e prazos definidos, tornando a ação do Estado muito mais efetiva”, declarou o secretário.

Também na abertura do evento, o prefeito de Bauru, Tuga Angerami, ressaltou que a II Jornada Aqüífero Guarani não é um movimento isolado, mas sim um acontecimento de consistência, parte integrante de um processo que não tem término. “A sociedade sente na própria pele as consequências dos impactos ambientais e é por conta disso que Bauru tem procurado cumprir as obrigações ambientais, como a adesão ao Projeto Município Verde”, afirmou Angerami, referindo-se a outro dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado.

Para Ricardo Vedovello, diretor do Instituto Geológico (IG) e coordenador do Projeto Aquíferos,
o objetivo é que os diagnósticos realizados pelo instituto possam originar mais resultados, caminhando para uma gestão integrada, e tecnicamente embasada, dos aqüíferos. “A idéia é articular todos os órgãos da Secretaria do Meio Ambiente que atuam com águas subterrâneas, para proteger o aqüífero, em três principais frentes: geração de conhecimento a respeito da disponibilidade e da dinâmica da água; pesquisa e identificação de áreas críticas e sensíveis ao impacto do uso e ocupação do solo; e fornecimento de suporte e embasamento técnico aos Comitês de Bacias Hidrográficas quanto à cobrança do uso da água”, explicou Vedovello.

Ao final da abertura, o prefeito de Bauru reivindicou, ainda, ao secretário, que o Estado só transfira a competência do licenciamento ambiental ao município com o repasse de recursos e que a Agência Ambiental Paulista, quando criada, possua uma regional na cidade de Bauru.

Evento vai até sexta-feira

A “II Jornada Aqüífero Guarani – Década Brasileira da Água (2005-2015)” está sendo realizada até o próximo dia 24 de agosto, com o objetivo de discutir e ampliar as informações sobre a importância do aqüífero, apresentar os resultados parciais do “Projeto Aqüífero Guarani” e envolver as unidades de gestão de 16 comitês de bacias hidrográficas, nas iniciativas de utilização e proteção do aquífero. O evento é destinado aos representantes dos órgãos municipais e estaduais de recursos hídricos, entidades da sociedade civil, usuários dos recursos hídricos, profissionais interessados no assunto e o público em geral.

O encontro faz parte do projeto Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Aqüífero Guarani, é promovido pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré – CBH-TJ, Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Batalha – CBH-TB, Secretaria de Saneamento e Energia – SSE / Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, e Secretaria do Meio Ambiente – SMA / Coordenadoria de Recursos Hídricos - CRH, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e Instituto Geológico – IG, além de contar, também, com o apoio da Prefeitura de Bauru e o Departamento de Água e Esgoto – DAE municipal.
Texto: Valéria Duarte
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.