Panorama
 
 
 

ESTADO RECEBE DOAÇÃO DE ARAUCÁRIAS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Agosto de 2007

(28/08/2007) A solenidade de doação de 200 mil mudas de araucária que a Camargo Corrêa fez para o RS ocorreu na tarde de quarta-feira (28) na Casa Branca, na Expointer.

A Camargo Corrêa é uma das maiores construtoras do Brasil e com a ação coloca em prática sua política de preservação ambiental. O trabalho iniciado em Santa Catarina está dentro da filosofia de sustentabilidade que a empresa faz questão de promover. Tendo, inclusive, um programa de educação ambiental dirigido aos funcionários durante o expediente.

O Termo de Doação teve a assinatura da governadora, Yeda Crusius; do Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes; do diretor da Camargo Corrêa, Marco Antonio Bucco e do deputado federal, Cláudio Diaz.

As araucárias serão distribuidas aos municipios gaúchos através do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), ógão ligado a Secretária Estadual do Meio Ambiente. Os municípios são: André da Rocha, Antonio Prado, Gramado, Guabijú, Guaporé, Jaquirana, Marau, Montauri, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Bassano,Protásio Alves, São Jorge, São Domingos do Sul, Vanini, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata e Alto Jacuí ( Cooperativa Cotrijal).
A iniciativa representa a recomposição de araucária no Estado, bem como a luta contra o aquecimento global com a retirada de 120 mil toneladas de gás carbônico da atmosfera, considerando o tempo de 20 anos para cada árvore plantada.
Para o governo, é o compromisso e a responsabilidade com a qualidade de vida, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Também participaram do evento a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini; o diretor de meio ambiente da Camargo Corrêa, Eduardo Peixoto; o superintendente de projetos de energia da referida empresa, Marcelo Girardello e o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, Luiz Alberto Mendonça.

Após a assinatura os presentes assistiram ao plantio de uma muda de araucária no jardim da Casa Branca.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto : Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Comitê de Bacia do Rio Tramandaí discute ações de gestão ambiental

(31/08/2007) O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí debateu nesta quinta-feira (30) no plenário da Câmara Municipal de Tramandaí seu plano de ação para atingir o enquadramento previsto na gestão de recursos hídricos do Estado. A reunião inseriu-se na programação do III Encontro Regional de Capacitação de Agentes Prevencionistas do Programa Pró-Mar-de-Dentro, que se realiza nesta sexta-feira (31), a partir das 08h30min, na Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT).
Presente ao encontro, o secretário-executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Paim, frisou que até o final de setembro será realizada licitação para contratação de consultoria que irá atuar na elaboração dos Termos de Referência para cada comitê de sete Bacias Hidrográficas do Estado, entre elas a do Rio Tramandaí, conforme iniciativa do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), atendendo determinação do secretário Otaviano de Moraes.
Segundo a presidente do Comitê, Luciana Baldasso, representante da Associação dos Geógrafos Profissionais (AGF), no próximo encontro marcado para 13 de setembro será discutido o plano de trabalho para a Bacia.

A Coordenadora do Programa Pró-Mar-de-Dentro, arquiteta Maria Elisabete Farias Ferreira salientou a necessidade da integração com o Comitê de Bacia para o gerenciamento ambiental compartilhado, que se baseia no tripé gestão local, gestão de recursos hídricos e educação ambiental como instrumento.
Assimpren/Fepam
Jornal.Eliane do Canto

+ Mais

Entidades se mobilizam em defesa da água e apresentam tema da Semana 2007

(27/08/2007) A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental/Seção Rio Grande do Sul (Abes/RS) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) apresentam nesta terça-feira (28) o tema e a marca da XIV Semana Interamericana e VII Semana Estadual da Água, que ocorrerão de 6 a 13 de outubro de 2007.

O lançamento acontecerá às 14 horas no auditório da Sema (Rua Carlos Chagas, 55 – 11º andar) na mesma ocasião em que os organizadores estarão elaborando mais uma reunião preparatória às inúmeras atividades que estão sendo programadas para a Semana da Água.

O encontro é aberto a todos os interessados e já reúne representantes de órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades, empresas, clubes de serviço, escolas e representações da sociedade, que vêm participando das edições anteriores da Semana da Água e também novos parceiros.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Evento na Casa da RBS mobiliza setor arrozeiro gaúcho

(27/08/2007) O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, foi o moderador de um evento promovido pela Casa da RBS, nesta segunda-feira (27) na Expointer.

Com o nome Arroz Irrigado: Produtividade, Qualidade e Sustentabilidade o painel destacou como a conscientização dos produtores de arroz está contribuindo para um aumento da qualidade da lavoura.

Otaviano Moraes enfatizou a responsabilidade de toda a sociedade em garantir a sustentabilidade pensando nas gerações futuras. E adiantou a resolução de uma demanda antiga que diz respeito à portaria publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, que altera o critério de licenciamento ambiental para o arroz. A partir de agora o orizicultor pagará pela área irrigada e não mais pela irrigável. Medida esta que reduz consideravelmente o custo do licenciamento.

No painel, o presidente do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Maurício Miguel Fischer, disse que através da transferência de tecnologias, houve avanços significativos no cultivo e incremento de produtividade. Fischer destacou a redução do uso da água e a otimização dos custos com uma produção mais limpa. Essa produção consiste em um tratamento diferenciado para gerar o mínimo de impacto ambiental. E acrescentou que somos usuários da água e não consumidores, referindo-se ao retorno da água aos mananciais após o processo de produção de arroz.

Participaram do painel, Renato Rocha, presidente da Federarroz; Ivo Melo, diretor do Departamento de Recursos Hídricos da SEMA; Ivo Lessa, presidente da Comissão de Recursos Hídricos da Farsul; Alexandre Saltz, promotor público; Francisco Schardong; e Vera Mussoi, pesquisadora do Irga.

Após o evento, Otaviano Moraes esteve no estande da Sema no Pavilhão Internacional e cumpriu agenda nos veículos de comunicação Band, Pampa e Record para uma visita cortesia.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto : Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Deputado Matteo Chiarelli se reúne com Otaviano Moraes

(27/08/2007) Nesta segunda-feira (27) o deputado federal Matteo Chiarelli esteve em visita a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Chiarelli recentemente assumiu a Câmara Federal e no encontro com o secretário Otaviano Moraes, mostrou a disponibilidade de associar-se na luta de preservação do meio ambiente.

Natural de Pelotas/RS, Chiarelli expôs sua vontade de defender os interesses da Zona Sul do Estado. Para isso pretende dar continuidade a alguns projetos como o da silvicultura que mudará o perfil geográfico da região. O deputado ressaltou a importância desta questão florestal, pois a silvicultura representa, especialmente para a região, uma oportunidade de desenvolvimento após um período de depressão econômica.

Outra iniciativa é incrementar atividades relacionadas com o desenvolvimento regional através da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), projeto de criação de seu pai, o ex-deputado federal e ex-senador, Carlos Chiarelli. No âmbito federal, o deputado disse que entre as prioridades está a luta contra o aumento da carga tributária.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto: Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Ampliação do aeroporto Salgado Filho começa a tomar forma com Termo de Referência

(28/08/2007) Foi assinado nesta terça-feira (28) na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Termo de Referência para a ampliação do Aeroporto Salgado Filho.

Este termo é um indicador dos caminhos a serem seguidos pela Infraero no processo de ampliação da pista do aeroporto quanto à questão dos estudos de impacto ambiental.

Com a apresentação dos primeiros estudos a Fepam tem a expectativa de expedir a licença prévia o mais breve possível, dada a importância do empreendimento. Esta licença atesta a viabilidade ambiental do empreendimento.

O Termo de Referência foi assinado pelo superintendente da Infraero, Marco Aurélio Franceschi, na presença do secretário Otaviano Moraes, da diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, do secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, e de Eduardo Braghirolli.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto: Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Tramandaí recebe, pela primeira vez, Programa Pró-Mar-de-Dentro

(29/08/2007) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa Pró-Mar-de-Dentro, estará realizando eventos em Tramandaí na quinta (30) e sexta-feira (31).

Uma reunião com os Prefeitos da área de abrangência do Pró-Mar-de-Dentro terá início às 19h, na Sociedade Amigos de Tramandaí /SAT
(Rua da Igreja nº 624).

O foco do encontro é a gestão ambiental compartilhada entre o Estado e os Municípios, visando operacionalizar a descentralização do licenciamento de impacto local. Na Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas apenas nove municípios estão habilitados ao licenciamento ambiental: Santo Antônio da Patrulha, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul, Pelotas, Aceguá, Bagé, Canguçu, São Lourenço e Camaquã.

A reunião com os prefeitos tem o objetivo de motivá-los a se inserirem no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS) e no Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC) da Secretaria do Meio Ambiente. “A mobilização também envolve ações referentes especificamente a recursos hídricos”, destaca a coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro, Maria Elisabete Ferreira.

O encontro com os prefeitos será precedido de uma reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, às 14h, no mesmo local.

Já na sexta-feira (31), entre 8h30min e 17h30min, será realizado o III Encontro Regional de Capacitação de Agentes Prevencionistas do Pró-Mar-de-Dentro, também no auditório da Câmara de Vereadores. Deverão estar na abertura o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Otaviano Moraes; o prefeito de Tramandaí, Edegar Rapach; o presidente da Câmara, Enio Constante; e a Promotora de Justiça de Tramandaí, Luciana Cano Casarotto.

O Encontro, com inscrição gratuita no local, é dirigido a técnicos e gestores municipais e estaduais e conselheiros municipais de meio ambiente, educação, saúde e áreas afins; diretores, professores e representantes dos alunos, pais e funcionários das escolas públicas das três redes de ensino; membros dos Comitês de Bacias; lideranças comunitárias; representantes de ONGs socioambientais, de instituições de ensino e pesquisa, do terceiro setor e da iniciativa privada.

Os painéis mostrarão a gestão ambiental compartilhada na área do Pró-Mar-de-Dentro e, ainda, a tríade água, saúde ambiental e gestão do meio ambiente. Como palestras estão programados temas sobre o diagnóstico e a elaboração de projetos socioambientais e experiências municipais e regionais na região Hidrográfica das Bacias Litorâneas. A programação ainda conta com uma oficina de identificação de problemas e potenciais socioambientais de referência para projetos demonstrativos.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Programa incentiva a produção de leite e carne em pasto irrigado

(29/08/2007) Em parceria com a CaixaRS foi assinado hoje (29), na Expointer, protocolo do programa de produção de leite e carne em pasto irrigado.

O projeto permite que a Secretaria da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, e Emater promovam a produção de pasto irrigado. A conseqüência da medida é um aumento da produção leiteira para atender a demanda de consumo. Ao mesmo tempo em que propicia uma oferta de carne diferenciada pelo aproveitamento do terneiro macho.

Por experiência de produtores que já utilizam o processo, a grande vantagem do uso de pasto irrigado na pecuária é um considerável aumento de renda e produtividade.

Segundo orientações das Nações Unidas, a água é considerada um elemento essencial para um ecossistema saudável e para qualquer forma de desenvolvimento sócio-econômico. É necessário enfatizar o uso eficiente de todas as fontes de água (superficial, subterrânea e da chuva), bem como as estratégias de alocação da água que maximizem os retornos econômicos e sociais, atendendo prioritariamente as necessidades dos seres vivos e do meio ambiente. E isso implica em aumentar o retorno de qualquer investimento que se faça e que utiliza a água como um insumo fundamental.
EStudos têm demonstrado que o fator multiplicador na pecuária, quando utiliza pastegens e sistemas de manejo adequados, é relevante, especialmente quando se trata de pecuária de leite. A Emater desenvolveu inúmeros trabalhos demonstrando que a produção de leite a pasto é a maneira mais econômica de inserção do produtor de leite no mercado.

O evento teve local no auditório da Federacite com a presença de autoridades, entre elas do Secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes; do Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Fagundes Machado, do Secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Nelson Proença, e da presidente da CaixaRS, Suzana Kakuta.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto : Jornalista Lúcia Camargo
+ Mais

Encontro busca alternativas para alavancar turismo na Ilha da Pólvora

(29/08/2007) Em reunião ocorrida na Secretaria Estadual do Meio Ambiente nesta quarta-feira (29) foram discutidas maneiras de revitalizar um dos locais mais belos do Delta Jacuí, a Ilha da Pólvora.

A Secretária Municipal do Turismo, Ângela Baldino, o Assessor Jurídico da Secretaria do Turismo e vice-presidente da Federasul, Paulo Zago e a coordenadora de planejamento do escritório municipal de turismo, Maria Helena Muller, estiveram em audiência com Otaviano Moraes e Francisco Simões Pires (Secretário e Secretário adjunto do Meio Ambiente respectivamente) com o intuito de unir esforços na busca de encontrar atrativos que possam revitalizar o turismo local.

A Ilha da Pólvora está localizada no Parque Estadual Delta Jacuí possui 43 hectares recobertos por vegetação que engloba cerca de 50 espécies nativas. O ponto mais alto da ilha encontra-se a 60 centímetros acima do nível médio da Lagoa dos Patos. A Casa da Pólvora, um edifício neo-colonial, constitui-se numa atração a parte que o lugar reserva ao visitante.

Pela sua biodiversidade, a ilha também se destaca por ser um excelente centro de pesquisa, onde são desenvolvidos trabalhos de graduação e pós-graduação sobre vegetação, crustáceos, aves e roedores.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto: Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Sema prestigia posse da diretoria da Abes/RS

(30/08/2007) O Secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires, representando a Governadora Yeda Crusius, prestigiou a posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental/Seção RS (Abes/RS) nesta quinta-feira (30). A solenidade ocorreu no Hotel Everest, em Porto Alegre. O Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, ficou impossibilitado de comparecer devido à agenda junto à Governadora.

O presidente Geraldo Portanova Leal foi reconduzido ao cargo para mais dois anos de mandato. A vice-presidência está com Ellen Martha Pritsch. Ocupam diretorias Maria de Lourdes Wolff, Deisy Maria Batista, Sidnei Gusmão Agra e Mariângela Corrêa Laydner. Primeira e segunda secretárias, respectivamente, são Jussara Kalil Pires e Jussara Neves. A 1ª tesoureira é Maria Lúcia Coelho Silva e o 2º tesoureiro é Paulo Robinson Samuel. Os membros dos Conselhos Diretor, Fiscal Estadual e Consultivo também foram empossados.

A Abes foi fundada em 1966 como organização não-governamental destinada a desenvolver atividades relacionadas ao saneamento básico. “É um prazer participarmos da sociedade gaúcha, dando nossa contribuição por meio da Abes”, expressou o presidente Geraldo Leal. Ele destacou que uma das atividades que mais mobiliza a sociedade é a Semana da Água, realizada em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que neste ano acontecerá de 6 a 13 de outubro. “Água boa para todos e para sempre é o tema deste ano, baseado no tripé de sustentação: qualidade, quantidade e perpetuidade”, disse.

O Secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires, afirmou que o Estado reconhece na Abes as grandes modificações propostas pela entidade na área de saneamento ambiental. “Reconhece a sua capacidade de produção e sua capacidade científica, assegurando para todo aquele que trabalha no plano ambiental o caráter da informação, mas sobretudo, implantando uma mudança de comportamento”, falou Simões Pires. “O Estado, a Sema e a Abes são ótimos parceiros para o desenvolvimento do ambiente equilibrado. Temos que ser parceiros nas ações e solidários nas pretensões, nos sonhos e nos resultados”, enfatizou o Secretário adjunto da Sema.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Comitê Gravataí reivindica Plano de Bacia

(30/08/2007) A elaboração do Plano da Bacia do Rio Gravataí foi tratado nesta quinta-feira (30) na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Representando o Secretário Otaviano Moraes, o Secretário adjunto, Francisco Simões Pires, e a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini mantiveram reunião com o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Maurício Colombo e a secretária executiva do Comitê, Ada Piccoli. Também participaram representantes de diversas categorias do Comitê que compõem a Comissão Permanente de Assessoramento do Comitê.

Eles reivindicaram a liberação de valores previstos no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) para que sejam iniciadas as etapas A e B do Plano de Bacia do Rio Gravataí. O Secretário adjunto, Simões Pires, que também é o secretário executivo do FERH, garantiu que verificará junto à seccional da Contadoria-auditoria Geral do Estado (CAGE) a viabilidade de liberação dos recursos.

Na reunião foi citada a importância da criação do Plano de Bacia do Gravataí, inclusive em função da Portaria Nº 95/2006 da Fepam que não permite licenciamentos de novos empreendimentos ou ampliações de atividades naquela bacia sem esse instrumento de gestão.

A elaboração dos Planos de Bacias está prevista na Lei Gaúcha das Águas (10.350/94). Os Planos são um dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos, permitindo o planejamento do uso racional das águas, a fim de evitar conflitos entre os usos atuais e também prevenir futuros problemas de escassez ou de comprometimento da qualidade dos mananciais.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Preocupação com o meio ambiente leva muitos visitantes ao estande da Sema

(27/08/2007) Nem mesmo o tempo chuvoso ofuscou a abertura da Expointer 2007 no sábado (25) com a presença da governadora Yeda Crusius e autoridades. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente esteve representada pelo Secretário Adjunto, Francisco Simões Pires.

A maior feira de agronegócios da América Latina, em sua 30ª edição, conta com a presença de 161 municípios do RS, sete estados (Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina) e quatro expositores do Uruguai.

O estande da Sema, localizado no Pavilhão Internacional, oferece a quem estiver por lá, informações relevantes sobre questões ambientais. Aliás, esta preocupação esteve na pauta dos visitantes que procuraram o estande neste fim de semana. A Sema registrou a presença de empresários, representantes de municípios, agências de turismo e produtores rurais interessados em obter esclarecimentos sobre manejo de vegetação, utilização da água para irrigação, suinocultura, licenças ambientais e sobre as Unidades de Conservação. Uma das maiores dúvidas dos produtores rurais é de como eles e a comunidade em que vivem devem agir em relação à compra de terras. Se a terra comprada poderá ser usada, se ela não se encontra dentro de alguma unidade de conservação.

Após a cerimônia de abertura, o estande da Sema recebeu a ilustre visita da governadora que elogiou a organização e seleção do material a disposição do público. Na ocasião, Niro Pieper, coordenador do programa Siga, fez uma explanação sobre as ações da secretaria. No domingo (26) foi à vez de José Carlos Breda, da Casa Civil. Assim como representantes da empresa norte-americana Hoffland Environmental, Inc. que faz investimentos em propriedades suínicolas para gestão de dejetos de suínos e manejo da água. Outras secretarias também prestigiaram o estande da Sema durante todo o final de semana.

Além de informações técnicas sobre educação ambiental, áreas de preservação, licenças e demais questões relacionadas ao meio ambiente, a Sema está disponibilizando mudas nativas para quem se interessar.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto: Jornalista Lúcia Camargo

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.