Panorama
 
 
 

FALTA DE RECURSOS COLOCA EM RISCO SEGURANÇA NUCLEAR MUNDIAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2007

30 de Agosto de 2007 - Equipe do Greenpeace avalia nível de radiotatividade na região da usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa, no Japão. Matéria publicada pela revista The Economist revela que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não tem condições de fiscalizar as usinas nucleares existentes – muito menos as que virão. A situação atual é a seguinte: 31 países já operam com reatores nucleares e, desde 2005, outros 15 demonstraram interesse em produzir esse tipo de energia. O aumento na demanda só facilita a possibilidade de desvio de material nuclear, durante seu transporte ou descarte, e a AIEA não tem estrutura para fiscalizar todo esse processo.

Um estudo realizado no Centro de Políticas de Não-Proliferação (NPEC) descobriu falhas de monitoramento nos sistemas de segurança utilizados. Em um novo relatório, o diretor do Centro, Henry Sokolski, argumenta que os inspetores nucleares das Nações Unidas recebem muito pouco pelo trabalho que devem executar. Além disso, os parâmetros de avaliação estariam desatualizados e alguns pontos seriam simplesmente impraticáveis.

A remuneração desses inspetores é o menor dos problemas. O estudo mostra que a quantidade de material nuclear utilizável para fins bélicos (seja urânio enriquecido ou plutônio separadamente), cresceu muito mais rápido do que os fundos disponíveis para a sua proteção. Novos métodos e tecnologias aumentaram a eficiência das inspeções, mas o diretor da AIEA, Mohamed EL Baradei, reclama que seus fundos não cobrem nem os custos atuais, chegando a pedir contribuições voluntárias, principalmente aos Estados Unidos. A única coisa que a Rússia e os Estados unidos concordam agora, é que a AIEA precisa de mais dinheiro.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.