Panorama
 
 
 

NORMAS PARA ADESÃO AO PROTOCOLO AGRO-AMBIENTAL SERÃO APRESENTADAS AO SETOR SUCROALCOOLEIRO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2007

29/08/2007 Com o objetivo de apresentar aos associados da UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, o Protocolo Agro-Ambiental do Setor Sucroalcooleiro Paulista, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, participou da reunião da entidade realizada em São Paulo no último dia 28/08. Graziano informou que as normas de procedimento que regulamentam a adesão ao protocolo já estão prontas e serão apresentadas ao setor no próximo dia 5 de setembro.

A reunião foi aberta pelo presidente da UNICA, Marcos S. Jank, que abordou, em linhas gerais, as questões ambientais que cercam a produção de cana no Estado de São Paulo como a queima da palha, o licenciamento ambiental, a norma técnica da vinhaça, a questão da reserva legal e a geração de energia a partir do bagaço e da palha de cana. Jank afirmou que a introdução da colheita mecanizada segue num processo crescente. Enquanto na safra 2006/07, foram colhidas 33% de cana crua, a safra de 2007/08 colheu 40%.

O Secretário da Agricultura e Abastecimento - SAA, João de Almeida Sampaio, também participou do encontro e ressaltou que o governo criou uma comissão de bioenergia no Estado, responsável por trabalhar treze temas que estão sendo discutidos por seis secretarias. Sampaio informou que a SAA é responsável pela proposta técnica sobre a qualificação e requalificação da mão-de-obra do setor sucroalcooleiro, que deverá atender as demandas decorrentes de mecanização da colheita e embasar a postura política que deverá ser tomada.

“Até pouco tempo, não era coerente colocar o secretário de Agricultura e do Meio Ambiente na mesma mesa para falar sobre cana-de-açúcar. A diferença, neste momento, é que este assunto está sendo tratado como assunto de governo” salientou Graziano. Ele disse que a adesão ao protocolo deverá ser feita rapidamente: “Isso é muito importante para fazer deslanchar o processo. Aderir será o primeiro passo, depois cada um apresentará o seu projeto. Essa agenda é inexorável e o setor pode participar desse processo de ambientalização, caso contrário irá apenas cumprir determinações”.

“O setor de cana é o que mais tem trabalhado na recuperação das matas ciliares, mas precisamos acelerar este processo”, prosseguiu. “No dia 22/9, vou regulamentar o projeto de Matas Ciliares e dar prioridade para o setor agroindustrial entrar nessa agenda. Quero pedir mais atenção de vocês nesta questão, pois este é um dos setores mais organizados do Estado. Uma das diretrizes do projeto é a definição da área de mata ciliar dentro de cada propriedade, é muito fácil vocês saírem na frente, mostrando quais são essas áreas. A usina que não aderir vai ficar para trás”, afirmou Graziano.

O secretário informou, ainda, que para destravar o processo de licenciamento ambiental, é muito importante a apresentação de projetos bem formulados. “As normas são muito rigorosas e a precariedade dos projetos apresentados empacam as análises. No momento, temos 15 EIA’s (Estudos de Impacto Ambiental) de destilarias sendo analisados. Destes, 6 estão aguardando informações complementares. Também temos 24 RAP’s (Relatório Ambiental Preliminar) em análise, sendo que 19 estão parados aguardando informações complementares dos interessados.

Em relação a liminar, dada por um juíz de Jaú, suspendendo as autorizações para queima da palha de cana na região, o secretário Sampaio informou que ainda nesta semana a SAA vai interpor um recurso para revogar esta liminar que ele afirmou ser impossível de ser atendida.
Texto: Cris Olivette
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.