Panorama
 
 
 

RELATÓRIO APONTA REDUÇÃO DO DESMATAMENTO E AUMENTO DE ÁREAS PROTEGIDAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

29 de Agosto de 2007 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Roosewelt Pinheiro/Abr - Brasília - O Grupo Giração se apresenta no lançamento do Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e da segunda edição do Prêmio ODM Brasil 2007. O prêmio foi criado pelo governo federal para incentivar ações que contribuam para que o país atinja até 2015 as oito Metas do Milênio estabelecidas por 191 nações em 2000.

Brasília - Dados do 3º Relatório de Nacional de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), divulgado hoje (29) pela Presidência da República mostram que o Brasil avançou em relação ao ODM de garantir a sustentabilidade ambiental, no cumprimentos de metas que tratam de questões como desmatamento, aquecimento global e acesso a saneamento básico e moradia.

O desmatamento da Amazônia caiu depois de sete anos, a taxa de perda anual de floresta caiu de 29 mil quilômetros quadrados em 1994 para 13 em 2006. Entretanto, o relatório aponta nos últimos 20 anos, o desflorestamento foi de 300 mil quilômetros quadrados – uma área maior que os estados do Rio Grande do Sul e Sergipe juntos.

Em contrapartida, segundo o relatório, o governo brasileiro aumentou o número de Unidades de Conservação, que entre 2002 e 2006 passou de 265 para 288 e já correspondem a 13% do território nacional.

Em relação ao consumo de clorofluorcarbonetos (CFCs) – gases que prejudicam a camada de ozônio – o Brasil reduziu em 90% o consumo dessas substâncias em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado.

Dados sobre saneamento básico apontam avanço de 7,5% no número de domicílios urbanos com acesso à rede de águas e inclusão de 3,5 milhões de famílias à rede de esgoto sanitário. Com a intensa urbanização nos últimos 60 anos, as condições de moradia dos brasileiros melhoraram, mas as desigualdades permaneceram. Enquanto a proporção de domicílios urbanos adequados é de 73,9% no Sudeste, não chega a 30% no Norte e o país ainda registra um déficit habitacional de 7,9 milhões, principalmente entre as famílias de baixa renda.

Durante a apresentação do relatório, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula disse que o cumprimento da meta de preservação ambiental depende de contratação de servidores.

Os Objetivos do Milênio foram criados em 2000 durante a Cúpula do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), em que 189 nações assumiram o compromisso de cumprir oito metas até 2015. São elas: erradicar a extrema pobreza e a fome, educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.