Panorama
 
 
 

SEMA INTERIORIZA GESTÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Agosto de 2007

(31/08/2007) O Programa Mar-de-Dentro iniciou nesta sexta-feira (31) o III Encontro de Capacitação dos Agentes Prevencionistas na Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT), visando compartilhar a gestão ambiental entre Estado e Municípios. Dentro da política pública traçada pelo secretário Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Otaviano Moraes, o secretário adjunto Francisco Simões Pires conduz a estratégia objetivando trocar e colher experiências de gestão ambiental com os municípios para o planejamento de ações concretas.

Conforme Francisco Simões Pires, está sendo elaborado um Plano Anual de Desenvolvimento Ambiental (PADA), com programas ambientais, planos de manejo, programas regionais e programas localizados para as demandas municipais. Também em elaboração o Plano Plurianual de Gestão Ambiental (PPGA) com metas de curtíssimo, médio e longo prazos, além do Plano Estratégico da Sema.

Para Francisco Simões Pires "não é possível fazer gestão ambiental sem a participação das comunidades, sem que haja o engajamento do setor público estadual e municipal, do setor privado e do terceiro setor".

Estão em fase de estruturação pela SEMA projetos de inclusão social do portador de deficiência física, com a qualificação e capacitação através da educação ambiental; projetos ambientais de recuperação da mata ciliar e projetos pontuais de conservação da água. Francisco Simões Pires também anunciou, dentro da inovação em gestão ambiental, projetos de educação ambiental contextualizados às necessidades regionais, além de cursos de qualificação para o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA) com formato acadêmico em curso de extensão.

INTERIORIZAÇÃO - Dentro deste objetivo estão sendo interiorizadas as reuniões do Programa Mar-de-Dentro, que abrange os municípios integrantes das Bacias Hidrográficas do Litoral Médio, do rio Camaquã, lagoas Mirim e São Gonçalo, do rio Tramandaí e do rio Mampituba. Ao todo, são 50 municípios atingidos pelo programa, que alcança uma população de cerca de 1,020 milhão pessoas em uma área de 63 mil metros quadrados.

No encontro, a coordenadora do Programa Pró-Mar-de-Dentro, arquiteta Maria Elisabete Farias Ferreira mostrou ações como a recuperação das dunas costeiras do Balneário do Cassino, em Rio Grande, com a construção de passarela sobre as dunas proporcionando recuperação e integração com o meio ambiente, entre outros projetos.

O coordenador do SIGA, Niro Afonso Pieper informou sobre a habilitação de 168 municípios à gestão ambiental de impacto local, seguindo-se exposição do diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, Luiz Alberto Mendonça, e o secretário executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Paim.

Presentes o presidente da Fundação Zoobotânica, Luiz Gheller;o gerente regional da Fepam no Litoral Norte, Mattos´Allém Roxo, gestores municipais e representantes do terceiro setor.
Assimpren/Fepam
Jornal. Eliane do Canto

+ Mais

Otaviano Moraes em Santa Cruz do Sul

(31/08/2007) O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, estará nesta segunda-feira, 03 de setembro, em Santa Cruz do Sul para a assinatura do convênio SEMA/FEPAM/PM.

O convênio tem como objetivo delegar competências da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM – ao município de Santa Cruz do Sul para a realização do licenciamento e fiscalização ambiental das atividades potencialmente poluidoras. Assim como estabelecer procedimentos no que diz respeito à preservação, conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.

No processo de licenciamento ambiental, Santa Cruz deverá realizar avaliação técnica prévia da atividade, emitir, se for o caso, a devida licença ambiental e fiscalizar o cumprimento dos termos da licença emitida. Com o convênio, estas ações passam a ser de inteira responsabilidade do município.

Entre as atribuições da FEPAM, está transferir informações e dados disponíveis referentes aos licenciamentos ambientais das atividades delegadas pelo convênio, bem como daquelas consideradas de impacto local pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA.

A audiência para a assinatura do convênio será realizada no gabinete do prefeito de Santa Cruz, José Alberto Wenzel, às 8 horas da manhã.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto : Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Reunião irá estruturar Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas

(31/08/2007) Acontece na próxima segunda-feira, dia 03 de setembro, na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Reunião de Estruturação do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, presidida pelo secretário Otaviano Moraes.

Nos últimos anos o tema aquecimento global vem ganhando espaço na mídia mundial, principalmente com as previsões de agravamento das condições climáticas e seus impactos segundo estudos científicos divulgados nos últimos relatórios do IPCC.

O Brasil é um dos 4 países que mais emitem gases de efeito estufa. E cerca de 70% desses gases vem do desmatamento, especialmente da Amazônia. A preocupação internacional com o efeito estufa afeta todo o planeta.
É preciso estar alerta sobre possíveis desvios de interpretação nos resultados obtidos em relatórios como os do IPCC e de outros estudos científicos. Portanto, faz-se necessário discutir exaustivamente o tema, através da atualização constante do conhecimento para estar preparado para responder às prováveis modificações do meio ambiente, induzidas pelas mudanças climáticas e saber a real dimensão dos riscos e impactos que teremos que enfrentar, especialmente para o Rio Grande do Sul.

Preocupada em fazer frente a esta situação e a relevância do tema “Aquecimento Global e Mudanças Climáticas”, e seu real impacto no RS, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através do decreto N. 45.098, de 18 de junho de 2007, implantou o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, para elaborar um cronograma de estudos e ações de políticas públicas acerca destas mudanças, com o intuito de provocar o debate e buscar soluções para sua minimização.

A finalidade do Fórum é criar um espaço permanente para discutir e propor planos de ações governamentais, incluindo setores de energia, transportes, indústria, agricultura, silvicultura e tratamento de resíduos.

Integram o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas:

I – Um representante dos seguintes órgãos:

Secretaria do Meio Ambiente;
Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais;
Secretaria de Infra-estrutura e Logística;
Secretaria da Fazenda
Secretaria do Planejamento e Gestão;
Secretaria da Educação;
Secretaria das Obras Públicas;
Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano;
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio;
Secretaria da Saúde;
Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água;
Casa Civil;
Casa Militar.

II – Representantes de instituições cientificas, públicas e privadas, assim como entidades da sociedade civil organizada, indicados pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente.
ASSECOM SEMA
Coordenação: Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Sema/Fepam intensifica ações integradas com prefeitos no Programa Pró-Mar-de-Dentro

(31/08/2007) Prefeitos da região de abrangência do Programa Pró-Mar-de-Dentro participaram na noite de quinta-feira (30) de reunião na Câmara Municipal de Tramandaí, com o objetivo de conhecer a gestão compartilhada entre o Estado e Municípios, visando operacionalizar a descentralização do licenciamento ambiental. A proposta da gestão compartilhada baseia-se no tripé de gestão local, gestão em recursos hídricos e educação ambiental como instrumento.

O secretário adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Francisco Simões Pires, que representou o titular da pasta, Otaviano Moraes, afirmou que o objetivo do governo Yeda Crusius e da atual gestão da Sema é o de implantar ações que tragam resultados efetivos com agilidade, honradez e objetividade.

Conforme Francisco Simões Pires, “chegou a hora de buscarmos soluções para a costa doce, porque em termos ambientais não há mais tempo, principalmente quando se fala em mudanças climáticas diante da ação do homem em seu ambiente”.

Os prefeitos, assessores e secretários municipais conheceram o Sistema Integrado de Ação de Gestão Ambiental (SIGA), programa da SEMA que conduz as ações para a habilitação dos municípios ao licenciamento ambiental de impacto local. Atualmente no Estado são 168 municípios habilitados.

O prefeito de Tramandaí, Edgar Rapacki enfatizou o interesse dos prefeitos dos municípios do Litoral Norte em praticar o licenciamento de impacto local de forma complementar à atividade que a Fepam exerce na região. Segundo ele, a preservação ambiental é fundamental para o Litoral Norte, tendo em vista que a natureza é na verdade o recurso econômico desta região.

Por sua vez, o prefeito de Osório, Romildo Bolzan salientou que o Litoral Norte é uma região ambientalmente frágil, por isso é preciso preservar o mar-de-dentro, ou seja, a água doce, devido ao crescimento populacional da região. As ações, segundo ele, necessitam ser pautadas preventivamente em saneamento e saúde, a fim de ser evitado o constante translado de pacientes aos hospitais de Porto Alegre.”Essas ações têm que ser visíveis e palpáveis”, finalizou Bolzan.

O Programa Pró-Mar-de Dentro abrange os municípios que integram as Bacias Hidrográficas do Litoral Médio, do rio Camaquã, lagoas Mirim e São Gonçalo, do rio Tramandaí e do rio Mampituba. Ao todo, são 50 municípios atingidos pelo programa, que alcança uma população de cerca de 1,020 milhão pessoas em uma área de 63 mil metros quadrados.

Participaram do encontro a coordenadora do Programa Pró-Mar-de-Dentro, arquiteta Maria Elisabete Farias Ferreira; o secretário-executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Paim; o coordenador do SIGA, Niro Afonso Pieper e o gerente regional do Litoral Norte da Fepam, Mattos´Allém Roxo.

Nesta sexta-feira, a partir das 08h30min, na sede da Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT), realiza-se o III Encontro Regional de Capacitação dos Agentes Prevencionistas do Programa Pró-Mar-de-Dentro.
Assimpren/Fepam
Jornal. Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.