Panorama
 
 
 

SISTEMA AMBIENTAL DISCUTE LICENCIAMENTO DA SUINOCULTURA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2007

27/08/2007 A suinocultura no Estado de São Paulo deverá ser licenciada pelo Sistema Ambiental. Uma reunião entre técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e representantes do setor discutirá sobre prática de “suinocultura sustentável”, como primeiro passo para o estabelecimento de normas de licenciamento dessa atividade, em função de seu grande impacto nos corpos d´água. A informação foi dada pelo secretário Xico Graziano, neste dia 27/08, durante palestra na abertura da XXXVII Semana Agronômica de Espírito Santo do Pinhal, onde falou sobre "Políticas Públicas do Estado de São Paulo no Setor Ambiental". O evento foi promovido pela Faculdade de Agronomia da Unipinhal, no município de Espírito Santo do Pinhal.

O secretário lembrou que a suinocultura hoje é controlada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, mas também será fiscalizada pelo Sistema Ambiental, dentro da proposta de integração da agenda ambiental com a agricultura. Graziano lembrou que a atividade agropecuária, principalmente por conta da escala, é impactante para o meio ambiente.

Durante sua fala, Graziano descreveu os avanços no ensino e no sistema de produção agrícola no Brasil. “Quando estudava na Esalq, a nossa preocupação era com a aplicação de agrotóxicos usados de maneira indiscriminada, com produtos como o BHC. Quase não se falava em ecologia e o controle integrado de pragas só foi iniciado anos depois ”. Os métodos usados no passado resultaram, no Estado de São Paulo, numa escala de desmatamento que deixou para o presente apenas 13,9% da vegetação nativa existente quando aqui chegaram os descobridores.

Essa é uma das razões por que a recuperação de cerca de 1,7 milhão de hectares de mata ciliar é uma prioridade do governo paulista. O secretário do Meio Ambiente reconhece que não é uma tarefa para ser concluída em uma gestão, mas sim em pelo menos 25 anos. A recompensa para as futuras gerações será um acréscimo de cerca de 50% na vegetação nativa existente hoje no Estado. Graziano está convencido de que essa meta só será atingida com o envolvimento das prefeituras, das ONGs, produtores e outros segmentos da sociedade.
Texto: AS
Foto: Zé Jorge e Nani Gois-SECS

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.