Panorama
 
 
 

USP PESQUISA SUBSTITUIÇÃO DE AMIANTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Desenvolvimento Industrial - 29/08/2007 - A Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), investiga o uso de diferentes fibras e resíduos agro-industriais (fibras de malva, banana, coco, sisal e eucalipto), além de resíduos siderúrgicos (escória de alto-forno) na fabricação de fibrocimento vegetal, uma alternativa para a substituição do amianto.

Coordenadas pelo professor Holmer Savastano Júnior, as principais frentes de pesquisa envolvem a seleção das fibras e sua adequação ao cimento, a determinação das propriedades mecânicas, físicas, químicas e microestruturais do novo material, além de estudos de envelhecimento para avaliação da durabilidade.

A USP já depositou duas patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Um dos pedidos de proteção foi depositado em maio de 2006 e resguarda um método para melhoria do comportamento mecânico de componentes de fibrocimento - mistura de cimento, fibras vegetais e sintéticas. A outra patente, depositada em 2002, solicita proteção intelectual do produto e dos processos de produção de uma telha de fibrocimento vegetal.

A solicitação da patente para a telha de fibrocimento vegetal mostra a consolidação de uma linha de pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 1996 pelo Grupo de Construções Rurais e Ambiência, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. O grupo surgiu na Escola Politécnica da USP e continua trabalhando em cooperação com seus pesquisadores. A meta dos estudos é a substituição do amianto, fibra mineral usada na fabricação de telhas e caixas d´água, entre outros componentes.

Além da Finep, as pesquisas contam com apoio financeiro de empresas e outras instituições financiadoras de pesquisa, como Fapesp, através do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare). Junto ao Habitare foram apoiados os projetos ´Desenvolvimento de tecnologia para fabricação de telhas de fibrocimento`, ´Sistemas de cobertura para construções de baixo custo: uso de fibras vegetais e de outros resíduos agroindustriais` e ´Tecnologia para fabricação de fibras acrílicas de baixo custo para produtos de fibrocimento`.

No caso da patente que resguarda a metodologia para melhoria do comportamento mecânico do fibrocimento, são inovações e modificações do processo Hatschek - o mais empregado na produção de chapas planas e telhas de fibrocimento para a construção civil. Este processo consiste em produzir chapas de fibrocimento compostas de diferentes camadas e que, ainda no estado fresco, podem ser modeladas para produzir telhas onduladas e acessórios para a construção civil. Essa patente está sob responsabilidade do professor Vanderley M. John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.

De acordo com os professores envolvidos, a metodologia tem grande potencial de aplicação nas indústrias de fibrocimento, pois proporciona melhor desempenho mecânico sem aumentar o custo dos componentes.
(Fonte: Assessoria de Imprensa do Programa Habitare)
Departamento de Comunicação da Finep

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.