Panorama
 
 
 

CONVÊNIO AMPLIA LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM PELOTAS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Setembro de 2007

(04/09/2007) Em uma solenidade na prefeitura de Pelotas, foi assinado nesta terça-feira (04), o Convênio de Delegação de Competência em Ações de Meio Ambiente.

Com isso, o município passa a ser o primeiro da metade sul do Estado a receber ampliação na competência de licenciamento para atividades de impacto local. Se igualando a cidades como Canoas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre.

Para o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, a celebração do convênio foi um importante passo no compartilhamento de responsabilidades de preservação ambiental entre a Secretaria e a Prefeitura Municipal. “Caberá a Secretaria e a Fepam oferecerem recursos, informações e outros dados técnicos ao município e este, além de licenciar, fiscalizar as atividades que possam prejudicar o meio ambiente, numa combinação de esforços, otimização de pessoal e potencialização de resultados. Além disso, o convênio corresponde à política de descentralização da gestão ambiental que possibilita a Pelotas maior agilidade e presteza na solução dos procedimentos de licenciamento. A Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental de Pelotas tem sido responsável em suas tarefas. Apresentou na solenidade de assinatura do convênio, um rico e detalhado relatório de suas atividades, e elaborou para as novas atividades que ira licenciar termos de referência que oportunizarão segurança e previsibilidade nos procedimentos a administração e aos usuários dos serviços ambientais” – ressaltou Otaviano Moraes.

Segundo o prefeito Fetter Júnior, a ampliação significa o reconhecimento dado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Fepam, a qualificação e responsabilidade de Pelotas em avaliar projetos. O município passa, a partir de agora, avaliar, autorizar e fiscalizar cerca de 95% de suas atividades ambientais. Para o prefeito o ganho principal está na agilidade que o processo terá. Rapidez essa que será importante para licenciar projetos do Banco Mundial e do PAC. Entre estes projetos estão quatro estações de tratamento de esgoto e loteamento. “Fazer uma estação de esgoto é melhorar a qualidade de vida, a saúde da população. E poder licenciar isso com rapidez, com todas as precauções e exigências legais, é garantir investimentos. Se não pudéssemos licenciar com agilidade certamente perderíamos os recursos que estão vindo.” salientou Fetter Júnior.

Para o município de Pelotas obter o benefício foi necessário passar por uma série de exigências do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), tais como possuir um Conselho Municipal, um Departamento de Fiscalização e estar há mais de cinco anos licenciando. E para dar continuidade ao trabalho com a mesma seriedade apresentada, a Secretaria de Qualidade Ambiental foi reestruturada, passando de 300 para 600 m2. Também adquiriu veículo para a 3º Cia. Ambiental, bem como investiu em equipamentos e treinamento de servidores. Para o Secretário de Qualidade Ambiental, Leonardo Cardoso, a competência delegada hoje é a certeza de que o dever de casa foi cumprido e que o trabalho a ser realizado daqui para frente visa, num futuro próximo, ampliar ainda mais esta capacitação.

Entre as autoridades presentes, o prefeito do município, Fetter Júnior, o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Ornel, o Promotor Público, Paulo Charqueiro, e o Secretário Municipal de Qualidade Ambiental, Leonardo Cardoso.
ASSECOM SEMA
Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Pelotas amplia sua competência de gestão ambiental

(03/09/2007) O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, estará nesta terça-feira (04) em Pelotas reunido com o prefeito Fetter Júnior, para a assinatura do Convênio que amplia a gestão ambiental do município.

Com isto, Pelotas amplia significativamente suas atribuições e competências, estabelecendo para o município o mesmo nível de delegação das principais cidades do Estado.

Segundo Otaviano Moraes, a assinatura do convênio significa mais um passo da descentralização da gestão ambiental no RS. “Pelotas pela sua importância no cenário econômico e político, merecia receber esta delegação para poder enfrentar com rapidez e qualidade as demandas ambientais da comunidade. Para mim, como pelotense, existe uma especial satisfação em poder, juntamente com a diretora-presidente da Fepam, Dra. Ana Pellini, construir este novo patamar na gestão ambiental do município” – enfatizou o secretário.

Entre as várias novas atribuições, destaque para as atividades de mineração, loteamentos e plantas industriais.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto : Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Secretaria Estadual do Meio Ambiente atende reivindicação da Fetag

(03/09/2007) Nesta terça-feira (04) o secretário de estado do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes e a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, se reunirão com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Elton Webber, em São José do Sul.

Atendendo uma antiga reivindicação da Fetag, o encontro visa apresentar a portaria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente nº 024/07 que diz respeito à localização de fornos de carvão nas propriedades de agricultura familiar.

A partir da portaria, cada produtor de carvão poderá ter instalado, no máximo, dois fornos de até 10 metros cúbicos de capacidade cada. Estes fornos precisam estar localizados em zona rural, sempre afastados pelo menos 100 metros de residências, vias públicas, rodovias e ferrovias.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto : Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Santa Cruz do Sul tem sua gestão ambiental ampliada

(03/09/2007) Foi assinado nesta segunda-feira (03) em Santa Cruz do Sul o convênio que amplia a gestão ambiental do município.

Segundo o prefeito de Santa Cruz, José Alberto Wenzel, existia uma vontade muito grande que a autonomia fosse ampliada. “Sabemos que a responsabilidade é grande, mas contamos com uma equipe bem estruturada, competente e tenho a certeza que vamos desempenhar as funções com responsabilidade.”

Com isto, Santa Cruz do Sul torna-se o primeiro município a licenciar cascalheiros a céu aberto. “Como sou geólogo, isto possui um significado especial para mim. Estou muito grato ao secretário Otaviano Moraes e a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini pela confiança depositada no município” – ressaltou o prefeito.

Com a ampliação da gestão ambiental, Santa Cruz deverá realizar avaliação técnica prévia da atividade, emitir, se for o caso, a devida licença ambiental e fiscalizar o cumprimento dos termos da licença emitida.

“Em breve gostaria de estender a medida para toda a região através de um consórcio conveniado com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Fepam. Semelhante ao que já temos com a área da saúde.” – concluiu José Alberto Wenzel.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto : Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Sema recebe versão preliminar do Plano de Manejo de Aratinga

(06/09/2007) Foi entregue nesta quinta-feira (06) na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a versão preliminar do Plano de Manejo da Estação Ecológica Estadual de Aratinga, projeto que faz parte do programa de governo de conservação da Mata Atlântica no RS.

O plano de manejo é um estudo detalhado que determina o zoneamento de uma unidade de conservação, seus recursos naturais, flora e fauna, tendo como finalidade o disciplinamento de usos e conservação destas unidades. O plano estabelece as diretrizes e as ações para o manejo da área, bem como incentiva a pesquisa, educação ambiental, preservação e de acordo com a categoria da reserva, promove o turismo. Este estudo é realizado por uma equipe de técnicos da Fundação Zoobotânica (FZB), leva em média um ano para ser concluído e envolve três etapas: diagnóstico, proposta de zoneamento e programa de manejo que apresentam gestão da unidade.

Segundo o Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, a elaboração do projeto faz parte de uma proposta do governo de priorizar planos de manejo de unidades que ainda não possuem. Existem 23 Áreas de Conservação no Estado e apenas três delas possuem um estudo completo sobre bioma e manejamento. “O projeto é uma forma de reconhecer o trabalho realizado por uma equipe técnica altamente qualificada da Fundação Zoobotânica” – enfatiza Simões Pires.

De acordo com um convênio firmado com a Sema, dia 15 de setembro a FZB encaminhará um cronograma físico-financeiro para a elaboração de mais quatro planos de manejo. A finalidade é chegar ao fim da administração com 11 planos concluidos.
O Plano de Manejo da Estação Ecológica Estadual de Aratinga soma-se aos já existentes: Parque Estadual Itapeva e Reserva Biológica da Serra Geral. E em fase de conclusão, o Plano de Manejo do Parque Estadual de Tainhas.

O plano foi entregue ao secretário adjunto Simões Pires, pelo presidente da FZB, Luiz Gheller, e pela diretora do Museu de Ciências Naturais, Maria de Lourdes Abruzzi de Oliveira.

Estação Ecológica Estadual de Aratinga/RS

Situada entre os municípios de São Francisco de Paula e Itati, a estação foi criada em abril de 1997, como medida compensatória aos danos causados pela Rota do Sol. Com área de aproximadamente 6.036 hectares, a flora é rica em araucária, xaxim, canelas e diversas espécies frutíferas como goiabeira, abacateiro, ameixeira e macieira, entre outras. Na fauna, espécies exóticas como como javali-europeu, localmente conhecido como javaporcos, e ameaçadas de extinção como o lambari-azul.
ASSECOM SEMA
Jornalista Lúcia Camargo

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.