Panorama
 
 
 

IAP DISCUTE CONSTRUÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DE PALMAS EM CONSULTA PÚBLICA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Setembro de 2007

06/09/2007 - Na noite desta terça-feira (4), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promoveu em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmas (região Sudoeste do Estado) uma consulta Pública para a discussão da criação do Parque Estadual de Palmas. A área escolhida para implantação do novo parque tem cerca de 181 hectares, sendo 70 deles coberto pelo ecossistema campo nativo – que, por enquanto, só o Parque Estadual de Vila Velha protege no Paraná.

Segundo o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, o terreno foi cedido pelo Governo Federal ao Estado e, apesar de já existir um trabalho de gestão na área, o IAP definiu como prioritária a criação de uma Unidade de Conservação para dar maior apoio de preservação dos ecossistemas existentes.

Burko disse ainda que a área ainda é considerada um banco de sementes muito rico, com espécies como araucárias e imbuias - o que favorece as pesquisas. “Os pesquisadores e universitários terão a sua disposição mais um local com variedades para pesquisas biogenéticas de espécies vegetais e animais”, acrescentou.

De acordo com o chefe do departamento das Unidades de Conservação do IAP, Marcos Antônio Pinto, a consulta pública contribui muito para o processo de construção do parque, uma vez que envolve todos os setores da sociedade na discussão. “Nós podemos debater, ouvir sugestões e aperfeiçoar o plano de manejo do local. Tudo isso permite ainda que todo o processo se torne mais ágil” declarou Marcos.

Durante as consultas públicas, os técnicos do IAP apresentam a importância da biodiversidade das regiões para o Paraná e discutem com autoridades locais e demais participantes as diretrizes para o plano de manejo, o cercamento da área, local de instalação do centro de visitantes e da casa de guarda parque. O local já tem área mapeada pelos técnicos do Instituto de Terras, Cartografias e Geociências (ITCG).

Segundo o diretor do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente de Palmas, José Antônio Bueno, a criação do Parque é algo que a comunidade espera há muito tempo. “Há trinta anos o município de Palmas almeja a criação deste Parque, esperamos agora trabalhar em parceria com o governo de Estado para a preservação deste bem do município”, afirmou.

Para ele, a criação do novo Parque o município trará ainda outro benefício com a Lei do ICMS Ecológico – que prevê o repasse de 5% do total arrecadado com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Paraná à conservação ambiental. “Com a boa gestão do parque poderemos contar com a arrecadação do ICMS ecológico e poderemos investir cada vez mais em meio ambiente”, concluiu.

+ Mais

Programa Paraná em Ação deve atender a cerca de 100 mil pessoas em Curitiba

05/09/2007 - O programa Paraná em Ação chega a Curitiba pela terceira vez. A 36ª edição da feira de serviços gratuitos, desenvolvida pelo governo do Estado e coordenada pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, em parceria com a prefeitura, começa nesta quinta-feira (6) e segue até domingo (9), em frente ao Palácio Iguaçu, com atendimento das 9 às 17 horas.

A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas participem da feira, durante esses três dias, diz a coordenadora do Paraná em Ação, Clecy Amadori. Além da população de Curitiba, o evento atende cidades vizinhas como Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

Serão disponibilizados serviços judiciários, como casamento e divórcio, emissão de documentos e carteira de trabalho, exames de saúde, atendimentos de Procon e INSS, entre muitas outras atividades. Também poderá ser feito cadastramento em programas sociais do governo do Estado, como o Leite das Crianças, Luz Fraterna, da Copel, e Tarifa Social, da Sanepar. O Sesi vai oferecer testes de visão e audição, solicitados em outras edições pela população.

A novidade é a Feira de Sabores, que acontece paralelamente ao evento e traz produtos de 37 agroindustriais de todo o Estado, três associações de artesanato da região do Litoral e um produtor de orquídea do município de Morretes. São conservas, frutas desidratadas, caldos, cachaça, mel, geléias, queijos, chás, travesseiros aromáticos, orquídeas, artesanato em lã de carneiro e em fibra de bananeira.

“O objetivo é dar oportunidade aos pequenos agricultores de divulgar e comercializar seus produtos”, explica Clecy. De acordo com o coordenador da Feira de Sabores e do programa Agroindústria Familiar no Paraná, Abdel Naser, a expectativa é grande. “Essa é uma oportunidade de levarmos produtos de qualidade diretamente ao consumidor. Esperamos a geração de R$100 mil em negócios. Para um evento desse tipo, é um ganho alto”, afirma.

O 36º Paraná em Ação também traz diversas oficinas, como a de artesanato com fibra de bananeira, que tem sido um sucesso em todas as edições, e a de lã de carneiro. Segundo Clecy, o destaque das oficinas é para temas que envolvem o cuidado com o meio ambiente, como aquecedor solar e reciclagem de lixo. “Focamos a conscientização para a preservação, o trabalho e o comprometimento de cada um com o meio ambiente”, diz.

O público poderá se divertir com atividades recreativas, como xadrez, cama elástica, ginástica laboral, muro de escalada, tirolesa e arvorismo, e com os contadores de histórias e perfomáticos. Também acontecem todos os dias apresentações do Teatro no Ônibus Palco, da Secretaria de Estado da Cultura, que traz diferentes peças. A Polícia Militar realiza exposição do corpo de bombeiros, batalhão rodoviário, polícia montada e de choque.

O Programa - O Paraná em Ação é uma feira de serviços gratuitos promovida pelo governo do Paraná, coordenada pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, com apoio das prefeituras e associações de municípios, que cedem espaço para atuação e estrutura de atendimento. Também são parceiros o governo federal, poder judiciário, entidades de classe, federações, universidades, iniciativa privada e voluntários. O programa visa, sobretudo, oferecer às comunidades pobres de todo o Estado serviços gratuitos que promovam cidadania e inclusão social.

Desde sua criação, em 2004, o Paraná em Ação já realizou mais de 2.650 milhões de atendimentos, com um público aproximado de 884 mil pessoas. As cidades de Cambé, Cianorte e Maringá já estão com o evento agendado para este ano nos períodos de 26 a 28 de outubro; 02 a 04 de novembro; e 15 a 18 de novembro, respectivamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 645 5252 e no site www.paranaemacao.pr.gov.br.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.