Panorama
 
 
 

PAÍSES DEFINEM CONSENSO NA FAIXA DE REDUÇÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2007

Mudanças Climáticas - 03/09/2007 - A reunião preparatória para a Conferência da Partes da Convenção Quadros das Nações Unidas sobre a Mudança Global do Clima (COP 13), que aconteceu em Viena, Áustria, na semana passada, produziu um documento no qual os países industrializados entraram em consenso de que é preciso reduzir entre 25% a 40% os gases de efeito estufa até 2020.

"Este documento já é o começo das discussões que serão mantidas em Bali, no final do ano. Além de dar continuidade ao debate sobre o potencial de mitigação dos países industrializados", explicou José Domingues Miguez, coordenador geral de Mudanças Globais do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia e integrante da comitiva brasileira no evento.

Na reunião de Viena, que reuniu autoridades de cerca de 150 países, foi apresentado um relatório do Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), que informa ser necessário investimentos adicionais de cerca de US$ 210 bilhões por ano, até 2030 - a maior parte em países em desenvolvimento - para manter as emissões dos gases que causam o efeito estufa em seus níveis atuais.

A reunião da COP 13 acontecerá no período de 3 a 14 de dezembro em Bali, na Indonésia, e iniciará um processo de discussão das negociações para o próximo período do Protocolo de Quioto, que encerra em 2012. Os países têm até 2010 para estabelecerem novas normas. Atualmente grupos de trabalho da ONU já se preparam para o debate de metas para os países industrializados e qual o período do novo compromisso.
Rachel Mortari - Assessoria de Imprensa do MCT

+ Mais

Pesquisadora lança livro sobre a Antártica

Ano Polar Internacional - 05/09/2007 - Dirigido ao público infanto-juvenil, o livro Sob o céu da Antártica lançado por Neusa Paes Leme, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), trata da geografia, o clima e os efeitos provocados pelo homem no continente gelado.

O lançamento foi em homenagem ao Ano Polar Internacional (API), programa mundial de pesquisa para o estudo dos ambientes nos pólos Ártico e Antártico que envolve cientistas de 64 países. Cerca de 50 mil pesquisadores conduzirão mais de 200 projetos até março de 2009.

Durante o API, Neusa coordena o projeto Estudos da atmosfera antártica e conexões com a América do Sul. Desde 1984, a cientista vai todos os anos para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), base brasileira na ilha do rei George, no arquipélago Shetland do Sul, pesquisar a atmosfera da região e conduzir estudos na área de ozônio e radiação ultravioleta.

Roteiro
Em um passeio pela Antártica, um pingüim-imperador (Aptenodytes forsteri) aborda vários aspectos da região, como sua geografia, clima, cientistas e estações polares ali presentes, estações do ano e efeitos provocados pelo homem no continente gelado, como o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global.

Logo no início do livro, que tem 36 páginas e está à venda por R$ 23, a autora destaca: "considerada a terra da paz e da ciência, e porta de entrada do espaço, a Antártica também é a região dos extremos: a mais seca, a mais fria, a mais ventosa, a mais distante, a mais desconhecida e a mais preservada do planeta."

A elaboração da publicação teve o apoio financeiro da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Mais informações: www.ofitexto.com.br
(Com informações da agência Fapesp)
Assessoria de Imprensa do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.