Panorama
 
 
 

PRODUTORES RURAIS REIVINDICAM CRIAÇÃO DE RESERVA EXTRATIVISTA NO SUL DO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2007

3 de Setembro de 2007 - Amanda Mota - Repórter da Agência Brasil - Manaus - Produtores rurais que vivem às margens dos rios Purus e Ituxi, em Lábrea, no sul do estado aguardam resposta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) à proposta de criação de duas reservas extrativistas no sul do estado.

Duas propostas foram oficializadas, em 2001 e 2002, e na sexta-feira 20 pessoas encerraram vigília iniciada na véspera, na sede do Ibama em Lábrea, com o objetivo de chamar a atenção do poder público para a questão.

O chefe substituto do Ibama na cidade, Jeferson Lobato, explicou que a manifestação foi pacífica e que "eles queriam basicamente saber onde está o processo de criação das reservas e por que as duas ainda não foram criadas". E informou que colocou o grupo "em contato com os representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Casa Civil, responsáveis pelo processo".

Na vigília, os produtores rurais contaram com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT), cujo coordenador local, padre Fernando Redonda, disse acreditar que as famílias poderão se beneficiar com a criação das reservas, "porque todas elas vivem do extrativismo". O apelo, acrescentou, é fruto das melhorias que podem ser agregadas ao trabalho dos moradores locais, a partir da homologação da área ambiental.

"Isso vai contribuir para o fortalecimento de associações e cooperativas, e ajudar bastante na vida dessas comunidades, que poderão extrair a castanha e o óleo de andiroba por meio de planos de manejo, e também vender – inclusive peixes – num mercado mais justo, tirando do caminho os atravessadores, que neste momento levam todo o benefício", afirmou.

O diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Maurício Mercadante, informou qe o processo está quase pronto e seguirá para a Casa Civl, onde será avaliado técnica e juridicamente. A partir daí, irá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Estamos aguardando respostas para algumas consultas internas dentro do governo, como da Secretaria do Partimônio da União, para cumprir todas as exigências, inclusive as legais. Tão logo essas respostas sejam apresentadas, vamos concluir a instrução do processo e encaminhar à Casa Civil em, no máximo, 15 dias", explicou.

De acordo com a CPT, a criação das reservas extrativistas dos rios Ituxi e Purus beneficiará diretamente cerca de 3,5 mil coletores de castanha e de borracha.
+ Mais

Instalado conselho das comemorações do bicentenário do Jardim Botânico do Rio

5 de Setembro de 2007 - Adriana Brendler - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Os ministros da Cultura, Gilberto Gil, e do Meio Ambiente, Marina Silva, instalaram hoje (5) o Conselho dos 200 Anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que vai preparar as comemorações do bicentenário da instituição, a ser celebrado em 2008.

A ministra Marina Silva anunciou como um dos principais eventos do bicentenário do Jardim Botânico a criação do Museu do Meio Ambiente, o primeiro da América Latina focado inteiramente em questões ambientais.

“Com esse recorte de um museu ambiental, o Brasil está inovando pela abrangência. Existem algumas experiências localizadas em alguns países, mas esse com certeza será um espaço de interação, e num paradigma novo, voltado para os recursos naturais, com esse recorte ambiental, que é bem mais abrangente”, destacou a ministra.

As obras de recuperação do prédio histórico que vai sediar o museu já foram iniciadas com R$ 4,2 milhões do Ministério da Cultura, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Petrobras. A inauguração do museu está prevista para dezembro de 2008.

O ministro Gilberto Gil também ressaltou a criação do museu. “A questão ambiental é uma questão eminentemente cultural, porque são os hábitos, são as formas de percepção dos seres humanos em relação à natureza. É tudo isso que garante ou não a preservação de nossos biomas, nossos ecossistemas”, disse.

De acordo com o presidente do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, o espaço (museu) vai conter uma exposição interativa sobre os cenários brasileiros ambientais e planetários e os riscos a que estão sujeitos.

A programação do bicentenário também inclui exposições, seminários, palestras e lançamento de vídeos e livros.

Além dos ministros, integram o conselho mais 19 personalidades do meio científico, empresarial e artístico.

O Jardim Botânico foi criado em 1808 por D. João VI, por ocasião da vinda da família real portuguesa para o Brasil, como um espaço de aclimatação de espécies trazidas das Índias Orientais, cujos produtos eram consumidos na corte.

Hoje, o Instituto Jardim Botânico é uma autarquia do Ministério do Meio Ambiente. Nos 137 hectares de área verde, há mais de 8 mil espécies brasileiras e de várias partes do mundo. O espaço é visitado por cerca de 600 mil pessoas a cada ano.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.