Panorama
 
 
 

ATO PÚBLICO REIVINDICA REDUÇÃO DO TEOR DE ENXOFRE NO COMBUSTÍVEL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2007

12/09/2007 - O secretário Meio Ambiente, Xico Graziano, participou nesta quarta-feira (12/09), no SESC Vila Nova, na capital, da Plenária Geral e Ato Público pela qualidade do diesel vendido no País, organizado pelo Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade. A Plenária contou também com as participações de várias autoridades, como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e do Movimento Nossa São Paulo, Oded Grajew, do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, do presidente do IBAMA, Basílio Alves, do diretor do SESC, Danilo Miranda, do Instituto de Energia e Meio Ambiente, André Ferreira, e do professor de Medicina da USP, Paulo Saldiva.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também presente logo na abertura do evento, deu as boas-vindas aos convidados e afirmou que a Prefeitura tem dado todo o apoio ao movimento e está solidário à questão da redução do teor de enxofre nos combustíveis. Os organizadores do Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade informaram que vão ingressar com uma representação no Ministério Público, para que a resolução 315/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) não sofra alterações nem mais adiamentos – a norma determina que o diesel comercializado no país tenha, no máximo, 50 ppm (partículas por milhão) de enxofre (substância altamente cancerígena).

Conforme o secretário Xico Graziano, os técnicos da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental vêm cobrando há muito tempo, da ANP – Agência Nacional de Petróleo, essa redução “e chegou a hora e a oportunidade de resolvermos essa questão. Não podemos permitir que essa situação continue e a saúde da população pague um preço alto”, afirmou.

Conforme Grajew, pela primeira vez em 20 anos, o PROCONVE poderá ser descumprido. “Estamos a 16 meses de 1º de janeiro de 2009 e sem a previsão de atendimento à resolução”. Atualmente, o diesel comercializado em áreas urbanas tem 500 ppm de enxofre e, no interior, 2.000 ppm.

Nos Estados Unidos, essa proporção é de 15 ppm. E, em alguns países europeus e no Japão, chega a 10 ppm.

Segundo o representante da CETESB, Homero Carvalho, em uma projeção do cenário da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), calcula-se que o potencial de redução de emissão seria da ordem de 8,4 mil toneladas de material particulado por ano. Além dessa redução, a alteração do teor de enxofre no óleo diesel permitirá a introdução de novas tecnologias de controle nos veículos que poderá ampliar esses ganhos ambientais em outros poluentes como o monóxido de carbono, hidrocarbonetos e do próprio material particulado, já que uma parcela deste é proveniente do enxofre presente na composição do combustível e que se transforma em sulfato nos motores dos veículos.

O secretário Xico Graziano viajou, no final da tarde, para o Rio de Janeiro, onde iria participar de uma reunião na Agência Nacional de Petróleo, para cobrar o cumprimento da Resolução 315, como também enfatizar que a redução prevista para ano 2009 está atrasada. Conforme as manifestações ocorridas na Plenária Geral, do Movimento Nossa São Paulo, pretende-se cobrar da ANP e Petrobras uma antecipação para que já em 2008 seja realizada a redução do teor de enxofre nos combustíveis do País.
Texto: Rosely Martin
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.