Panorama
 
 
 

SECRETÁRIO VISITA, EM CAPÃO BONITO, ÁREA ONDE SERÁ CONSTRUÍDO O ESCRITÓRIO VOCACIONAL REGIONAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2007

14/09/2007 - O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, disse que Capão Bonito está com a sua agenda ambiental acelerada, lembrando que a Prefeitura já assinou a adesão ao Projeto Município Verde, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado, e elogiando a iniciativa do Executivo municipal em implantar o Centro de Referência Ambiental. “Capão Bonito está fazendo a lição de casa e é por isso que estou aqui”, afirmou, explicando sua presença na cidade, nesta sexta-feira (14/09), por ocasião do lançamento da pedra fundamental para construção do Centro, pela Prefeitura de Capão Bonito e a ONG Ideas.

Na área do Centro de Referência Ambiental, que fica próxima à rotatória da Avenida Dona Nenê, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente terá instalado futuramente um dos seus Escritórios Vocacionais Regionais. Os Escritórios Vocacionais, num total de cinco no Estado, terão como objetivo principal dar suporte técnico para as 56 Agências Ambientais Unificadas, da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente, de acordo com as vocações das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHIs) - “conservação”, “industrial”, “industrial II - região metropolitana”, “em industrialização” e “agropecuária”. No caso de Capão Bonito, será o Escritório Vocacional Regional de Conservação.

O Escritório contará com uma equipe multidisciplinar da própria Secretaria, composta por técnicos do DAIA - Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental e do DEPRN - Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, além da CETESB, para avaliar os casos mais complexos de licenciamento, envolvendo Estudos de Avaliação de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA-RIMAs), entre outros.

O evento desta sexta-feira contou com as presenças do deputado estadual Edson Giriboni (Itapetininga), presidente da Câmara Municipal, Paulo Eduardo da Silveira, dos prefeitos José Hailton de Camargo, de Ribeirão Branco, e Flávio de Lima, de Guapiara, e das vereadoras Márcia Moriy, Lea Regina, Edmilson Chulé e do presidente do CONDEMA, Pedro Amância Mendes.

O presidente da ong Ideas, Nelson Batista, frisou que o Centro de Referência Ambiental visa oferecer uma boa educação as crianças, “com conceitos ambientais, com responsabilidade e seriedade”.

O prefeito José Carlos Tallarico Júnior, por sua vez, destacou a importância da preservação ambiental e que o Centro de Referência Ambiental estará pronto até dezembro próximo. Ele também disse que a principal preocupação é com o futuro das crianças. “Foi por esse motivo que trouxemos essas crianças aqui, que são as multiplicadoras de educação ambiental, para testemunhar que nós vamos cumprir com a nossa palavra e deixarmos para elas um ambiente saudável”.

Centro de Referência Ambiental

O local que irá abrigar o futuro Escritório Vocacional Regional de Conservação abrangerá um Centro de Referência Ambiental, no âmbito de um projeto da ONG IDEAS, de Capão Bonito, em parceria com a Prefeitura Municipal e, também, Governo do Estado. Além de servir como sede da ONG e abrigar o EscritórioVocacional, o Centro deverá funcionar como referência regional, concentrando outros órgãos e entidades que trabalham com meio ambiente, como IBAMA, Polícia Ambiental e Fundação Florestal, entre outros.

De acordo com a Prefeitura, o Centro abrigará, ainda, uma biblioteca ambiental, uma mostra arqueológica (com peças resgatadas em diversos municípios da região), auditório e espaços para uso da comunidade.
Texto: Rosely Martin
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.