Panorama
 
 
 

COMUNIDADE SE MOBILIZA EM DEFESA DO CÓRREGO DO URUBU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2007

20 Sep 2007 - A Federação Ambientalista do Urubu (FAU) realiza, a partir de Sábado (22/9), às 18h, um evento de 24 horas de duração – o Salve o Urubu – pelo lançamento do Movimento Permanente pela Preservação do Córrego Urubu, em parceria com o WWF-Brasil, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Amigos do Futuro.

O evento inclui manifestações artísticas, aulas de ioga a céu aberto, palestras e lanches comunitários, além do plantio de 2.500 mudas de árvores pelo Programa Plantando o Futuro, coordenado pela ONG Amigos do Futuro, com assistência do Programa Adote uma Nascente, do Ibram. O plantio é patrocinado pela Churrascaria Porcão, como forma de “zerar” sua emissão de gases de efeito estufa.

O WWF-Brasil está apoiando evento por intermédio de sua campanha “Nascentes do Brasil”, com suporte financeiro da megamodelo Gisele Bundchen em parceria com a Grendene. “Nascentes do Brasil” destina-se a promover a participação da população na proteção das cabeceiras e áreas de recarga que abastecem rios e nascentes do Brasil.

“O movimento está em perfeita sintonia com nossos objetivos para este setor. Consideramos de fundamental importância que a sociedade civil tome iniciativas como estas e que exija, dos governantes, que façam a parte que lhes cabe, produzindo e implementando políticas públicas de gestão de recursos hídricos adequadas”, disse Denise Hamú, secretária geral do WWF-Brasil, que estará presente às atividades de Domingo (23).

De acordo com os organizadores do Salve o Urubu, o movimento tem por objetivo envolver instituições que possam promover o cuidado com a bacia em parceria com a comunidade da região.

O córrego deságua diretamente no Lago Paranoá e enfrenta vários problemas como a retirada de vegetação ciliar e seu conseqüente assoreamento, ocupação irregular em áreas de nascentes e sobreuso das águas.

+ Mais

Leilão arrecada fundos para projetos de conservação

20 Sep 2007 - Artistas, esportistas e empresários estarão reunidos em prol do meio ambiente no EcoRun, uma corrida e caminhada ecológica na Fazenda da Grama Country and Golf Club, em São Paulo, no sábado, dia 22 de setembro. Depois das atividades esportivas, será realizado leilão para arrecadar fundos para projetos de conservação apoiados pelo WWF-Brasil.

Os itens leiloados foram doados ao WWF-Brasil por diversos parceiros. Entre eles, uma mesa em madeira certificada da Tora Brasil, um pacote de viagem para o Ouro Minas Grande Hotel de Thermas de Araxá, um tapete com tingimento vegetal produzido pela Gaia Tapetes, uma cesta dos irmãos Campana, pelúcias da Gets Brinquedos, camisetas autografadas de grandes esportistas brasileiros como Flávio Saretta, entre outros.

Uma dupla de celebridades, que está sendo mantida em segredo pela organização do evento, realizará o leilão. A festa será para moradores do condomínio e convidados e tem apoio Adidas, que produziu camisetas exclusivas para os participantes.

Outras atrações do evento são o health center da Fazenda da Grama, testes drive em veículos Land Rover e um saudável almoço servido no Club House do Fazenda da Grama. Para as crianças, haverá atividades programadas e acompanhadas por monitores.

+ Mais

Parceria WWF-Brasil e HP permitirá estudar mudanças climáticas na Amazônia

19 Sep 2007 - O WWF-Brasil e a HP Co. anunciam a parceria global Testemunhas do Clima (Climate Witness), que estudará possíveis adaptações de comunidades tradicionais às mudanças climáticas. No Brasil, o projeto será realizado na Amazônia, em comunidades pesqueiras nos municípios de Manoel Urbano, no Acre, e Santarém, no Pará. O objetivo é estabelecer qual a relação dos moradores locais com a vulnerabilidade climática da região e colher relatos sobre como as pessoas têm se adaptado às conseqüências do aquecimento global.

O WWF-Brasil irá coordenar as atividades do projeto Testemunhas do Clima em conjunto com parceiros locais. “As mudanças climáticas são uma ameaça e é preciso fazer levantamentos para identificar o impacto na vida das pessoas. Com esse projeto, buscaremos subsídios para conseguir conviver com o fenômeno”, explica Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.

Inicialmente serão desenvolvidas, em conjunto com as comunidades, novas maneiras de pescar, considerando variações climáticas e novos modelos de projeção dos cientistas nas regiões avaliadas. Será realizada uma oficina em cada município sendo que a primeira está prevista para acontecer no início de novembro, em Manoel Urbano (AC).

Um antropólogo e um biólogo trabalharão na escolha das “testemunhas do clima” utilizando critérios científicos para detectar casos em que os efeitos do aquecimento global possam estar relacionados com mudanças nos ecossistemas aquáticos e nas pescarias. Também serão levadas em conta situações em que os pescadores tenham sido obrigados a se adaptar, de alguma maneira, a essas alterações.

Depois das oficinas e da coleta de testemunhos, o projeto vai elaborar uma série de propostas para as autoridades locais. O objetivo será ajudar a promover mecanismos e políticas que incentivem e facilitem comunidades a adotar e utilizar estratégias de adaptação.

A HP Co. apóia o projeto com recursos financeiros e equipamentos que serão utilizados pelas comunidades. “A iniciativa da HP é parte de uma estratégia global de ações de cidadania”, explica Mário Anseloni, presidente da HP Brasil. “Como líderes no segmento de tecnologia, a HP pode oferecer ferramentas que melhorem e simplifiquem as pesquisas conduzidas pela Rede WWF”, complementa.

Globalmente, o projeto da HP e da Rede WWF abrange estudos de clima ao norte dos Andes (regiões montanhosas da Colômbia e do Peru) e no Caribe (ao longo da costa que vai de Yucatan, no México, até a embocadura da bacia do Orinoco, na Colômbia). A parceria entre as duas instituições teve início em novembro do ano passado e busca reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2), principal gás causador do aquecimento global, desenvolver e aplicar medidas para utilizar melhor a energia produzida, educar e inspirar outras corporações a adotar melhores práticas e utilizar tecnologia e informação para iniciativas de conservação ambiental.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.