Panorama
 
 
 

FRANCA E ARARAQUARA TAMBÉM TÊM AGENCIAS AMBIENTAIS UNIFICADAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2007

18/09/2007 - As regiões de Franca e de Araraquara tiveram instaladas suas agências ambientais unificadas, como parte do “Licenciamento Unificado”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado. Em ambas as agências, a partir de agora, os técnicos da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e do DEPRN – Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, passam a trabalhar conjuntamente e de forma integrada nas atividades de licenciamento ambiental e de fiscalização.

A Agência Unificada de Franca, a sexta a entrar em operação no estado, foi instalada no início da tarde, à Av. Dr. Flávio Rocha, 4.551, Parque dos Pinhais, em Franca, com as presenças do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, e de outras autoridades, como os prefeitos de Franca, Sidnei Francisco da Rocha; de Ituverava, Mário Takayoshi Matsubara; de Miguelópolis, Cristiano Barbosa Moura; de Guará, Marco Aurélio Migliori; de Buritizal, Antonio Delefrate; de Patrocínio Paulista, José Mauro Barcellos, e dos veredores Maria Helena Borges Vannuchi e Antonio Carlos Luiz.

Por parte da Secretaria do Meio Ambiente - SMA, estiveram presentes, também, entre outros, o chefe de Gabinete do secretário, Ubirajara Guimarães, a responsável pela CPRN – Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e de Proteção de Recursos Naturais, Helena Carrascosa, e o diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, Otávio Okano.

Okano lembrou que o projeto de unificação das agências é decisão do governo José Serra, devido à lentidão nos processos de licenciamento ambiental. “Havia três portas distintas para os pedidos de licenciamento, causando um desgaste no sistema. Agora, com um único sistema de entrada, teremos a redução dos prazos para o licenciamento”. Para Helena Carrascosa, que trabalha há 20 anos no sistema de meio ambiente, o processo de unificação é muito importante para os técnicos, pois “entre nós, há competências diferentes e experiências distintas, que serão agora integrados”.

Já o secretário Xico Graziano confirmou que, para fortalecer a região, serão criadas novas agência ambientais, em Ituverava e Jaboticabal. “A população paga impostos, precisamos dar um retorno aos contribuintes, com maior transparência, mais agilidade e, principalmente, com muito mais rigor. Queremos o apoio dos prefeitos da região, dos vereadores, da sociedade civil, igreja e ongs, para a defesa do meio ambiente no Estado de São Paulo.

Ele falou também que outra prioridade do governo são os Comitês de Bacias Hidrográficas “Por isso, quando fui nomeado para ser o secretário de Meio Ambiente, o governador José Serra passou para o Meio Ambiente as atribuições relativas aos recursos hídricos”. Graziano fez um pedido ao prefeito de Franca, de arborizar mais a cidade, e, ao final, juntamente com o chefe do executivo municipal, realizou o plantio de mudas de jequitibá rosa e pau brasil, lembrando o evento do Mutirão Verde, no próximo dia 21.

Araraquara

Oito prefeitos prestigiaram a inauguração da Agência Ambiental Unificada de Araraquara, no final da tarde, à R. Castro Alves, 1.271, no Bairro do Carmo, em Araraquara: os prefeitos de Motuca, Hamilton Falvo; de Gavião Peixoto, Alexandre Manucci; Tabatinga, José Luiz Quarteiro; Nova Europa, Sebastião Cacheta; Américo Brasiliense, Neusa Dotoli; Itirapina, Arnaldo Moraes; e Taquaritinga, Paulo Delgado; além do prefeito local, Edson Antônio Edinho da Silva.

Em princípio, esta agência, a sétima a ser implantada no estado, atenderá 34 municípios da região, porém, após a inauguração das novas agências unificadas de Lins, que atenderá onze cidades, e de Jaboticabal, responsável por seis municípios, a de Araraquara ficará responsável por 17 municípios.

O presidente da CETESB, Fernando Rei, que participou da inauguração, aproveitou para anunciar ao prefeito Edson Antônio Edinho da Silva a concessão da Licença Prévia para a obra do projeto do Pólo Intermodal de Cargas. Renata Beltrão, diretora do DEPRN - Departamento de Proteção dos Recursos Naturais, também prestigiou o evento, assim como o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, que declarou: “A Agência Ambiental Unificada será uma espécie de CETESB turbinada. Seremos mais rigorosos com as várias equações ambientais e mais ágeis nas respostas”.

Nesta quarta-feira, 19/09, será inaugurada a oitava Agência Unificada, em Marília. As outras agências unificadas instaladas até o momento foram as de Jundiaí, Taubaté, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Itapetininga e Franca, além da de Araraquara.
Texto: Rosely F. Martin / Renato Alonso
Foto: Zé Jorge / Pedro Calado

+ Mais

Agências Ambientais Unificadas terão apoio dos Escritórios Vocacionais

18/09/2007 - Cerca de 200 pessoas representando os setores empresarial, acadêmico, sindical e sociedade civil de São Carlos reuniram-se na noite do último dia 17, na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do município, para ouvir do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, uma explanação sobre o projeto de Licenciamento Unificado, que vem sendo implementado em todo o Estado, no âmbito dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos, visando aprimorar a gestão ambiental.

A partir desta terça-feira (18/09), o escritório regional do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) que funcionava em São Carlos passa a atender, junto com a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, em Araraquara, dando sequência à implantação das Agências Ambientais Unficadas que, quando concluído o projeto, serão 56 agências em todo o Estado.

Xico Graziano, atendendo convite dos representantes dos diversos segmentos da sociedade civil e do deputado Lobbe Neto, explicou em detalhes que a transferência do escritório do DEPRN de São Carlos para Araraquara visa dar eficiência ao sistema de licenciamento, que hoje é feito em diversas instâncias, causando lentidão para os empreendimentos. Com a nova sistemática, haverá agilidade dos processos, pois já de início o usuário do serviço encontra, num mesmo lugar, técnicos de dois órgãos com atribuições distintas, no caso a CETESB e o DEPRN.

Para São Carlos, conforme esclareceu o secretário, não haverá nenhuma perda, pois o município será sede do escritório que apoiará as diversas agências ambientais unificadas da região, com vocação “em industrialização”, funcionando como um órgão de inteligência e reavalição constante de procedimentos, para dar eficiência ao licenciamento ambiental.A notícia foi bem recebida por todos os presentes, que compreenderam o espírito da mudança que, segundo o secretário, atende a uma diretriz de governo.

Os escritórios vocacionais serão cinco em todo o estado. No caso de São Carlos, se estará prestando apoio às agências ambientais unificadas de Barretos, Ituverava, Franca, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Pirassununga, Mogi Guaçu, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, Bauru e Araraquara. Outros três a serem instalados no interior do estado ficarão sediados em Bragança Paulista, região que congrega os municípios industrializados, como é o caso do Vale do Paraíba; em Tupã, que centralizará a região com vocação agropecuária; e em Capão Bonito, que será o centro dos municípos com vocação à conservação ambiental, como o Vale do Ribeira e o Litoral, onde se concentra a maior área de preservação da Mata Atlântica. O quinto escritório vocacional estará sediado na capital, apoiando as agências localizadas na Região Metropolitana.
Texto e Foto: Alberto Sheik

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.