Panorama
 
 
 

GUIANA BUSCA COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA PRODUÇÃO DE ETANOL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2007

20/09/2007 - Brasília (20.09.07) – A Guiana está interessada em produzir etanol e, para isso, procura cooperação técnica e investimentos brasileiros. Foi o que informou hoje ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, o ministro do Interior da Guiana, Clement Rohee, em Brasília.

“Em relação ao etanol, o Brasil detém a melhor tecnologia, a melhor produtividade e os melhores preços”, afirmou Stephanes. “Toda a tecnologia pública está à disposição dos países vizinhos, da América Central e da África que nos visitam. Quanto mais se produzir etanol, mais países consumirão o combustível”. De acordo com Stephanes, a Guiana está em posição geográfica privilegiada para acessar os mercados do hemisfério norte.

O ministro guianense afirmou que, em dez anos, a Guiana será o único país caribenho a exportar derivados do açúcar. “Temos muita terra agricultável disponível e clima adequado para plantar cana”, completou Rohee.

No encontro, os ministros também discutiram os projetos de cooperação técnica em andamento, por meio da Embrapa, para a produção de caju e soja na Guiana e a possibilidade de instalação de um escritório em Georgetown, capital da Guiana. Além disso, foi discutida a possibilidade de uma missão de produtores brasileiros de etanol visitarem a Guiana para avaliar a possibilidade de investimentos no país.

+ Mais

EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE PROMOVE AÇÃO NO DIA DA ÁRVORE

São Carlos (20.09.07) - O projeto Integração Lavoura-Pecuária, da Embrapa Pecuária Sudeste realiza amanhã (21), Dia da Árvore, em São Carlos (SP), uma ação social e ambiental com os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Cerca de 180 estudantes da APAE/São Carlos vão plantar em torno de 600 árvores.

Serão plantadas mais de 600 árvores, adquiridas pela Embrapa Pecuária Sudeste de empresas privadas de Campinas e Marília. Além do aspecto social, educativo e ambiental, a nova área reflorestada servirá como quebra-vento às áreas próximas de pasto e de lavoura. São áreas de pastagens que, em certas épocas do ano, estão ocupadas também com lavouras, como sorgo e milho, dentro da nova técnica de ocupação da terra, a Integração Lavoura–Pecuária.

A terra e a propriedade ficam mais preservadas e conservadas, ao mesmo tempo, o pecuarista obtém mais renda graças às culturas plantadas. A proteção das lavouras em relação a ventos fortes é outra finalidade dessa integração. No início deste ano, ventos fortes derrubaram e inutilizaram parte do sorgo plantado na Embrapa Pecuária Sudeste, que, são utilizados como silagem. Esta técnica consiste em armazenar o milho e o sorgo num silo para servir de alimento ao gado na época da seca, período em que as pastagens ficam ralas e secas, insuficientes para a nutrição dos animais.

Preservação e reflorestamento — Nos 2.668 hectares pertencentes à Embrapa Pecuária Sudeste, 920 hectares são de reservas ecológicas permanentes com vegetação original de mata atlântica e de cerrado. Nos últimos anos, foram reflorestados mais de 10 hectares em margens de rios e lagoas e em duas interligações de mata - os "corredores ecológicos" - ligando as reservas naturais. Formam faixas de mata contínuas, de cerca de 10 km, que vão além das áreas da Embrapa, beneficiando a flora e faunas nativas, constituída por onças, capivaras, lobos-guará, quatis, aves diversas, entre outros. Há também área com eucaliptos, que faz parte de uma pesquisa da Embrapa Florestas (Colombo-PR). (Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste).

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.