Panorama
 
 
 

PLANTIO DE CINCO MIL MUDAS REÚNE MAIS DE 300 ESTUDANTES

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Setembro de 2007

21/09/2007 - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou nesta quinta-feira (20), em Cornélio Procópio (região norte), do plantio de cinco mil mudas de espécies nativas às margens da nascente do Ribeirão Arara, manancial de abastecimento. Em um dos dias considerado mais quentes e secos do ano no município, Rasca fez questão de reforçar a importância do Programa Mata Ciliar, especialmente, em períodos de estiagem prolongada.

“Estamos plantando árvores ao longo destes rios desde 2003 e entre os milhares de benefícios da mata ciliar é manter a qualidade e quantidade da água quando não se tem chuva. Com toda certeza sem as árvores já plantadas, a situação nas propriedades rurais e urbanas estaria ainda mais difícil. E hoje mais uma vez estamos somando esforços para amenizar a angústia do clima no rio Arara, em Cornélio Procópio e em todo o Paraná”, declarou o secretário. O Programa Mata Ciliar está dando comprovadamente uma das maiores contribuições mundiais para redução do aquecimento global”, completou Rasca.

PARTICIPAÇÃO - Cerca de 300 alunos de escolas estaduais, municipais e Apae de Cornélio, assim como, famílias e grupos de idosos colaboraram com a ação, promovida pelo Programa Mata Ciliar, em comemoração à Semana da Árvore. Antes do plantio, o público assistiu a apresentações teatrais e de dança – feita por alunos do Cefet de Cornélio – falando sobre a importância da preservação do meio ambiente para o futuro. Além disso, informações técnicas sobre o que é mata ciliar e para o que serve foram destacadas por um professor universitário.

O plantio foi realizado na Fazenda São Francisco e o proprietário da área, Irineu Costa, contou que há quatro anos faz questão de promover os plantios da semana da árvore em sua propriedade.

“Este Programa do governo é de uma grandeza fora do comum. Nunca tive tanto apoio dos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e do IAP como estou tendo neste governo. E o mais importante é que os visitantes, estudantes e voluntários têm a oportunidade de ver espécies já crescidas, cultivadas nos anos anteriores durante a Semana da árvore”, destacou seu Irineu.

O chefe do escritório regional da Secretaria, em Cornélio, Josias Piza de Moraes, que - juntamente com o escritório do IAP foram responsáveis pelo evento – contou que foram escolhidas 16 espécies de plantas nativas da região, entre elas mudas de jangada, pau viola, gabiroba e amora. “Além de mudas recém-cultivadas, prontas para irem ao solo, estamos plantando 40 mudas já desenvolvidas, plantas um pouco mais crescidas para garantir a sobrevivência neste período de seca”, destacou.

Para o deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Luiz Eduardo Cheida - presente no plantio - apenas o fato do programa Mata Ciliar conseguir reunir milhares de pessoas em todos os municípios paranaenses em prol de um bem comum, que é o meio ambiente já demonstra o resultado do trabalho do governo.

“Não existe dinheiro no mundo que pague o que a Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura conseguiram fazer pelo Paraná. Quem planta uma árvore pensa no futuro e quem planta hoje acredita no amanhã. Todas as pessoas aqui reunidas podem bater no peito e dizer que querem o Paraná para hoje e para sempre”, destacou Cheida. “Este Programa conseguiu aproximar a população paranaense do meio ambiente, além de mostrar a importância da mata ciliar”, reforçou Cheida, que atuou no Programa quando secretário do Meio Ambiente e Recursos Hidricos.

O plantio em Cornélio é parte das atividades da agenda da Semana da Árvore, em que serão plantadas oito milhões de mudas nos principais rios do Estado com a participação de todos os 399 municípios paranaenses. Cada município recebeu entre 20 mil e 25 mil mudas de diferentes espécies nativas, indicadas de acordo com o tipo de solo e clima de cada região. Em Cornélio, as mudas plantadas foram produzidas pelos viveiros do IAP, Sanepar e pelo viveiro municipal doado pelo Programa.

O vice-prefeito de Cornélio, Arnoldo Marty Júnior, disse que o município abraçou a causa desde o inicio do Programa e está produzindo mudas para reflorestar a região. “Este Programa talvez seja no futuro a mais importante ação realizada pelo governo Requião”, finalizou o vice-prefeito.

+ Mais

Cartilha vai orientar empresas de transporte de cargas sobre disposição de resíduos

21/09/2007 - Profissionais que atuam no ramo do transporte de cargas vão receber, até o final do ano, uma cartilha, explicando a correta disposição dos resíduos gerados por suas atividades. Na última quarta-feira (19), representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado (Setcepar) reuniram-se em Curitiba para assinar o protocolo de intenções para elaboração do material educativo.

A cartilha é direcionada às empresas de transporte de cargas e aborda a conduta ambiental em locais como escritórios e oficinas até estradas e pátios. “Entre os resíduos gerados por essas empresas estão papéis, plásticos, óleos de diversos tipos e seus recipientes, filtros de diesel, combustíveis e, até mesmo, cargas avariadas por manuseio indevido ou sinistro”, comentou o diretor-geral da Secretaria, Allan Jones dos Santos.

Além da correta destinação desses materiais, a cartilha pretende também estimular a redução do descarte papéis e copos plásticos, segundo o presidente do Setcepar, Fernando Klein Nunes. Ele ainda apontou outro objetivo do material educativo: “divulgar ações de preservação do meio ambiente entre os associados e fazer com que as transportadoras sejam mais responsáveis, com consciência ambiental”.

O conteúdo da cartilha será elaborado pelo corpo técnico da Secretaria do Meio Ambiente com a colaboração do Setcepar, que também será responsável pela reprodução e distribuição do material entre seus afiliados.

+ Mais

Projeto Caravana Ambiental chega a São João do Ivaí

21/09/2007 - O projeto Caravana Ambiental chega nesta quinta-feira (20) a São João do Ivaí, município do norte paranaense. Lançado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) no último dia 13 em Tibagi, esta é a segunda ‘parada’ da caravana que leva educação ambiental e cultura a localidades que apresentam baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).

Cerca de mil pessoas são esperadas para três dias de atividades como exibição de filmes, oficinas e debates voltados à temática ambiental. “Estes encontros são muito importantes, pois discutem propostas com a comunidade para que possamos efetivamente mudar de atitude frente a questões como mudanças climáticas e preservação dos recursos naturais”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Um dos filmes exibidos pelo projeto é o ‘Uma Verdade Inconveniente’, documentário que aborda as mudanças climáticas e é apresentado pelo ex-candidato à presidência dos Estados Unidos, Al Gore. Após sua exibição, o filme é debatido com professores, técnicos municipais e de entidades ligadas à área ambiental nos municípios visitados.

PROGRAMAÇÃO – Nesta quinta-feira (20), às 19h30, prefeito e demais autoridades locais de São João do Ivaí recebem a Caravana Ambiental na Praça da Bíblia. “Na sexta-feira (21), quando se comemora o Dia da Árvore, as atividades começam às 8h15 e continuam até às 18h enfocando a importância da conservação das árvores; sua relação com solo, água e ar; sua função no equilíbrio térmico, entre outras características que fazem dela essencial para a nossa sobrevivência”, informou a coordenadora do projeto, Fátima Jacob. No sábado (22), a caravana conclui as últimas oficinas e se despede da cidade às 13h00.

A comunidade poderá participar de cursos como gastronomia econômica, confecção de instrumentos desenvolvidos a partir da sucata, construção de fornos artesanais e de aquecedor solar com materiais recicláveis e até mesmo sobre fabricação de tintas extraídas da produção vegetal. “O forno será construído pelos alunos do projeto em escolas, asilos, creches e outros locais em que possa ser usado de forma comunitária”, ressaltou Fátima.

Além de levar conhecimento, o projeto também gera oportunidade. “A construção de fornos artesanais, por exemplo, é uma alternativa para complementação salarial que chega à comunidade através da Caravana Ambiental. Muitas das atividades propostas são opções para amenizar a desigualdade na distribuição de renda”, acrescentou a coordenadora.

Quem participar das atividades também poderá conhecer um sistema alternativo de decomposição de resíduos orgânicos, chamado de decompositor biológico. O sistema, idealizado pela KRAS Sistemas de Gestão Ambiental, utiliza minhocas californianas que se alimentam dos resíduos depositados em um reservatório, transformando-os em adubo orgânico (húmus).

TIBAGI - Para Cristiane Ribeiro Navarro, coordenadora do Meio Ambiente de Tibagi, município que foi plano do lançamento da Caravana Ambiental, o projeto conseguiu cumprir sua meta inicial de mobilização local ante as questões ambientais. “A união da prefeitura da cidade, da Sema e da comunidade fez com que a iniciativa tivesse sucesso. Além de ter oferecido oportunidade para desenvolver projetos menores que estavam apenas no papel”, comentou a coordenadora.

Segundo ela, a rotina de Tibagi foi alterada em função dos três dias de programação: “A Caravana deu alegria para a cidade. Tirou o povo de casa, principalmente a ala estudantil que se interessou muito pelas oficinas”, completou.

O Projeto Caravana Ambiental tem como parceiros os escritórios regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e prefeituras municipais que recebem o evento.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.