Panorama
 
 
 

SECRETARIA ASSINA RESOLUÇÃO INSTITUINDO PROJETO ESTRATÉGICO MATA CILIAR PRESERVAÇÃO DAS ÁREAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2007

27/09/2007 - O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, assinou nesta quarta-feira (26/09), em Teodoro Sampaio, resolução instituindo o Projeto Estratégico Mata Ciliar. O Projeto Estratégico amplia, adequa e antecipa ações previstas no Projeto de Recuperação de Matas Ciliares, instituído pelo Decreto Estadual 49.723, de 24 de junho de 2005, e obriga proprietários ou possuidores de áreas rurais a encaminhar para a Secretaria do Meio Ambiente – SMA comunicação informando sobre a preservação das áreas, assim como estabelece prazos. As propriedades canavieiras, por exemplo, deverão apresentar suas comunicações até o início de abril de 2008. O objetivo é contribuir, junto com outras ações, para a ampliação da área de cobertura vegetal no Estado de São Paulo, dos atuais 14% para 20%.

Graziano assinou a resolução durante visita ao Parque Estadual do Morro do Diabo, no extremo sudoeste do Estado e administrado pela Fundação Florestal, subordinada à SMA. O secretário optou por anunciar a resolução na região do Pontal do Paranapanema, “que passa por mudança de vocação, de pastagens para plantações de cana-de-açúcar, e é muito pobre em mata ciliar”. O Projeto Estratégico será gerenciado pela coordenadora de Licenciamento Ambiental e Proteção de Recursos Naturais da Secretaria, Helena Carrascosa, mas conforme ressaltou o secretário, “a recuperação das matas ciliares é um processo que não depende só do governo, mas da sociedade civil, prefeituras, enfim, de todos”.

Conforme o Artigo 3º da resolução, além das propriedades canavieiras, que têm prazo até 2 de abril de 2008, as propriedades ou posses rurais com área igual ou superior a 2 mil hectares, áreas exploradas por empresas florestais do setor de papel e celulose, e áreas marginais a reservatórios administrados por empresas de energia e saneamento têm prazo até junho do mesmo ano, para apresentar suas comunicações com informações sobre a preservação das áreas ciliares em suas propriedades ou posses, indicando sua delimitação e as medidas de proteção adotadas para permitir a regeneração natural, tais como isolamento e remoção de fatores de degradação.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.