Panorama
 
 
 

SECRETARIAS ESTADUAIS DO MEIO AMBIENTE E DA HABITAÇÃO ASSINAM PROTOCOLO AMBIENTAL PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2007

27/09/2007 - Os secretários estaduais do Meio Ambiente, Xico Graziano, e da Habitação, Lair Alberto Soares Krähenbühl, assinaram nesta quinta-feira (27/09) um protocolo ambiental para o setor da construção civil, durante a abertura da 4ª edição da Convenção SECOVI-SP – Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo, realizada no auditório Elis Regina, no Parque Anhembi, zona norte da capital.

O objetivo do protocolo é promover a cooperação técnica e institucional entre as Secretarias do Meio Ambiente e da Habitação, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano – CDHU, visando criar condições para um conjunto de ações de consolidação do processo de desenvolvimento sustentável do setor de construção civil no Estado de São Paulo.

O protocolo atinge os aspectos de projeto, obra e uso, agregando conceitos e ações sustentáveis do começo ao fim da obra, dividindo-se em projeto e desempenho, insumos, resíduos, desenvolvimento urbano e relacionamentos. As diretrizes do protocolo incluem desde o uso de madeira com certificado de origem até tecnologias que possibilitem maior eficiência energética e hídrica.

Para Graziano, a assinatura do protocolo é um passo essencial dentro do governo. “As mudanças começam dentro de casa e nós estamos fazendo a nossa lição. As construções habitacionais de todo o Estado contemplarão tecnologias ambientais sustentáveis”, declarou. O secretário destacou ainda que está prevista a assinatura de um outro protocolo, que deverá ser firmado com o setor privado.

Segundo o secretário da Habitação, os condomínios habitacionais da CDHU de todo o Estado já possuem aquecedores solares. “Esse protocolo é um incentivo para que as prefeituras também adotem ações ambientais sustentáveis em seus programas habitacionais”, ressaltou Krähenbühl.

Participaram da assinatura do protocolo, como testemunhas, o atual presidente do SECOVI-SP, Romeu Chap Chap, e o novo presidente eleito, João Batista Crestana, em cerimônia que também contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab.
Texto: Valéria Duarte
Foto: Zé Jorge

+ Mais

Instituto de Botânica realiza formatura de mestres e doutores em biodiversidade

28/09/2007 - O Instituto de Botânica, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, realizou na última terça-feira (24/9), a cerimônia de formatura de mestres e doutores das três primeiras turmas de 70 alunos que ingressaram em 2003, 2004 e 2005, respectivamente, no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente.

O programa foi instituído pelo órgão ambiental com o apoio da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação, CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Educação e Prefeitura de Santos, para promover o ensino e a pesquisa no âmbito das áreas da Botânica e preparar especialistas para atuar na recuperação de áreas degradadas.

Na abertura, Sônia Machado de Campos Dietrich, pró-reitora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, enfatizou o teor da solenidade como uma homenagem a todos os docentes e funcionários da Instituição que participaram de sua execução, relembrando alguns aspectos relacionados à implantação da atividade, em 1970.

Dietrich explicou que se tratava de uma entrega simbólica do diploma aos formandos do Instituto de Botânica: “Os alunos de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal foram se formando e seguindo seus caminhos atuando em vários lugares. Alguns retornaram às suas instituições de origem e os demais foram completar sua formação no Instituto de Botânica ou em outras instituições de ensino e pesquisa. Quando criou-se uma massa crítica satisfatória, os coordenadores decidiram fazer uma entrega simbólica do diploma aos alunos”.

Para o biólogo Filipe Rosa Baptista, o Programa de Pós-Graduação significou um verdadeiro aprendizado, tanto para sua vida pessoal quanto profissional. “Aprendemos os reais valores da pesquisa com o incentivo de excelentes pesquisadores alicerçados pelo entusiasmo dos colegas que, com certeza, serão os cientistas de amanhã”, anteviu o Baptista.

Luiz Mauro Barbosa, ex-diretor do Instituto de Botânica e responsável pela consolidação do Programa de Pós-Graduação, externou sua alegria em ter participado da implantação do curso a despeito das dificuldades orçamentárias existentes à epoca. “É com satisfação que vejo, após três anos e meio, que o curso se consolida com grandes perspectivas voltadas à temática de meio ambiente, gerando novas discussões junto à comunidade científica”, disse.

No encerramento, a diretora da Instituto de Botânica, Vera Bononi, disse que a presença dos alunos traz nova vida à instituição. “Eles trazem riqueza intelectual que lhes possibilitará promover significativos avanços na ciência. Compartilho com vocês o justo orgulho do Instituto de Botânica em sua missão social de formar novos profissionais de biodiversidade, sobretudo neste momento em que nova lei a ser promulgada deverá gerar novos empregos e postos de trabalho”, adiantou.
Texto: Wanda Carrilho

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.