Panorama
 
 
 

SEMA E RGE DISTRIBUIRÃO 15 MIL MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Setembro de 2007

(21/09/2007) O lançamento da 5º Campanha Árvores Nobres será realizado no dia 25, em Santa Bárbara do Sul/RS. A campanha iniciou em 2003 em uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Rio Grande Energia (RGE). Nos anos anteriores foram distribuídas 134 mil mudas de espécies como cedro, caroba, ipê-roxo, louro, grápia, canjerana e angico entre outras.

Este ano, está prevista a distribuição de 15 mil mudas de guabiju, angico, cerejeira, uvaia e ipê amarelo. A cerimônia está marcada para as 10h, na Casa de Cultura Lauro Prestes Filho. Junto com as mudas, as equipes da Sema, da RGE e da Prefeitura de Santa Bárbara entregarão uma cartilha com informações sobre as espécies doadas, todas nativas e consideradas nobres e raras. Deste modo, o cultivo da planta se torna mais fácil, bem como a compreensão sobre sua importância e utilidade.

O RS possui em torno de 500 espécies de árvores que evoluíram naturalmente em seu território, razão pela qual são chamadas de nativas. Algumas são consideradas nobres devido à importância no meio ambiente e utilização, como madeira de boa qualidade, substâncias medicinais, tintas e alimentos. Muitas destas árvores nobres tornaram-se raras em virtude da exploração abusiva ocorrida no passado. O replantio dessas espécies é uma ação fundamental para o equilíbrio ecológico.
ASSECOM SEMA
Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Modelo pioneiro em tratamento d’água em Torres

(28/09/2007) Integrando a Semana Estadual da Água, nos dias 6 e 7 de outubro, a parceria entre o Sistema de Saúde Mãe de Deus, a Prefeitura Municipal de Torres e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Campus Torres, promoverão o 1º Seminário Nacional de Tratamento de Resíduos Líquidos e Reuso da Água.

De acordo com o consultor do sistema de saúde do hospital Mãe de Deus e presidente do 1º seminário, Edemar Paula da Costa, o objetivo do evento é difundir quatro sistemas que beneficiam tanto o meio ambiente, como órgãos e empreendimentos que utilizam à água. São eles: o sistema do Dmae/Corsan com o lodo ativado, sistema anaeróbico, sistema eletrolítico e decantação, esse por sulfato de alumínio. Um modelo pioneiro no tratamento é o do hospital Nossa Senhora dos Navegantes, que utiliza o primeiro sistema de tratamento de esgoto do Brasil feito por eletrólise. Sendo que o tratamento e reuso da água é destinado para lavanderias, limpeza em geral e caixas sanitárias.

O evento será realizado na Rua Universitária, 1900, no centro de eventos da Ulbra Torres. É aberto ao público e interessados como órgãos do meio ambiente, saúde, prefeitos, diretores hospitalares, empresários do ramo industrial, administradores de condomínios e engenheiros.
ASSECOM SEMA
Lúcia Camargo

+ Mais

Governadora institui nova política ambiental no Estado

(28/09/2007) Ao assinar decreto instituindo o Balcão Ambiental integrado em Alegrete, a governadora Yeda Crusius inicia nova fase na gestão ambiental no Estado. Trata-se da licença única nos municípios das Regiões da Campanha e Fronteira Oeste. A idéia, conforme o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, é estender o balcão ambiental integrado às demais regionais da SEMA/Fepam, sendo o de Alegrete o projeto piloto.

Com isso, pela primeira vez no país será implantado sistema de licenciamento ambiental único, juntando-se no mesmo protocolo a solicitação de licença envolvendo os Departamentos de Áreas e Florestas Protegidas (Defap) e de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e a Fepam.

O decreto da governadora Yeda Crusius instituindo a primeira licença ambiental única do país inova ainda mais, com a sua implantação em Alegrete, Interior do Estado, descentralizando as ações governamentais e reforçando a atuação das Regionais SEMA/Fepam, informa a diretora-presidenta da fundação, Ana Pellini.

Com a atuação conjunta da Sema, através do Defap e DRH, e da Fepam, o governo Yeda Crusius passa a ter estrutura para responder agilmente e com qualidade os questionamentos da sociedade, garantindo desenvolvimento equilibrado do ponto de vista ecológico, social e econômico, focando também a integração da gestão nos planos federal, estadual e municipal.

Trata-se de governar com ações horizontais, objetivo da governadora Yeda Crusius, de nivelar qualitativamente os processos de gestão, para que todos os órgãos de governo respondam conjuntamente aos anseios da sociedade, esclarece Ana Pellini.

Com o licenciamento único em Alegrete, o empreendedor não necessitará mais abrir um processo (protocolo) diferente em cada setor dos órgãos ambientais, percorrendo diferentes caminhos até atingir o licenciamento final da Fepam. Na região da Campanha e Fronteira Oeste, será possível realizar o licenciamento único, com a mesma qualidade e cuidados ambientais, porém sem a demora usual para uma resposta ao licenciamento solicitado.

A janela única para o licenciamento ambiental está prevista no Plano Plurianual 2008/2011, consistindo na adoção de um sistema simplificado e de unificação e integração da gestão ambiental. O objetivo é o de facilitar o atendimento da crescente demanda por esses serviços, sem, contudo, gerar perdas para a qualidade do meio ambiente.

Este processo configura-se dentro da meta de atingir até 2008, 100% dos municípios gaúchos habilitados para o licenciamento ambiental de impacto local, comemora a diretora-presidenta da Fepam, Ana Pellini. A descentralização está sendo promovida pelo Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA) da SEMA, visando proporcionar maior interação entre os diferentes agentes envolvidos na questão ambiental.
Alegrete torna-se assim, o primeiro pólo regional a realizar a licença única, devendo esta atividade expandir-se futuramente para as demais oito regiões funcionais, nas quais se subdividem os 26 Coredes.

O Balcão Ambiental com licença única em Alegrete é um passo acima ao Balcão Ambiental recentemente implantado na Fiergs. Em Alegrete, ele unifica as ações dos órgãos ambientais, estando apto a emitir licenças ambientais. Já no Balcão da Fiergs, trata-se de um cartório, um facilitar para o empreendedor, que ingressa com seu pedido de licença na Fepam devidamente orientado e correto, evitando a devolução de processos por falta de documento ou documentação incompleta.
Assimpren Fepam
Jornal. Eliane do Canto

+ Mais

Ações da Sema junto ao Programa de Interiorização

(26/09/2007) Com a presença do Secretário Otaviano Moraes, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) estará em Alegrete, nesta sexta-feira (28), com o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA-RS), Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) e o Departamento de Recursos Hídricos (DRH), com ações que atendam a região de maior índice de irrigação no Estado.

As atuações da Sema fazem parte do programa de interiorização do governo do Estado. O SIGA-RS, coordenado por Niro Afonso Pieper, tem como principal objetivo atender aos municípios da região que ainda não estão capacitados a emitir licenciamento de atividades de impacto local. Na Fronteira Oeste seis municípios fazem parte do SIGA-RS: Alegrete, Cacequi, Quarai, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana.

Já o Defap, segundo Marcos Braga, da Divisão de Licenciamento Florestal, as ações serão desenvolvidas com licenciamento de áreas florestais, nos empreendimentos que haja necessidade de supressão de vegetação nativa e atendimento as propriedades rurais para o uso alternativo do solo, como agricultura e pecuária.

O DRH, de acordo com o diretor e engenheiro-agrônomo, Ivo Mello, “as ações serão voltadas aos procedimentos de outorga, pois é uma região de grandes atividades de irrigação e conta com dois comitês. O Comitê Santa Maria tem 13 anos, foi o primeiro a ser implantado e o primeiro a ter um plano de bacias hidrográficas. Já o outro Comitê é o Ibicuí, com sete anos”. Na sexta-feira a Governadora Yeda Crusius assinará a implantação do Comitê Quarai.

Integram a região da Fronteira Oeste: Alegrete, Barra do Quarai, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quarai, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.
ASSECOM SEMA
Coordenação: Jornalista Lúcia Camargo

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.