Panorama
 
 
 

ARPA ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS EM UCs

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

05/10/2007 - Adriano Ceolin - O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) contará com mais 10 milhões de euros para manutenção de unidades de conservação (UCs) na região amazônica. O anúncio foi feito na quinta-feira (4), durante o II Congresso Latino-Americano de Parques Nacionais e Outras Áreas Protegidas, em Bariloche, na Argentina.

O dinheiro será doado pelo Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW). A doação dos 10 milhões de euros será incorporada ao Fundo de Áreas Protegidas (FAP) do Arpa. Os juros arrecadados com os investimentos desse fundo serão usados para manter as UCs apoiadas pelo programa, o que contribui diretamente para conservação da biodiversidade da Amazônia. "Isso é mais uma confirmação do êxito do programa", disse o coordenador do Arpa pelo Ministério do Meio Ambiente, Ronaldo Weigand.

O FPA é administrado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e, portanto, não sofre influências de contingenciamentos governamentais. Na quinta-feira, o diretor do Funbio, Pedro Leitão, também participou do evento do Arpa no Congresso Latino-Americano - quando foram apresentados detalhes da iniciativa que pretende implementar 37,5 milhões de hectares de novas UCs na Amazônia até 2012. Leitão explicou que os recursos do FAP são aplicados no mercado financeiro.

+ Mais

TAL e SAL Ambiental terão sistema online de monitoramento e avaliação

01/10/2007 - Adriano Ceolin - Um sistema online será implementado para monitorar e avaliar a Reforma Programática para a Sustentabilidade Ambiental (SAL) e o Projeto de Assistência Técnica para a Agenda da Sustentabilidade Ambiental (TAL). O sistema permitirá que a sociedade e o governo acompanhem o avanço das metas políticas do SAL e o desenvolvimento das atividades do TAL. Ele deve entrar em funcionamento a partir da segunda quinzena de outubro.

Em setembro, o Comitê Técnico do TAL reuniu-se para validar os indicadores de impacto que serão usados como referência no sistema. "Esses indicadores permitirão que os membros do TAL e do SAL atuem de forma mais integrada e transparente", afirmou o coordenador do TAL Ambiental, Mauro Pires.

Tanto o sistema quanto seus indicadores de impacto foram desenvolvidos pelo sociólogo e consultor do TAL, Leandro Lamas Valarelli, com o apoio de especialistas dos ministérios envolvidos no TAL e no SAL. Segundo ele, o sistema possui 14 indicadores. "Para cada meta do SAL, independente de seu tema ou natureza, construímos um indicador de alcance baseado numa escala que vai de 'sem avanço' até 'plenamente alcançado'. Desse modo, uniformizamos as informações e criamos a possibilidade de construir informações simples e condensadas", disse.

O sistema, concebido para ser de fácil acesso, será abastecido com informações fornecidas pelas áreas governamentais participantes. "Cada ministério tem um ponto focal responsável por produzir informações sobre a execução de programas de sua área específica", resume o Valarelli. Na avaliação do consultor, as mudanças propostas no âmbito do SAL e as atividades implementadas por meio do TAL são de grande magnitude e têm seu caráter público acentuado, na medida em que envolvem vários setores governamentais. "É fundamental um sistema que permita acompanhar como as coisas estão avançando, de modo a apoiar a análise e a tomada de decisões técnicas, administrativas e políticas", disse.

O software que permite o acesso online foi construído pelo consultor Danilo de Souza, com o acompanhamento e a aprovação da Coordenação Geral de Tecnologia de Informação do MMA. A Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ) também deu importante apoio técnico. O SAL Ambiental é um programa de empréstimos do Banco Mundial, que tem duas finalidades: incentivar a eficácia do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e inserir a sustentabilidade ambiental nas políticas e nos programas do governo.

Para dar assistência técnica ao SAL, foi criado o projeto TAL Ambiental, que também pretende integrar no programa diferentes áreas de governo. Sete ministérios participam dessas iniciativas, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

+ Mais

Aumentam as adesões à A3P

05/10/2007 - Grace Perpetuo - Cresce o número de adesões de órgãos públicos ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) - que contribui para a capacitação técnica e a consciência socioambiental dos servidores públicos - , do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental (DCRS) da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Na próxima quarta-feira (10), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe iniciará o processo para a implementação do programa por meio do Seminário para Divulgação e Implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública.

Ainda este mês, a A3P participará de mais três eventos para promover o programa: no dia 16, em Brasília, do I Seminário de Educação Ambiental (na Embrapa Cerrado); no dia 17, em Uberlândia (MG), da Feira Nacional de Administração Pública (Fenap); no dia 25, em Brasília, com palestra sobre a A3P na Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e, por fim, no dia 26, em Criciúma (SC), do I Congresso Catarinense de Políticas Públicas Ambientais, para debater a Viabilização de Políticas Públicas de Gestão Ambiental para a Administração Pública.

+ Mais

Comitê aprova 20 projetos de povos e comunidades tradicionais

09/10/2007 - Daniela Mendes - O Comitê Gestor do Programa Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente aprovou 20 projetos durante a realização da sua 18ª Reunião Ordinária, no início de outubro. As propostas totalizam R$ 999.472,80 em recursos. Serão beneficiadas entidades representantes de povos e comunidades tradicionais do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima.

O colegiado também aprovou mudanças na dinâmica de recepção, análise e aprovação de projetos. Ela se dará agora em duas reuniões ordinárias por ano, sendo a primeira entre abril e maio e a segunda entre os meses de setembro e outubro. "Só irão para a análise os projetos que chegarem até dois meses antes dessas datas", esclareceu Cláudia Calório, coordenadora da Diretoria de Agroextrativismo, informando ainda que antes esse processo era feito por demanda espontânea.

O comitê é composto por cinco representantes da sociedade civil e cinco do governo sob a coordenação da Diretoria de Agroextrativismo da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA.

+ Mais

Reunião na SRHU discute revitalização do São Francisco

10/10/2007 - Suelene Gusmão - Representantes do Ministério da Integração Nacional, do governo de Minas Gerais e do Comitê da Bacia do São Francisco estiveram reunidos nesta quarta-feira (10) com o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Luciano Zica, na sede da SRHU. O encontro teve como principal objetivo delinear um arranjo institucional para a revitalização do Rio São Francisco. Ao final da reunião, ficou acertada a assinatura de um convênio para a gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais e para a orientação da aplicação dos recursos do PAC na bacia do São Francisco. Ficou definida também a inclusão do Comitê da Bacia do São Francisco nas definições políticas sobre a revitalização.

O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é coordenado pela SRHU, do Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com o Ministério da Integração Nacional, da Cultura e de outros 13 ministérios parceiros. O Programa tem como objetivo conservar e preservar o meio ambiente da bacia e mitigar os impactos ambientais que possam impedir o desenvolvimento sustentável da bacia. A importância do São Francisco pode ser medida por suas grandezas. Com uma extensão de 2.863 mil quilômetros, sua bacia se divide em 32 sub-bacias e 168 afluentes, sendo 99 rios perenes e 69 intermitentes. Representa dois terços da disponibilidade de água doce do Nordeste e percorre biomas como o Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e a Zona Costeira. Mais de 500 municípios estão sob sua influência, sendo que 101 deles existem na calha do rio.

+ Mais

Blog traz informações sobre a revitalização do Velho Chico

10/10/2007 - O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF) lança blog na internet para envolver os principais representantes do Ministério do Meio Ambiente, dos Núcleos de Articulação e das Comissões Locais de Meio Ambiente e Ação Socioambiental na divulgação de ações, eventos e conhecimentos que tenham relação com a revitalização do Velho Chico.

Todas as mensagens podem ser comentadas pelos leitores, de forma a promover reflexões e troca de idéias, tornando o processo de comunicação ainda mais democrático e interativo.

Na página podem ser consultadas informações sobre o PRSF, o que são e como fazer parte dos Coletivos Educadores e ainda saber de datas de seminários, oficinas, encontros e plenárias dos Fóruns de Articulação do Programa de Revitalização e de outros eventos significantes na área de meio ambiente.
Para visitar e contribuir com o blog acesse http://sao-francisco.blogspot.com/.
Fonte: DRB/MMA

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.