Panorama
 
 
 

CETESB, MCT E PNUD ATUALIZARÃO INVENTÁRIO NACIONAL DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2007

01/10/2007 - A CETESB assinou, na última quarta-feira, 26/09, com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), uma Carta Acordo, prevendo atividades com duração de um ano e meio, para a atualização do inventário nacional das emissões de gases de efeito estufa pelo tratamento de resíduos sólidos e líquidos.

Estudo similar foi publicado pela CETESB em 1998 e reimpresso pelo MCT em 2005, compondo a Comunicação Nacional do Brasil, cumprindo o compromisso assumido pelo Governo Federal na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 1992.

Este novo projeto inclui a atualização dos dados de emissão, prevendo que a CETESB coordene a formação de uma rede nacional de inventário, que incluirá representantes desse setor em todo o país, contribuindo com seus dados locais, possibilitando o aperfeiçoando do método aplicado anteriormente pela agência ambiental paulista.

Ao final do projeto, a CETESB publicará em parceria com o MCT e PNUD o Relatório de Referência das emissões de gases de efeito estufa do setor de resíduos do Brasil, de 1995 a 2005 (a primeira publicação incluiu os anos de 11000 a 1994).

A disponibilidade de dados, deve permitir a atualização do inventário apenas até o ano de 2005. A coordenação técnica do projeto será da Divisão de Questões Globais, do Departamento de Desenvolvimento Institucional Estratégico da Presidência.

+ Mais

Encontro sobre licença ambiental para micro e pequenas empresas é realizado em Americana

03/10/2007 - Dando continuidade à programação constante no Protocolo de Intenções firmado entre a CETESB e a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, para estimular a conscientização e a educação ambiental da classe empresarial, foi realizado no último dia 26/09, no município de Americana, um encontro tendo como tema os beneficios do licenciamento ambiental.

O evento foi promovido em parceria com o DEPAR - Departamento de Ação Regional da FIESP, e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, e contou com cerca de 45 pessoas entre empresários, consultores e funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Americana.

Pela CETESB, participaram da organização do evento as coordenadoras do projeto, sociólogas Eliana de Melo Braga e Silvia Regina Burzaca. E, pela FIESP, a coordenadora Maria Cristina Murgel.

A abertura da reunião foi feita por Nilza Tavoloni, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana e diretora do DEPAR e da CIESP local. As palestras sobre os benefícios do licenciamento ambiental e o licenciamento simplificado (Silis) foram realizadas pelo técnico Cláudio de Oliveira Mendonça, da Agência Ambiental do Ipiranga, e o geólogo Roberto Padula de Moraes, representando o engenheiro Antônio Salomão Júnior, gerente da Agência Ambiental de Americana.

Os próximos encontros previstos no âmbito do Protocolo de Intenções são ainda para a primeira quinzena de outubro, nos municípios de Piracicaba, Marília e Sertãozinho.
Texto: Cris Olivette

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.