Panorama
 
 
 

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL É DEBATIDA POR ESPECIALISTAS EM EVENTO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2007

03/10/2007 - A Coordenadoria de Planejamento Ambiental – CPLA, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), promoveu nesta terça-feira (02/10) o ciclo de debates sobre a construção civil sustentável, com o tema “Projeto e Desempenho: Conforto Ambiental em Edificações”. O evento, que reuniu especialistas de diversas áreas, foi realizado no Anfiteatro Augusto Ruschi, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, em São Paulo.

Para o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, que abriu o encontro, a estratégia de efetivar as ações por meio da assinatura de protocolos de conduta ambiental, como vem sendo adotado em várias frentes na SMA, vem surtindo mais efeito do que mudar a lei. “Vamos acertar com o setor, propondo uma agenda ambiental e trabalhar para defini-la e acelerá-la”, afirmou.

Durante a abertura também, Tércio Carvalho, coordenador da CPLA, lembrou que “o objetivo do ciclo de debates sobre a construção civil sustentável é motivar o setor privado a mudar suas atitudes e se adequar às questões ambientais”. O evento foi dividido em quatro painéis, denominados “Análise de sustentabilidade na construção civil”, “Eficiência energética em edificações e Uso racional de água em edificações” e “Desenvolvimento racional de fachadas”.

O painel I contou com as apresentações “Avaliação da sustentabilidade de edificações: o que realmente importa?”, por Vanessa Gomes da Silva, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas – FEC/UNICAMP, “Avaliação do desempenho ambiental de edifício – Método IPT”, de Fulvio Vittorino, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT e “Casos práticos de sustentabilidade na construção civil”, de Saulo Rosendo, do Centro de Tecnologia de Edificações – CTE.

Já o painel II contou com as apresentações “Políticas públicas para eficiência energética no setor residencial”, de Conrado Augustus de Melo, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas – FEM/UNICAMP, e “Eficiência energética em edificações”, de Enedir Ghisi, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Para Saulo Rosendo, “a construção civil tem que atender os parâmetros sociais e ambientais, encontrando o lucro econômico. Isso é alcançar a sustentabilidade”. Já, segundo Conrado de Melo, é preciso rever a atual política de expansão do setor elétrico e adotar uma política pública de eficiência energética. E conforme Enedir Ghisi, as edificações consomem 44% da energia produzida no país, sendo 22% dos empreendimentos residenciais, 14% comerciais e 8% de estabelecimentos públicos.

À tarde, aconteceram os painéis III e IV. O painel III teve início com as palestras “A gestão da água em edifícios mais sustentáveis”, de Lúcia Helena de Oliveira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli/USP, “Aproveitamento de água de chuva em edificações”, de Plínio Tomaz, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo – CREA/SP e “A conservação da água no contexto dos sistemas de avaliação da sustentabilidade de edifícios”, de Marina Sangoi de Oliveira Ilha, da FEC/UNICAMP.

O painel IV contou com as apresentações “Simulação do desempenho térmico e nergético de edificações”, de Fernando Simon Westphal, do CTE, “Fachadas para um alto desempenho ambiental: contexto de projeto, conceito e aplicações”, de Mônica Pereira Marcondes, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP e “Desenvolvimento racional de fachadas”, de Racine Tadeu Araújo, da Poli/USP.

Em meio aos debates, Fernando Simon enfatizou que a simulação do desempenho técnico é uma tarefa multidisciplinar que busca, entre outros fatores, o melhor projeto arquitetônico. Para Mônica Marcondes, a solução ideal para fachadas não existe e a solução mais adequada vai depender das carcaterísticas do empreendimento, como localidade e uso.

O ciclo de debates sobre construção civil sustentável terá continuidade nos próximos dias 15/10 e 05/11, onde serão abordados, respectivamente, os temas “insumos e resíduos” e “desenvolvimento urbano e certificação”. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 3133-3378 ou 3133-3379. Para mais informações, enviar um e-mail para: planejamento@ambiente.sp.gov.br
Texto: Valéria Duarte

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.