Panorama
 
 
 

GOVERNADOR INAUGURA ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO NO ZÔO E ASSINA DECRETO DA FAUNA SILVESTRE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2007

04/10/2007 - O governador José Serra participou nesta quinta-feira, 4 de Outubro, no Parque Zoológico de São Paulo, ao lado do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, de duas importantes ações de preservação da fauna e meio ambiente. Em comemoraçao ao “Dia Mundial dos Animais”, o governador assinou o Decreto que institui o Cadastro Estadual das Atividades que utilizam fauna silvestre nativa ou exótica, seus produtos e subprodutos – CADFAUNA.

Serra também inaugurou um sistema integrado de tratamento de água e efluentes do Zoológico.

“É com muita alegria que assino esse decreto, que vai dar maior apoio à fauna e à flora”, disse o governador, que também elogiou a iniciativa da Fundação do Parque Zoológico de instalar as estações de tratamento de esgotos (ETE) e de água (ETA), que num primeiro momento permitirá o reúso de até 600 mil litros de água por dia.

O esgoto tratado será recalcado para o lago São Francisco, no interior do Zoológico, que hoje se encontra totalmente ocupado por algas resultantes do excesso de nutrientes dos esgotos não tratados anteriormente, situação que será revertida com as operações da ETE. Por outro lado, a ETA já está processando para uso imediato 150 mil litros diários, de água para reúso. A água volta para o lago, de onde é refiltrada, permitindo uma significativa redução na conta de água consumida pelo Zoológico.

Conforme lembrou o secretário Graziano, a construção do complexo, formado pela ETE, ETA, uma unidade de compostagem e a caixa d,água, teve investimento de R$ 1,8 milhão, recurso proveniente do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O projeto permitiu que a Fundação Parque Zoológico se tornasse a primeira instituição do gênero a obter o certificado da ISO 14.001 na América Latina e a 10ª no mundo. Para conquistar esta certificação, a instituição teve que cumprir diversas medidas de gestão ambiental, iniciada em 2001, com o objetivo de atingir um sistema operacional ambientalmente sustentável.

Além disso, a ETE, projetada para atender funcionários e visitantes do Zôo, poderá absorver futuramente os esgotos de instituições que compõem o Parque das Nascentes do Ipiranga, mais conhecido como Parque do Estado, como o Instituto de Botânica e a Secretaria Estadual da Agricultura e seu centro de exposições.

CADFAUNA

Obrigatório e sem ônus, o CADFAUNA, criado no âmbito do Projeto Fauna Silvestre, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo de São Paulo, é o primeiro dessa natureza a ser realizado no país e faz parte de um projeto piloto em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, através do Ibama, para criação de um banco de dados nacional.

Normatizar a proteção da fauna silvestre, combater o comércio ilegal de animais e instalar locais de recebimento de animais silvestres capturados são alguns dos objetivos da Cadfauna, que deve começar a funcionar em 120 dias a partir da data de publicação do decreto.

Segundo o presidente da Fundação Parque Zoológico, Paulo Bressan, esse banco de dados será usado pelo grupo responsável pela criação das políticas públicas referentes à fauna silvestre nativa e exótica do Estado. “O grupo será formado por diversos órgãos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, como a Polícia Ambiental, o Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, e a Fundação Florestal, cabendo à Fundação Parque Zoológico de São Paulo a implantação e o gerenciamento do CADFAUNA”, observou.
Texto: Wanda Carrilho
Foto: Zé Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.