Panorama
 
 
 

LIVRO SOBRE FOGO É LANÇADO EM GOIÁS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

Goiás (11/10/07) – Fogo e queimadas estarão no centro dos debates hoje (11), no Parque Nacional das Emas, em Goiás. A partir das 13h30 acontece o lançamento do livro “O fogo no Parque Nacional das Emas”, de autoria de Helena França, Mário Barroso Neto e Alberto Setzer.

O superintendente do Ibama em Goiás, Ary Soares dos Santos, além de participar do lançamento do livro “O fogo no Parque Nacional das Emas”, fará palestra sobre o tema “Unidades de Conservação: Incêndios, queimadas e políticas de relacionamento”.

Na programação estão previstas palestras sobre outros temas como a ecologia do fogo no Cerrado, com Leopoldo Magno Coutinho (IB/USP); os cerrados do Parque Nacional das Emas, com Antônio Malheiros da Cruz (Ibama) e mapeamento de queimadas do parque no período de 1973 a 2007, com Helena França (Inpe e Unitau), entre outros.
Mirza Nóbrega

+ Mais

Incêndio extinto na Reserva Biológica do Jaru em Rondônia

Brasília (02/10/07) – O incêndio que estava ocorrendo na Reserva Biológica do Jaru, em Rondônia, foi extinto ontem, segundo informações do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Sete brigadistas foram deslocados para outras áreas e fazem à verificação de ocorrência de outros incêndios. Apesar de não terem sido registrados ocorrências de focos de calor hoje, a Reserva continua em estado de alerta, pois as atividades de combate ainda não foram encerradas.

Também em Rondônia, um incêndio foi apagado na Reserva Biológica do Guaporé, com extensão de 8 km em frente a um buritizal, pela brigada que atuou até as 5 horas da manhã. Hoje está sendo feita uma avaliação para direcionar as atividades contra outra frente de 3 km de extensão. No Parque Nacional de Pacaás Novos a brigada está de plantão no entorno do parque para evitar que uma queimada em uma fazenda invada a Unidade.

Já no Piauí, o fogo que ocorria na Estação Ecológica Uruçuí-Una foi debelado no domingo e o trabalho de rescaldo foi realizado com sucesso. Foi informado que o fogo ocorreu em uma região de brejo com muito capim, próximo ao Rio Uruçuí-Preto, queimando no total uma área de 60 hectares. No Parque Nacional da Serra das Confusões, após verificação de um foco ontem, não foi registrado ocorrência nenhuma de fogo no interior do Parque Nacional.
Rodrigo Santori

+ Mais

Brigadistas continuam no combate ao incêndio na Reserva Biológica do Guaporé/RO

Brasília (01/10/07) - Segundo informações do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), foram enviadas 35 pessoas na manhã de hoje para a Reserva Biológica do Guaporé/RO, que irão atuar no combate ao incêndio que ocorre na Reserva. O deslocamento da equipe está sendo realizado por um helicóptero. De acordo com informações fornecidas pela equipe de campo, foi realizado um sobrevôo e a frente de fogo possui extensão de 3 km.

Além disso, na última sexta-feira, (28/09), um técnico e uma analista ambiental do Prevfogo Sede foram enviados para auxiliar nas atividades de combate ao incêndio que ocorre na reserva.

Em Minas Gerais, no Parque Nacional de Grande Sertão Veredas, o incêndio foi extinto. Após o rescaldo realizado na sexta-feira, (28/09), o incêndio registrado na mesma área durante o fim de semana já foi combatido. Na Estação Ecológica Uruçuí-Una, no Piauí, 14 brigadistas atuam no combate ao fogo que ocorre no entorno da Unidade, próximo ao rio Uruçuí-Preto.
Mariana Lahud
Ibama/Sede

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.