Panorama
 
 
 

MMA PARTICIPA DE DEBATES INTERNACIONAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

MMA participa de debate sobre redução de emissões do desmatamento, em Washington

11/10/2007 - Marluza Mattos - O Ministério do Meio Ambiente será representado num simpósio que o WWF - EUA promove nos dias 18 e 19, em Washington, sobre redução de emissões do desmatamento. O analista ambiental da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Adriano Santhiago de Oliveira, participará do evento que será aberto ao público em geral.

Ele apresentará, numa mesa-redonda sobre Perspectivas Políticas da Redução de Emissões do Desmatamento, a proposta brasileira que consiste na criação de um mecanismo de incentivos positivos para beneficiar países em desenvolvimento que reduzirem voluntariamente suas emissões provenientes do desmatamento. O Brasil defenderá a proposta na próxima Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas, a COP-13, que acontece em Bali, em dezembro. "Devido à simplicidade e à transparência, a proposta do Brasil exige uma ciência menos complexa do que transações de crédito de carbono. Defendemos um arranjo diferente do mercado de crédito de carbono", explicou.

Ao lado do Brasil, participam da mesa-redonda um representante da África, outro do Ministério das Florestas da Indonésia e um congressista dos Estados Unidos. Segundo Adriano, a expectativa é de que os debates realizados durante o simpósio, um evento não-oficial, possam servir de inspiração para as discussões da COP-13.

+ Mais

Secretária do MMA participa de eventos na Europa e na Indonésia

10/10/2007 - Marluza Mattos - A secretária do Ministério do Meio Ambiente, Thelma Krug, fará parte da delegação que representará o Brasil no exterior, numa seqüência de eventos sobre mudança do clima, a partir da próxima quinta-feira, dia 18. A maratona de reuniões inicia em Londres, na Inglaterra, e termina em Jacarta, na Indonésia, no dia 25.

Como secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Thelma participará da 2ª reunião do Grupo de Trabalho sobre Mudança do Clima, que será realizada durante o 2º Encontro do Diálogo de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável entre Brasil e Reino Unido. O GT discutirá assuntos relativos ao tema nos dias 18 e 19, em Londres.

Três dias depois, Thelma estará presente na Reunião de Consultas Bilaterais sobre Mudança do Clima, em Lisboa. O evento, que transcorrerá durante todo o dia 22, contará com representantes de Portugal, da Comissão Européia, da Eslovênia, além do Brasil.

Nos dias 24 e 25, a secretária representará o MMA numa reunião de consultas ministeriais informais, em Jacarta, considerada preparatória para a 13ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança Climática, a COP-13, que acontecerá em dezembro, em Bali. O objetivo da reunião é criar mais uma oportunidade para facilitar as negociações que se darão na COP entre os diferentes interesses que cercam a mudança do clima.

+ Mais

Países retomam debates técnicos sobre emissões de aviação e transporte marítimo

08/10/2007 - Marluza Mattos - O Ministério do Meio Ambiente participou, semana passada, de um workshop em Oslo, na Noruega, sobre emissões da aviação e do transporte marítimo. O evento foi organizado conjuntamente pelo governo norueguês e pela Agência Ambiental Européia com o objetivo de debater questões técnicas que podem ser relevantes para as negociações sobre o tema, paralisadas há pelo menos dois anos na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

A dificuldade em definir a responsabilidade sobre as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera provenientes desses dois setores, no âmbito internacional, se tornou um impasse. Isso significa, por exemplo, que, quando um avião parte de um país para o outro, não se sabe se as emissões provocadas pelo vôo devem ser atribuídas ao país de onde ele partiu, ao país onde chegou ou ao país que forneceu o combustível.

No workshop, representantes de 30 nações optaram por discutir aspectos técnicos que podem facilitar o debate, mais tarde, sobre a questão em si. O evento foi importante para discutir a metodologia de alguns procedimentos importantes, segundo o analista ambiental da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Adriano Santiago de Oliveira. "Acho que a base técnica existe. Os resultados do encontro podem auxiliar no que se refere aos avanços necessários ao tema e trazer o assunto novamente para a pauta oficial da convenção de uma maneira efetiva. Mas isso depende ainda de outros países, que não estiveram representados na reunião", disse.

Entre outros assuntos, foram discutidos métodos para separar emissões geradas pela aviação e o transporte marítimo domésticos de emissões geradas por vôos e viagens marítimas internacionais. Também estiveram em debate meios de os países captarem com mais eficiência seus dados para a inclusão das emissões de aviões e navios nos seus Inventários Nacionais - relatório que cada país deve encaminhar à convenção periodicamente, quantificando suas emissões nos diferentes setores. Atualmente, as emissões da aviação e do transporte marítimo internacional são apresentados como um item em separado e não são incluídas no cômputo das emissões domésticas.

O workshop foi realizado dois meses antes da próxima Conferência das Partes da convenção, a COP-13, prevista para dezembro, em Bali, na Indonésia. No entanto, ainda não se sabe como será conduzido esse tema na pauta de negociações da conferência. A resistência para o avanço do processo é liderada, principalmente, pelos países que são grandes produtores de petróleo.

+ Mais

Brasil participa de Feira Internacional sobre biocomércio

05/10/2007 - Daniela Mendes - Terá início no próximo dia 16 de outubro, em São Paulo, a terceira versão da principal feira e conferência latino-americana de biocomércio - a Exposustentat. O Ministério do Meio Ambiente participa desta iniciativa com o apoio à Sala Amazônia que após o sucesso de 2006 no encontro volta com uma nova versão: a Sala Andes e Amazônia.

A Sala Andes e Amazônia reúnirá 29 exibidores oriundos dos oito países amazônicos e andinos - Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela. Os expositores selecionados representam a diversidade produtiva sustentável ligada às culturas, tradições, saberes, aromas e sabores da sociobiodiversidade andina e amazônica.

A Expopsustentat é uma feira especializada em negócios sustentáveis que se organiza em paralelo com a feira especializada em produtos Orgânicos BIOFACH-América Latina. O objetivo da Exposustentat é estabelecer uma plataforma para a exibição, a promoção e o intercâmbio de informações e de produtos derivados da biodiversidade e aproveitados de maneira sustentável.

A proposta da Exposustentat é criar um mercado para os produtos e serviços sustentáveis oriundos de países em desenvolvimento. O evento procura promover o conceito de Biocomércio (comércio sustentável e justo), além de posicionar as regiões Andes e Amazônia como pioneiras no tema. A feira também pretende promover iniciativas de produção e comercialização de produtos e serviços sustentáveis derivados da biodiversidade e mostrar modelos de negócios sustentáveis das regiões Andes e Amazônia em Biocomércio.

A exposição acontecerá de 16 a 18 de outubro no Transamérica ExpoCenter. Em paralelo à Sala Andes e Amazônia, no dia 17 de outubro se organizará um fórum de discussões, cujo tema principal será o Biocomércio com a finalidade de sensibilizar os visitantes com o conceito e o alcance do Biocomércio em nível mundial. O fórum contará com a participação de peritos especializados nesse tema e representantes de experiências com êxito em nível nacional e internacional na implementação da distribuição dos benefícios no Biocomércio.

Na edição 2007, foi proposta a criação do fórum e da Sala Andes e Amazônia, dedicando um espaço à promoção dos produtos e serviços derivados da Biodiversidade destas regiões, ressaltando a complementaridade e potencialidade de ambas para o desenvolvimento do Biocomércio como novo modelo de desenvolvimento sustentável. Essa exposição é apoiada pela CAN, OTCA, UNCTAD, GTZ, pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil e os programas nacionais de Biocomércio da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

+ Mais

Arpa apresenta ferramenta Tracking Tool em II Congresso Latino-Americano

04/10/2007 - Adriano Ceolin - O sistema Tracking Tool - ferramenta on-line de avaliação da efetividade da gestão nas Unidades de Conservação (UCs) do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) - foi tema de exposição nesta quinta-feira (4) no II Congresso Latino-Americano de Parques Nacionais e Outras Áreas Protegidas. O evento ocorre em Bariloche, na Argentina, até o próximo sábado (6).

O coordenador do Arpa pelo Ministério do Meio Ambiente, Ronaldo Weigand, explicou ao público que o Tracking Tool tem sido implementado em áreas de conservação por sugestão dos doadores do programa. "O Tracking Tool é utilizado em mais de 100 países", disse Weigand.

Weigand contou que o primeiro objetivo do Tracking Tool foi o de servir como instrumento de prestação de contas. No entanto, logo percebeu-se que o sistema poderia ajudar no planejamento das ações do programa. "O sistema nos expressa não só onde estamos, mas aonde queremos chegar", disse.

O coordenador explicou que a ferramenta é formada por um questionário relacionado aos subprogramas anuais do Arpa. "Por meio das respostas ao questionário identificamos os avanços ou não", disse. "Os resultados são disponibilizados em percentuais de efetividade", afirmou.

Weigand lembrou que o Tracking Toll foi adaptado pelo Arpa, sobretudo simplificado. "Cada pergunta do sistema original continha 100 palavras. Conseguimos baixar isso pela metade", disse. Segundo ele, outra adaptação foi o uso de percentuais - de 0% a 100 % - em vez de notas de zero a três.

O Arpa tem como principias doadores o Banco Mundial, o KfW e a ong WWF-Brasil, que também atua na cooperação técnica ao lado da Agência Alemã de Cooperação (GTZ). Criado em 2002, o programa pretende criar, implementar e consolidar 37,5 milhões de hectares de novas unidades de conservação, além de consolidar 12,5 milhões de hectares de unidades existentes até o ano de 2012.

+ Mais

EUA conhecem experiência brasileira na gestão da água

03/10/2007 - Suelene Gusmão - Uma missão americana, composta de 10 técnicos, esteve nesta quarta-feira (3) em Brasília para conhecer a experiência brasileira na gestão integrada de recursos hídricos e no aproveitamento eficiente das águas. Os técnicos, que fazem parte do Corpo de Engenheiros dos Estados Unidos, passaram o dia na Agência Nacional de Águas (ANA), onde se encontraram com o secretário de Recursos Hídricos do MMA, Luciano Zica, e com o diretor de Recursos Hídricos, João Bosco Senra.

O interesse dos americanos pela experiência do Brasil nessa área surgiu durante o Fórum Mundial das Águas, ocorrido no México em março de 2007. Ao apresentar seu Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), o País passou a ser considerado referência mundial na área. Em função disso, vem recebendo técnicos de vários outros países para troca de experiências.

O Brasil é um dos 15 primeiros países do mundo a ter um plano para gerir seus recursos hídricos. O PNRH nasceu, entre outras razões, da necessidade do estabelecimento de um pacto nacional para a definição de diretrizes e políticas públicas voltadas para a melhoria da oferta de água, em quantidade e qualidade.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.