Panorama
 
 
 

MONUMENTO NATURAL DEVERÁ PROTEGER ÁRVORES AMEAÇADAS POR EXPANSÃO CANAVIEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

São Luis (04/10/07) - A Superintendência do Ibama no Maranhão recebeu da Associação Bacelarense de Proteção ao Meio Ambiente uma denúncia de que o grupo alcooleiro João Santos está promovendo uma devastação ilegal de mata nativa que ameaça destruir também sítios arqueológicos importantes no município de Duque Bacelar (MA) para ampliar uma plantação de cana-de-açúcar e fazer uma barragem visando à irrigação do canavial. Um parecer técnico assinado pelo professor-doutor Manuel Alfredo Araújo Medeiros, do Laboratório de Paleontologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão, atesta que foi verificado na região um afloramento de fósseis vegetais revelando um interessante conjunto de grandes fragmentos de troncos silicificados, que precisa ser conservado para a pesquisa científica nos campos da Geologia e Paleontologia. De posse dessas informações, o Ibama está programando uma visita àquele município da região nordeste do estado para apurar as denúncias de desmatamento e avaliar a possibilidade de criação de uma unidade de conservação do tipo Monumento Natural.

A organização não-governamental Abama, que existe há 12 anos, catalogou a existência de sete sítios arqueológicos ainda bem preservados, cercados pela mata nativa numa região de vegetação de transição de cerrado com palmeirais de babaçu, e solicitou ao Ibama estudos para a criação do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Maranhão. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente já tem um projeto em tramitação para a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no local. A UFMA e o Centro de História Natural e Arqueologia do Maranhão demonstraram-se favoráveis à preservação desse acervo de fósseis, mas o prefeito do município de Duque Bacelar, Francisco Burlamaque, estaria recebendo pressões políticas e do próprio grupo empresarial interessado na expansão da área plantada de cana-de-açúcar.

“Eles (Grupo João Santos) já destruíram boa parte das matas ciliares ao longo do Riacho Araim, que é nosso principal afluente do Rio Parnaíba e forma um conjunto de 18 lagoas, sendo que naquelas margens tínhamos vários sítios ainda não estudados e hoje só restaram os pedaços deles pegando fogo por causa das queimadas nos canaviais. O quadro de assoreamento do riacho é muito grave e pode piorar se não houver reflorestamento da mata ciliar. Mas os plantadores de cana querem passar com os tratores por cima de tudo, ameaçando até um assentamento rural reconhecido pelo Incra (Peixe Magro) e o cemitério da comunidade, há duas semanas o próprio João Santos veio à cidade para pressionar. Daí esta associação integrada por professores, estudantes, líderes comunitários, agricultores, profissionais liberais e ambientalistas em geral se mobilizou para buscar o apoio das autoridades públicas inclusive o Ibama no sentido de proteger essa área”, disse Francisco Carlos Moraes Machado, representante da Abama.

A análise do Laboratório de Paleontologia da UFMA revela que o conjunto de árvores fossilizadas de Duque Bacelar a oeste do Rio Parnaíba inclui pteridófitas e provavelmente coníferas, com a suspeita de tratar-se de uma ocorrência de níveis erodidos da Formação Pedra de Fogo (Idada Permiana), mas somente uma análise taxonômica mais detalhada do material fóssil poderá essa possibilidade.

“De qualquer modo, a qualidade da preservação do material é excepcional, revelando mesmo a olho nu detalhes da morfologia interna dos caules. A preservação de um conjunto de lenhos autóctones e fincados na vertical, em posição de vida, envolvidos por uma matriz rochosa conglomerática, com seixos alcançando vários centímetros de diâmetro, torna a ocorrência rara na região e deixa claro que um estudo detalhado da assembléia fóssil pode revelar muitos aspectos importantes tanto ao conjunto sedimentar quanto ao seu conteúdo fossilífero, que é amplo e promissor para a pesquisa científica”, descreveu o parecer do Dr. Araújo Medeiros.

No final de agosto, uma fiscalização da SEMA já havia embargado um desmatamento ilegal feito pelo Grupo João Santos na altura do Km 12 da rodovia MA-0034 para cultivo de cana entre os municípios de Duque Bacelar e Coelho Neto. Quando chegou ao local, a equipe de técnicos da secretaria acompanhada por reforço policial chegou a flagrar algumas máquinas e tratores derrubando palmeiras de babaçu, que são protegidas por lei. Foi solicitado aos gerentes do grupo alcooleiro que apresentassem a autorização de desmatamento da área, mas eles entregaram um documento no qual não constavam as condicionantes técnicas, no exame posterior da licença completa verificou-se a desobediência às condicionantes do item 1 da autorização Nº 0039/07, que proibia expressamente a derrubada de palmeiras de babaçu em todo o estado, por isso o empreendimento foi embargado e multado por ter devastado uma área de aproximadamente cinco hectares de mata nativa.

Por se tratar de uma área repleta de rios, mananciais, lagos e brejos, formando um ecossistema rico próximo a um rio federal (Parnaíba), a derrubada de mata nativa e de árvores fossilizadas em Duque Bacelar causou comoção na sociedade local. Em agosto, professores, estudantes e ambientalistas se dirigiram ao local do desmatamento e realizaram uma grande manifestação pelo fim do desmatamento para expansão canavieira. Desde 2004 a Abama pleiteia a criação de uma unidade de conservação no município.
Ibama/MA

+ Mais

Ibama recebe a imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Belém (03/10/07) - A Superintendência do Ibama no Pará recebeu na manhã de hoje em seu pátio central, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que foi trazida pelo diácono João Bosco, pertencente à Arquidiocese da Região Metropolitana de Belém.

O encontro do Instituto com a imagem peregrina teve o objetivo de preparar através de um belíssimo momento de oração, os seus colaboradores para a grande festa da Rainha da Amazônia, que será realizada no próximo dia 14 deste mês.

Vale ressaltar que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará é uma das maiores manifestações de fé do mundo católico. Esse fenômeno se repete há mais de 200 anos e é a demonstração do fervor religioso de um povo. Mais que isso, é uma demonstração da cultura de um povo, que não é somente uma procissão. A festa dura quinze dias.
Shirley Moura

+ Mais

IICA Comemora 65 anos e traz exposição ao Ibama na terceira semana de outubro

Brasília (04/10/07) - Em comemoração aos 65 anos do Instituto Interamericano de cooperação para Agricultura, a representação do instituto no Brasil preparou uma exposição itinerante sobre a história e a atuação do IICA no país. A inauguração ocorreu na última segunda-feira (1º) no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A exposição estará no Ibama na terceira semana deste mês. Ela retrata três projetos, dentre eles o da Ambtec (Tecnologias Ambientalmente Saudáveis).

A exposição IICA 65 anos demonstrará a partir de exemplos o alcance da cooperação técnica realizada no país. Reúne oito banners com textos e imagens que contam a história da instituição e a atuação de seus projetos e beneficiários nos estados brasileiros. O IICA exibirá, em seu portal na internet, uma edição especial do programa em áudio Vozes do Desenvolvimento, com entrevistas e comentários de coordenadores de cinco projetos nos estados do Goiás, Piauí, Bahia e Brasília, além das experiencias do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O diretor geral do instituto, Chelson Brathwaite disse que existe muito o que comemorar, “a força do instituto e consolidação como organismo interamericano comprometido com a prosperidade das comunidades rurais nos 34 Estados-Membros, se deu devido a 65 anos de trabalho, crescimento e modernização do IICA, com iniciativas que se tornaram exemplo de desenvolvimento sustentável“.
Felipe Vieira Bello

+ Mais

Renovação no conselho consultivo da Flona de Passo Fundo

Porto Alegre (05/09/07) - Foi realizada a primeira reunião deste ano, do conselho consultivo da Flona de Passo Fundo (no Planalto Médio do Estado). Segundo o chefe da Flona (Floresta Nacional), Remi Weirich, a primeira reunião foi realizada somente no mês de outubro pois aguardavam informações mais consistentes sobre as mudanças ocorridas no Ibama com a criação do Instituto Chico Mendes.

Como houve renovação do conselho com ingresso de novos representantes, a reunião iniciou com uma palestra sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Segundo Remi, a representatividade da comunidade local e do setor agropecuário melhorou a partir da renovação do conselho. Cada integrante do conselho recebeu do Núcleo de Educação Ambiental um exemplar do SNUC e um livro de Educação ambiental e gestão participativa em Unidades de Conservação.

Diara Sartori do NEA/RS apresentou o projeto PDA Mata Atlântica, com o objetivo de identificar interessados em participar da oficina regional e de serem os multiplicadores do projeto no RS. O projeto tem como objetivo capacitar os conselheiros das unidades de conservação das esferas federais, estaduais e municipais localizadas no território chamado nordeste do Estado. "Estamos na fase de selecionar as unidades e seus conselheiros. A Floresta Nacional estará muito bem representada com a participação de dois conselheiros", avalia Diara.

Da parte da Embrapa Florestas foi apresentado o projeto Conservabio que será desenvolvido em parceria com a Flona e Universidades. O projeto tem como objetivo promover o cultivo, produção e aproveitamento econômico de espécies nativas da região. A Flona poderá fornecer sementes das plantas para iniciar a multiplicação das espécies de interesse, mas os projetos serão implantados nas comunidades rurais interessadas.

Outros dois projetos que estão em desenvolvimento pela Flona, o Horto de Plantas Bioativas a ser instalado em parceria com a Emater e o Grupo de Terceira Idade com apoio da Prefeitura Municipal e outras entidades locais, com o objetivo de manter em área da sede da Flona uma amostra de cada uma das espécies bioativas da região (medicinais, tóxicas, aromáticas e condimentares) e o projeto A União Faz a Vida, programa do SICREDI que está sendo desenvolvido no município.

Os alunos de escolas da região visitaram à Flona e estão participando da produção de mudas de araucária. O projeto também inclui palestras nas escolas, entre outras atividades. Diara relata que retornou da Flona muito empolgada, "todas estas possibilidades e projetos a serem desenvolvidos na unidade. A Floresta, além de estar cumprindo seu papel na sustentabilidade ecológica da região, poderá se transformar numa fonte de alternativas sócio-econômicas para a comunidade local", afirma.

Ela destaca também que o conselho está muito bem representado. Compõem o conselho representantes dos mais diversos segmentos da região que com certeza muito contribuíram para uma gestão participativa consciente do patrimônio ambiental que a Flona representa na região, ressalta Diara.
Maria Helena Firmbach Annes
Ibama/RS

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.